Ecos do Restelo: Entrevista com Cabral Ferreira.



Depois da "Novela Dady" ter terminado e a poucos dias da estreia azul na liga, o Belém até Morrer ouviu o presidente do Belenenses, engenheiro Cabral Ferreira.

Recuando um pouco no tempo, e na sequência da venda de Nivaldo e de Dady e do interesse de diversos clubes em relação a outros jogadores belenenses, Cabral Ferreira afirmou que "muitos jogadores haviam sido crucificados em Assembleias Gerais, jogadores acusados de não servirem para os distritais, e que agora se "transformaram" em jogadores cobiçados por grandes equipas do mundo. É algo que me deixa satisfeito."

Ontem, numa rádio, surgiu a notícia da renovação de Rolando até 2011...

"Os assuntos entre mim e os meus jogadores são entre mim e os meus jogadores até ao momento em que os tornamos públicos. O João Paulo Oliveira teve o contrato assinado durante cerca de um mês no cofre..."

Jorge Jesus já afirmou que o Belenenses se encontra no mercado para contratar dois ou três jogadores...

- "Nós estamos sempre em cima do mercado e à espera de bons negócios para o Belenenses. Recordo que no ano passado, no último dia de inscrições, foram inscritos o Fernando e o Cândido Costa. Foram maus negócios?".

A verba que o Belenenses encaixou com a venda de Nivaldo e de Dady pode permitir ao clube comprar jogadores com mais argumentos?

- "A decisão da administração das verbas cabe exclusivamente à administração da SAD, que decidirá o que será melhor fazer em relação a essas verbas. Não é na praça pública que isso se fará e muito menos aceitarei opiniões de presidentes de sindicatos em relação ao que são bons ou maus negócios para o Belenenses..."

Mas as receitas extraordinárias vieram alterar de alguma forma a perspectiva que o Belenenses tinha para a época em termos de orçamento? Qual é a importância desta verba, qual será o seu enquadramento no contexto actual do clube?

- "Eu sempre defendi que a SAD deveria ser uma entidade que valorizasse os seus activos e que os negociasse na melhor ocasião. No ano passado foram negociados o Meyong, o melhor marcador da liga portuguesa e ainda o Pelé. Este ano foram negociados o Nivaldo - neste caso também um central - e o segundo melhor marcador da liga. Portanto, parece que há uma linha coerente de actuação da SAD desde que eu sou presidente do conselho de administração da SAD."

Mas o Belenenses está dependente dessas verbas para ter uma gestão equilibrada?

- "Segundo algumas pessoas, o clube já teria fechado em Maio, ainda antes dessas vendas... Alias, já nem teriam sido pagos os ordenados de Março... foi esse o termo utilizado."

Mas o Belenenses vê-se mesmo obrigado a vender, ou sem essas receitas o clube manter-se-ia equilibrado?

- "É difícil com o nível de receitas que existem no futebol português gerir uma SAD sem a venda dos seus activos. E que o digam outros clubes por exemplo de Lisboa ou do Porto. A dimensão das necessidades do Belenenses não é com certeza semelhante às necessidades desses clubes mas se calhar é mais premente a necessidade nesses clubes do que no Belenenses. Mas não quero interferir nem tenho elementos para estar a falar do que se passa noutros clubes...".

Em relação ao Dady, a pergunta que interessa a todos os Belenenses? O dinheiro da transferência já entrou no cofre do clube?

- "Se não entrou está a caminho. Esta história do Dady... há uma coisa que as pessoas tem de entender de uma vez por todas: Cada macaco no seu galho. O senhor presidente do sindicato dos jogadores profissionais é presidente do sindicato. O senhor representante do jogador é representante do jogador. O presidente do Belenenses é o representante do Belenenses. Quem manda nestas situações é o presidente do Belenenses. Portanto, enquanto o Belenenses não chegar a acordo com qualquer clube, quer para efectuar alguma transacção quer de compra ou de venda, essa transacção não existe. E parece descabido e muito feio da parte de um presidente de um sindicato que diga que o Belenenses só pode falar neste caso com o Osasuna com a mediação do sindicato".

Firme e veemente, Cabral Ferreira prosseguiu referindo que a sua grande dúvida "é se afinal é um sindicato de jogadores ou se é um sindicato de empresários. Ou que raio de interesses se juntaram nesta situação de maneira a terem actuado da forma como actuaram".

Mais: "É evidente - e posso divulgar publicamente - que eu recebi uma proposta do Osasuna no dia do jogo com o Atalanta, a que eu respondi que nessa noite viria para Lisboa, mas não sabia a que horas iria regressar, mas que na segunda feira essa resposta seria dada. Nessa mesma segunda-feira estive a jantar com o senhor presidente do Osasuna, que aterrou em Lisboa no momento em que se dava uma conferência de imprensa surrealista no sindicato dos jogadores. O senhor presidente do Osasuna aterrava em Lisboa interrompendo as suas férias e à noite estivemos reunidos e resolvemos os assuntos. Depois de estarem resolvidos esses assuntos entre o Belenenses e o Osasuna é que poderiam desenvolver contactos com o jogador. Alias, também acho uma situação um bocado ridícula ser apresentado à comunicação social um contrato do Dady que já nem está em vigor. Há outro, assinado posteriormente, que se encontra em vigor. Além do mais houve uma falta de rigor na informação prestada. O contrato do Dady que estava em vigor estava assinado por mim e o contrato que foi apresentado à comunicação social está assinado pela anterior administração."

Ou seja, os clubes entenderam-se, chegaram a acordo, o dinheiro vem a caminho. Tudo normal exceptuando...

- "Foi perfeitamente extemporânea e surrealista a conferência de imprensa. As negociações não estavam quebradas e estava combinado que seria na 2ª ou na 3ª feira que o Belenenses daria uma resposta em relação à proposta apresentada..."

Que explicação encontra para a reacção do Dady?

- "Em relação ao Dady tenho uma explicação: extremamente mal aconselhado. Acho que o Dady no meio disto tudo não tem muita culpa. Foi extremamente mal aconselhado e está em falta com o Clube de Futebol "Os Belenenses". Quer nas faltas aos treinos quer na apresentação..."

O Belenenses está a ponderar agir legalmente?

- "No dia da primeira falta foi instaurado um inquérito disciplinar que está a correr os seus trâmites."

Regressando um pouco atrás, o presidente azul explicou porque considerava esclavagista a posição do senhor presidente do sindicato.

- "Quando eu lhe disse que gostaria de conversar com o jogador, ele disse que só o podia fazer na presença de um advogado. Eu respondi que ele (Dady) teria então que conversar com o advogado do Belenenses. Comigo não conversa na presença de um advogado... O senhor presidente do sindicato perguntou-me então se aceitava falar na presença do presidente do sindicato e eu recusei. Se for só na condição de presidente do sindicato estou pronto para recebê-lo, mas se exorbitar das suas funções já não o posso receber. Agora achei que estava a exorbitar das suas funções nessa reunião. Com que interesses não sei..."

Precisamente o presidente do sindicato anunciou que iria fazer um périplo por todos os clubes para tratar de assuntos como as dívidas aos jogadores. O Belenenses irá recebê-lo?

- "Ainda não fui contactado para uma eventual reunião, mas não sei se haverá muitos clubes que receberão o senhor presidente do sindicato... Depois se verá... É a história do «ouve-se dizer que»... "

Mas o presidente do Belenenses irá recebê-lo?

- "Decidirei na altura se receberei ou não. Depende das garantias que o senhor presidente do sindicato me der, que vem como presidente do sindicato e não noutras qualidades..."

Mas ainda assim irá recebê-lo com um pé atrás...

- "Com um não, com os dois..."