Ecos do Restelo.

Depois de ontem Jorge Jesus ter afirmado ao Belém até Morrer que "se o presidente do Belenenses quisesse, a maior parte dos 11 jogadores eram vendidos este ano", surgem noticias na imprensa desportiva que confirmam isto mesmo.

A Bola Branca revelou a existência de sondagens do Atalanta em relação a um trio de jogadores azuis - nomeadamente Rolando, Gabriel e Ruben Amorim - e, mais importante, noticiou que o central internacional sub-21 terá prolongado o vínculo que o ligava ao Belenenses (O Jogo, por sua vez, afirma exactamente o contrário...). Caso se confirme, a renovação de Rolando - até 2011 - é uma excelente notícia.

Em relação ao interesse da Atalanta por Gabriel O Jogo é mais incisivo, avançando mesmo os possíveis valores oferecidos pelos italianos: 2,5 milhões de euros que o Belenenses terá rejeitado. Aqui surge uma dúvida: Que tipo de vínculo liga Gabriel ao Belenenses?
O site oficial do Belenenses, quando anunciou a contratação do jogador, foi omisso em relação a esta importante questão, anunciando O Jogo (edição de 21 de Junho), que El Gavilán, "como é conhecido no Independiente de Santa Fé, onde alinhava, chega por empréstimo de uma temporada por parte deste emblema colombiano".

Caso se confirmem uma (oferta de 2,5 milhões) e outra notícia (jogador emprestado por uma época), o Belenenses teria, em nossa opinião, duas hipóteses:

1 - Comprar antes de mais o passe do jogador (passe esse extremamente valorizado/inflacionado após o Torneio Teresa Herrera). Gabriel é certamente um excelente jogador, sendo a aquisição do seu passe muito vantajosa quer em termos desportivos, quer em termos financeiros.

2 - Caso não seja possível comprar o jogador, a sua venda imediata teria de ser considerada seriamente - 2,5 milhões de euros é muito dinheiro, sobretudo tendo em conta o vínculo precário que (aparentemente) liga Gabriel ao Belenenses.
O Belenenses deveria:
Comprar o passe de Gabriel.
Vender o jogador.
Tentar comprar o passe e so vender caso nao seja bem sucedido.
Nao vender independentemente da questao da aquisicao do passe.
  
pollcode.com free polls
"Idem, idem" em relação a Ruben Amorim. Fazendo fé na Bola Branca (ver o Quiosque Azul de hoje ), o médio internacional sub-21 português ainda não renovou com os Azuis do Restelo.

Repetimos a opinião que já havíamos expressado no "longínquo" dia 10 de Julho:

"Pensamos que a linha a seguir pelo clube tem de passar pela renovação imediata ou, se tal não for possível, pela venda do jogador antes do início dos jogos oficiais da época.

O entretanto é, nesta situação, o pior que pode suceder ao Belenenses.

A saída a custo zero de um jogador com a qualidade do Ruben, é um "luxo" ao qual o Belenenses não está em condições de entrar.

Ainda assim, privilegiamos a primeira opção, ou seja, gostaríamos muito de ver o Ruben vestido de azul por mais alguns anos".

Regressando à entrevista de Jorge Jesus, o Belém até Morrer efectuou alguma pesquisa para tentar decifrar a seguinte afirmação: "Hoje já temos mais alguma capacidade financeira para podermos adquirir um jogador que no passado não tínhamos, mas se não conseguirmos arranjar nenhuma solução até 31 de Agosto, vamos esperar até 31 de Janeiro".

Assumindo tratar-se apenas de um simples "palpite fundamentado", o Belém até Morrer pensa que Jesus tinha Durval em mente quando proferiu esta declaração.

Vejamos:
1 - Durval é, decididamente, um jogador que agrada ao timoneiro da nau azul: procurou contratá-lo no início da pré-época passada, e fê-lo novamente mais recentemente - quer o jogador, quer o seu clube confirmaram o interesse do Belenenses em diversas ocasiões - notícia Record de 20 de Julho: "O Belenenses está interessado em Durval, central do Sport Recife. O director-desportivo dos azuis, Carlos Janela, assistiu ao Figueirense-Sport Recife (0-1) com o empresário Jorge Baidek e, no final, decorreram as negociações".

2 - O central brasileiro tem contrato até 2009, tendo afirmado a imprensa brasileira que "Segundo o jogador, (o) seu interesse é permanecer no Sport até o fim do ano, mas durante esta semana deve voltar a conversar com os representantes do clube português".

3 - O próprio Durval terá afirmado que "Existiu um contato sim, mas isso não quer dizer que estou fora do Sport. Não houve nenhuma proposta, por enquanto foi só o interesse. Essa semana (final do mês de Julho) a gente deve voltar a conversar"; acrescentou: "Por enquanto não tem nada certo, e ficarei no Sport até o final da competição”, afirmou, para depois abrir uma possibilidade sobre uma transferência em um futuro próximo: “A conversa que tive com o Gustavo (Dubeux, responsável do Sport Recife) foi muito boa e ficou acertado que defenderei as cores vermelha e preta até o final do ano. Mas depois de atingir a nossa meta, que é de levar o clube para a Primeira Divisão, nada impede de me transferir"; Mais: "Recebi a proposta, não oficial, mas não receberia muito mais de salário do que ganho no Sport. Sempre quis jogar no exterior, mas ainda não é a hora.".

4 - O Sport Recife encontra-se na décima posição do Brasileirão 2007, a 13 pontos do líder São Paulo. Não obstante se encontrar a apenas 4 pontos de uma classificação para a Copa Libertadores (o Vasco da Gama, na 4ª posição da tabela, tem 31 pontos e menos um jogo disputado) o clube pernambucano tem poucas aspirações até ao final do campeonato.

Conclusões:

O Sport Recife encontra-se a meio da tabela do Brasileirão; em Julho, o jogador não se transferiu para o Restelo sobretudo porque o salário oferecido pelos azuis era muito semelhante ao auferido por Durval no Recife; com a venda de Dady, os números que o Belenenses pode propor aumentam consideravelmente; será de supor que o Belenenses procure trazer o jogador imediatamente mas, caso o Recife se mostre intransigente, os azuis poderão aguardar que termine o Brasileirão, verificando-se a transferência somente em Janeiro de 2008 - mês em que o mercado reabre (entretanto, o Belenenses mantêm em aberto outras possibilidades, sendo uma delas o defesa-central brasileiro Edson).
Durval no Belenenses?
Sim (em Agosto).
Sim (em Janeiro de 2008)
Nao.
  
pollcode.com free polls
INSCREVA A SUA EQUIPA NA LIGA BELÉM ATÉ MORRER - EU SERIA CAMPEÃO, E SEJA O MELHOR TREINADOR DA BLOGOSFERA AZUL!