Futsal: Belenenses na final do Torneio Luís Boa Morte

Em jogo a contar para as meias-finais do Torneio Luís Boamorte, os Conquistadores bateram o sporting por 3:2 e apuraram-se assim para a final.

O dia azul começou no excelente pavilhão da Torre da Marinha, no Seixal. Frente a frente Belenenses e sporting. Depois do desaire no torneio de Santarém face precisamente aos sportinguistas, o Belenenses queria mostrar o seu verdadeiro valor. Sem Marcão na baliza (o guardião brasileiro queixou-se de dores no ombro), o Belenenses entrou na quadra algo receoso, cabendo ao sporting as melhores oportunidades de golo. Marco, todavia, realizou um par de boas defesas, e a partir desse momento verificou-se um grande equilíbrio na partida. Sobretudo depois das primeiras substituições o Belenenses passou a defender melhor e a atacar com mais segurança, estando em destaque Fábio, reforço oriundo da Fundação J. Antunes.

O ritmo de jogo era algo baixo, com ambas as equipas a revelar alguma lentidão. O sporting acabou por se superiorizar novamente após nova mexida de Alípio Matos, com Miguel Almeida, Renato e Drula a facilitarem muito. O jovem guardião azul acabou por se destacar novamente e adiou o golo sportinguista, golo esse que acabou por surgir à passagem do minuto 12: lançamento do guarda-redes sportinguista que Paulinho intercepta para perder imediatamente a bola. Isolado o jogador do sporting não teve dificuldade em fazer o golo.

Se a primeira parte havia sido algo monótona, a segunda foi muito movimentada. Ambas as equipas aumentaram a velocidade de circulação de bola, sucedendo-se os ataques e os contra-ataques. O Belenenses sobretudo regressou à quadra com muito mais disponibilidade atacante, realizando uma boa exibição. Muito pressionante, o cinco azul recuperou uma bola num 2 para 1 a meio-campo, marcando Fábio o golo do empate na sequência do lance. Estavam somente decorridos 2 minutos e meio de jogo. o jogo estava bom, e o Belenenses, volvidos alguns minutos, poderia se ter adiantado no marcador num cabeceamento de Jardel à barra. Ao invés, foi o sporting a desfazer o empate, após ataque rápido concluído por Zezito ao segundo poste. Estavam decorridos 29 minutos de jogo.

Em desvantagem no marcador, os Conquistadores arrancam para uns 10 minutos finais de boa qualidade que permitiram a reviravolta no marcador. Quase de imediato Diego Sol empata o jogo após driblar um adversário e tabelar com Renato: 2:2.
Miguel Almeida e Renato haviam regressado melhor do balneário, circunstância importante na melhoria geral do futsal praticado pelos conquistadores. Somente um minuto após o golo do empate, foi precisamente Renato a colocar o Belenenses na liderança do marcador pela primeira vez. Livre directo que o pivot brasileiro aproveita muito bem para o 3:2.

O sporting procurou reagir, mas fê-lo sempre muito atabalhoadamente, perdendo muitas bolas a meio-campo que permitiram rápidos contra-ataques azuis. Diego Sol, por exemplo, podia ter bisado mas isolado permitiu a defesa de João Benedito. O forcing final dos sportinguistas acabou por ser infrutífero acabando inclusive por ser o guardião do sporting a efectuar um remate muito perigoso à entrada do último minuto de jogo que Marco, sempre em grande evidência, defendeu com categoria.

Poderá ver ou rever o jogo na íntegra no canalBELENENSES.

Hoje, pelas 19 horas, no pavilhão da Torre da Marinha no Seixal, o Belenenses disputará a final do torneio frente ao benfica, que bateu o Vila Verde por 4:1.