Casemiro Mior: "Podemos fazer um grande jogo e conseguir um grande resultado"

Em véspera do embate face ao fc porto, Casemiro Mior fez a antevisão à estreia belenenses na 1ª Liga.

Perante a presença de Fernando Sequeira na sala de imprensa do estádio do Restelo, o técnico brasileiro começou por afirmar que a equipa está pronta para a estreia no Dragão:

"A equipa está pronta. Trabalhámos bem durante a semana em todas as vertentes, a técnica, táctica e emocional/psicológica. Sabemos que vamos defrontar uma grande equipa, uma das melhores da Europa e que é a detentora do campeonato. Vai ser um jogo difícil, mas vamos para o Porto confiantes de que podemos fazer um bom jogo e conseguir um bom resultado".

Tratar-se-à o actual campeão nacional o adversário ideal para estreia?

"Na verdade, o calendário é um pouco difícil", começou por afirmar Mior. "Vamos estrear no Dragão e terminamos com o Benfica. De qualquer maneira, temos de jogar contra todos e o que vale são os pontos finais. Encaramos todos os adversários com respeito, mas o Belenenses, até pela sua história no campeonato português, vai tentar sempre impor o seu futebol. Ainda que a equipa não esteja a 100 por cento, vamos confiantes em obter um grande resultado", concluiu.

Tendo a semana de trabalho no Restelo sido efectuada longe de olhares indiscretos, é natural a curiosidade em relação ao momento da equipa. Cauteloso, Mior não deixou de lembrar a revolução no plantel belenense e a consequente inadaptação de alguns reforços ao futebol português.

"Este é o momento para passar confiança. Há que cobrar e, ao mesmo tempo, dar moral. Pela minha experiência no futebol, não é numa semana ou num mês que vamos montar uma grande equipa". Ao que acrescentou: "Temos bons jogadores que ainda não estão no seu auge porque, especialmente os brasileiros, estão a passar pelo período de adaptação ao futebol europeu. Mas, sabemos que têm potencial para jogar no Belenenses e fazer um bom campeonato. Espero que amanhã frente ao FC Porto a equipa encontre-se melhor do que com o Sp. Covilhã".

Zé Pedro, peça importante no xadrez azul, tem sido uma das maiores preocupações do gabinete médico do Belenenses. O médio sofreu uma pancada no treino de 5ª feira, temendo-se na altura uma lesão impeditiva de alinhar no Dragão. Tal, ao que tudo indica, acabou por não se confirmar, estando o jogador convocado para jogo.

"É uma boa notícia", declarou Casemiro Mior. "Ainda não está a 100 por cento e se o jogo fosse hoje concerteza estaria de fora. Na 5.ª feira sentimos um susto muito grande e vamos aguardar pela decisão do departamento médico. Só amanhã é que vamos saber. Hoje, o Zé não treinou, está limitado e vamos então aguardar para definir a equipa".

Questionado acerca da possibilidade do Belenenses alterar as características do seu esquema táctico e assim apresentar um 11 mais defensivo, Mior foi lacónico:

"O esquema táctico está definido. O que a gente precisa é que todos assimilem o melhor e mais rápido possível. Esta também não é momento para fazer mudanças até para que a equipa possa ganhar outra intensidade e mecanismos para aplicar no relvado". Mais: "Este será um jogo de superação, para o qual os jogadores também se motivam porque é frente a um grande e todos querem jogar. O FC Porto é o favorito mas vamos discutir os 90 minutos com confiança para conseguir um bom resultado."

Terá o campeão pontos fracos que o Belenenses poderá explorar?

"É difícil, diria que o FC Porto não tem fraquezas. A equipa já está formada há algum tempo, tem uma defesa sólida e todos os sectores são muito fortes". Mas: "Talvez ainda não esteja tão bem quanto esteve na época passada. Falo das saídas do Bosingwa e do Paulo Assunção, mas os jogadores que os substituíram têm grande qualidade mantendo a equipa sólida e forte".

Tendo sido o futebol do Belenenses contestado nas últimas partidas, Casemiro Mior foi convidado a deixar uma Mensagem aos adeptos.

"No futebol não há magia. Uma equipa constrói-se com trabalho e tempo. É claro que no futebol às vezes não temos esse tempo porque temos dia e hora marcada. Já sabíamos que Julho e Agosto seria um período para montar a equipa. Mudaram muitos jogadores e isso não se faz num mês. Agora, sabemos que temos jogadores de qualidade e de certeza que o Belenenses vai fazer uma grande temporada", rematou, optimista.

Zé Pedro foi convocado e deverá alinhar no Dragão

Zé Pedro, depois do susto inicial, tem vindo a recuperar favoravelmente tendo sido convocado para o embate do dragão. Ainda assim, o médio não treinou hoje de manhã, tendo realizado tratamento. Referindo-se à lesão que contraiu no treino de 5ª feira, Zé Pedro afirmou ter sido só uma pancada:

"Felizmente para mim, foi só uma pancada. Poderia ter sido mais grave porque se temeu que poderia ser alguma coisa que envolvesse o osso e o ligamento". Ao que acrescentou: "Acredito que posso recuperar a tempo até domingo e dar o meu contributo apesar que não ter treinado nestes últimos dois dias".

Em relação ao jogo propriamente dito, Zé Pedro, que marcou no Dragão na época passada, acredita que o Belenenses se vai apresentar bem, não obstante a dificuldade de enfrentar o campeão nacional:

"Acho que a equipa está preparada apesar de sabermos que vai ser um jogo difícil. Temos trabalhado nesse sentido e penso que o belenenses com o passar dos dias tem vindo a crescer, tem estado melhor e acredito que nos vamos apresentar bem. Vamos tentar dividir o jogo, sabendo das grandes dificuldades que iremos enfrentar", concluiu.

Lista de convocados:

Júlio César; Assis; Cândido Costa; Baiano; Vanderlei; Rodrigo Arroz; Matheus; Carciano; China; Mano; Gabriel Gómez; Sérgio Organista; Vinicius; Silas; Maikon; Evandro; Marcelo; João Paulo Oliveira; Zé Pedro

11 Belém até Morrer (4x2x3x1)




Porto vs Belenenses, 24 de Agosto, 19h15 (RTP 1)