Maikon: "O importante é o Belenenses "

Maikon, centro-campista oriundo do Gama, foi o jogador mais em evidência na vitória do Belenenses em Mafra frente à equipa local. O brasileiro tem características ideais para a posição de médio interior, defendendo muito bem quando o adversário está em posse de bola e atacando com muita qualidade. Mais: é um jogador com muita disponibilidade física e simultaneamente bem dotado tecnicamente. A cereja em cima do bolo? É um exímio marcador de livres directos sobre o lado direito, saindo do seu pé esquerdo remates tão colocados como potentes.

O jogo em Mafra havia terminado há poucos minutos. Maikon foi sem dúvida o melhor jogador em campo, revelando-se igualmente um excelente conversador:

"Foi bom", começou por afirmar em relação ao jogo. "É importante jogarmos nestes jogos treino, sobretudo para quem, como eu, não iniciou o último jogo e assim estar ganhando ritmo. A gente vai tentando aproveitar as oportunidades jogando forte, para quando o campeonato se iniciar o grupo inteiro estar a 100%, e quem entrar, titular ou não, corresponder", concluiu.

Tendo o Belenenses feito alinhar nove reforços de início, ainda assim a equipa revelou algum entrosamento e cada jogador soube ocupar o seu espaço no esquema táctico. Qual o segredo?

"Vem dos treinos, do dia-a-dia. Já vimos trabalhando à algum tempo e vamos-nos conhecendo a pouco e pouco". Imbuído do espírito de Sócrates, Maikon revelou ainda ser um cidadão do mundo (do futebol): "O futebol é uma língua só, independentemente de sermos do Brasil ou de Portugal. Todos falamos a mesma língua dentro de campo e havendo um entrosamento e uma união do grupo as coisas acontecem naturalmente. Se estivermos focados e treinarmos forte isso vai reflectir-se nos jogos treinos que acabam por ser um laboratório, um teste, para aquela que será a melhor equipa no campeonato. O Belenenses tem mostrado que tem um grupo forte", concluiu.

E até onde pode chegar esse grupo forte?

"A gente tem uma meta de 100%. Se não pensarmos assim não adianta. Temos que entrar em todos os jogos para ganhar, para sermos vencedores, para conquistarmos títulos". Ao que acrescentou: "Se entrarmos no campeonato a pensar que vamos ficar em 4º, acabamos em 10º. Temos que pensar ser sempre primeiros".

Esclarecendo ser a sua posição natural o meio-campo (frente ao Atlético Maikon havia alinhado a lateral), a sua exibição em Mafra acabou inevitavelmente por colocar uma "boa dor de cabeça" a Casemiro Mior. Poderá o técnico azul proceder a alterações tácticas e assim fazer alinhar Zé Pedro e o brasileiro em simultâneo?

"Não sei", respondeu instintivamente Maikon. "Trabalhamos mas depois as decisões são do treinador. Independentemente de quem jogar é como falei: tem que estar todo o mundo correspondendo nos treinos e nos jogos de preparação para quando chegar a oportunidade de jogar. Seja eu ou o Zé Pedro a jogar no campeonato, o importante é o Belenenses, a equipa sair vencedora. Lógico que individualmente cada um vai estar procurando o seu espaço e comigo não é diferente. Vamos esperar para ver até começar o campeonato, pois temos ainda muito trabalho pela frente", retorquiu terminando.