Impugnação já!

Quando pensamos que já vimos tudo e que o desporto em Portugal não nos surpreenderá mais, eis que surge mais um escândalo aparentemente inacreditável: o Conselho de Justiça anulou decisão do Conselho de Disciplina no caso Pedro Cary, processo de custou ao Belenenses não só o 1º lugar na fase regular do campeonato nacional de Futsal, mas também a exclusão do jogador internacional por um mês.

De facto, após se terem passado cinco dias em relação à final do playoff na qual o Belenenses se viu obrigado a jogar em pavilhão hostil, o Conselho de Justiça da FPF deu provimento ao recurso do Belenenses quanto ao castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina a Pedro Cary, anulando a decisão.

Não esquecer que depois de instaurar o inquérito o Conselho de Disciplina demorou oito meses a decidir o castigo, sendo agora o recurso julgado já após o término do campeonato.

Nuno Lopes, director do Belenenses Futsal, afirmou A Bola que a secção ainda não foi notificada: "...vamos esperar, nem sei o que dizer. É inacreditável o que nos aconteceu." Em relação às medidas a tomar face a anulação da decisão, o dirigente afirmou que "A impugnação do campeonato é uma possibilidade que vamos estudar, de qualquer forma, essa será uma decisão da Direcção do clube e não da secção de futsal. A verdade é que tudo seria diferente se não tivéssemos perdido seis pontos e também o jogador durante um mês, peça fulcral na equipa. Apesar de tudo o que esta decisão do Conselho de Justiça possa envolver, recebi a notícia com grande satisfação, pois fez-se justiça. Afinal o Belenenses sempre teve razão", acrescentou.

Para além dos óbvios prejuízos em termos desportivos (os Conquistadores em sua casa não perderam com o benfica, tendo somado uma vitória e um empate) que justificam a impugnação do campeonato, o Belenenses terá ainda que ser ressarcido monetariamente visto ter sido privado do contributo de um jogador que aufere determinada quantia mensalmente, visto Pedro Cary ter sido obrigado a pagar uma multa, e visto que o Belenenses não teve possibilidade de gerar uma importante receita proveniente quer da bilheteira do jogo 3 do playoff (que seria no Acácio Rosa se o Belenenses não tivesse sido espoliado dos 3 pontos), quer da transmissão televisiva desse mesmo jogo.
Mais uma vez a verdade desportiva foi escandalosamente enxovalhada em Portugal, restando ao Belenenses tomar uma posição de força e lutar até as últimas instâncias pela reposição da mesma. Impugnação do campeonato já!!!