Belenenses de regresso ao Restelo

Após oito dias de árduo trabalho no Algarve (ver canalBELENENSES), o Belenenses está de regresso ao Restelo. A cerca de um mês do primeiro jogo oficial (taça da liga em meados de Agosto), o plantel encontra-se quase fechado, restando definir as dispensas e contratar um último reforço ofensivo.

Último reforço este que não deverá ser Adriano. De facto, após muita especulação que colocou inclusive o jogador no notário a assinar um contrato valido com o Belenenses, o ingresso do ponta de lança brasileiro assemelha-se cada vez mais a uma miragem.
"Acho difícil e já não tenho muitas perspectivas. É um caso complicado", reconheceu Casemiro Mior em conversa com os jornalistas. Ao que acrescentou: "Conversei com o jogador mas, depois, não houve mais contacto nem evolução. Diria mesmo ser quase impossível ter o Adriano". Ainda assim, o técnico brasileiro confidenciou que «O plantel tem sempre espaço para um jogador que possa ser uma mais-valia. Mas enquanto o Adriano não chegar, não posso sonhar. Temos de contar com este grupo», rematou.

Em sentido inverso, estarão de saída cerca de oito jogadores, uma vez que dos 34 futebolistas que integraram o estágio de pré-época, Mior só conta com 26, número que considera ideal para o plantel. Os eleitos deverão ser conhecidos na 2ª feira.

Em relação ao estágio que agora terminou, Mior afirmou que "O balanço é positivo pois trabalhámos bem e todos deram o seu máximo. Foram dias proveitosos que permitiram nos últimos treinos que fizéssemos algumas observações tácticas. Não é do meu feitio mudar muito e agora vamos dar ênfase à parte táctica, de forma a que a equipa saiba o que queremos em campo", concluiu.

E trata-se de uma táctica, pelo que foi possível observar no Algarve, muito ousada. Mior, aquando da sua apresentação havia prometido aos associados belenenses espectáculo e futebol de ataque, tendo inclusive relembrado que o Nacional, sob a sua orientação, foi a equipa mais concretizadora da liga nos jogos caseiros: "Treze golos a mais em relação a benfica e sporting".

Passando das palavras para a prática, Mior parece decidido em cumprir a sua promessa. Antes de mais, no estágio abdicou de um médio de mais controlo e recuperação da bola e lançou um centro-campista criativo de características muito ofensivas: Vinicius. Traduzindo esta alteração em termos tácticos, o Belenenses 2008/09 irá aparentemente alinhar num claro 4x1x3x2, esquema ofensivo que obrigará os médios criativos a exercer muita pressão com vista a rápida recuperação da bola.

É o seguinte o 11 testado por Casemiro Mior:

Antes de mais, salta à vista que o Belenenses terá um só médio com características essencialmente defensivas, Gabriel Gomez, facto que obrigará Zé pedro, à esquerda, e Silas, à direita, a fechar os seus respectivos flancos no auxilio aos laterais. Muito do sucesso defensivo do Belenenses passará pela capacidade de sacrifício dos médios portugueses, e também pela ajuda do trio mais avançado ao constituir uma primeira barreira defensiva. Por outro lado, a criatividade e capacidade técnica do meio-campo azul terá que assegurar muita posse de bola, posse essa que retirará caudal ofensivo ao adversário.

O próprio Casemiro Mior, um defesa enquanto futebolista, prefere realçar as dinâmicas da equipa em detrimento do esquema táctico téorico:
"Muitas vezes, não é por se ter só um médio-defensivo que a equipa deixa de ter uma postura defensiva, tal como não é por ter cinco elementos na frente que torna a equipa mais ofensiva".

O Belém até Morrer e o canalBELENENSES acompanharão o treino vespertino no Estádio do Restelo, trazendo até si todas as incidências da sessão de trabalho.