Entrevista BAM: Carciano

Depois de China, Carciano é o segundo reforço do Belenenses 2008/09.

O central de 27 anos é desconhecido da grande maioria dos adeptos belenenses mas pretende deixar a sua marca no futebol português e europeu e, quem sabe, chegar à selecção brasileira. Em entrevista exclusiva concedida ao Belém até Morrer, Carciano fala sobre si e, mais importante, sobre as suas ambições no seu novo clube.

Belém até Morrer - Como te defines como jogador? Pensas que a tua estatura não será um problema no futebol europeu, sendo este mais aéreo quando comparado com o brasileiro?

Carciano: Eu me defino como um jogador que não tem medo de jogar. Acho que a minha altura não vai atrapalhar porque tenho boa impulsão e sou muito bom nas bolas aéreas.

BAM - Depois de muitos anos no Villa Nova e noutros clubes mineiros, ingressaste no Ceará, clube que abandonaste passados 15 dias sem jogar. O Belenenses e o futebol europeu são mais apelativos? O que te levou a dar este passo?

Carciano: Todo o jogador brasileiro tem um sonho de jogar na Europa, eu não sou diferente. Essa é uma oportunidade única na carreira de cada um. Esta é a minha oportunidade e então tenho que aproveitar.

BAM - Pelo Villa Nova marcaste 8 golos. Esperas poder ser um defesa goleador?

Carciano: Espero fazer meu trabalho como venho fazendo aqui no Brasil. Vou procurar meu espaço primeiro, sempre respeitando meus colegas de trabalho. Se o treinador optar por mim, vou procurar fazer o meu melhor e ajudar o Belenenses a conseguir as vitórias com golos meus ou não.

BAM - Que conheces do Belenenses? Já trabalhaste com alguns jogadores que alinhem aqui?

Carciano: Estou conhecendo agora. Nunca joguei na Europa, mas procuro estar informado através de sites dos clubes. Quanto aos jogadores que estão ai não joguei com nenhum que actue no Belenenses. Joguei só com Evaldo que joga no Marítimo.

BAM - Conheces o treinador, o Casemiro Mior? Ele foi importante na tua contratação?

Carciano: Já ouvi falar claro. Nunca trabalhei com ele, mais ouvi falar que é um excelente treinador e uma óptima pessoa. Isso é muito importante na vida de uma pessoa. Não foi à toa que foi contratado pelo Belenenses e que foi sendo consagrado nos clubes em que passou. Ele foi muito importante sim. Tenho a certeza que já ouviu falar do meu futebol ou já o viu.

BAM - O contrato com o Belenenses é válido por quantos anos? Quando chegarás a Portugal?

Carciano: Meu contrato é de duas temporadas. A apresentação está marcada para o dia 7 de Julho, mais devo ir antes para fazer exames médicos.

BAM - Qual é a tua ambição no Belenenses? Onde podes chegar? Gostarias um dia de ser capitão de equipa como fostes no Villa Nova?

Carciano: Eu tenho ambição de sempre querer estar crescendo profissionalmente e vou ter o belenenses como a minha maior projecção porque vou estar actuando num clube de tradição na Europa. Acho que aqui posso ter a oportunidade de jogar em outros clubes grandes da Europa como é o Belenenses, e quem sabe na selecção brasileira que é o sonho de todo atleta. Quanto a ser capitão vou trabalhar primeiro. Tem muitos jogadores experientes aí, que têm muitos anos de clube. Então tenho que chegar de mansinho. Não tímido porque eu quero ir para jogar e mostrar o meu trabalho.

BAM - Deixa uma mensagem final para os associados e adeptos do Belenenses.

Carciano: Para a torcida um abraço e pode ter certeza que vocês vão ver futebol vibrante de raça. Não vou para ser mais um. Vou para conquistar títulos porque sou um atleta vitorioso. Abraços e até mais.