Investigação BAM: Depois de Weldon e Rafael quem se seguirá...

O título pode parecer algo enigmático, mas na realidade não o é.
Segundo a imprensa desportiva brasileira (Ver aqui) o Belenenses irá novamente "acolher" jogadores emprestados pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, precisamente o clube de origem de weldon e Rafael. O Belenensese e também... Nacional, braga, Académica, Sporting e Vitória de Guimarães!

De facto, aparentemente a visita do Cruzeiro a Portugal impressionou diversos clubes, sendo nada mais nada menos que oito os jogadores que poderão transferir-se para emblemas lusos.

"O Cruzeiro conseguiu o que desejava com os três jogos disputados pela equipe B em Portugal – derrota na estreia para o Sporting de Braga por 2 a 0 e vitórias sobre Nacional da Ilha da Madeira por 3 a 2 e Vitória de Guimarães por 3 a 1.
Ao chegar ontem a Belo Horizonte, no fim da tarde, a delegação tinha um resultado extra, bem mais comemorado pelo clube: dos 20 jogadores que viajaram, oito deles tiveram a transferência para Portugal bem encaminhada para Nacional da Ilha da Madeira..., Belenenses, Académica, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Sporting: o goleiro Flávio; os laterais Diego Renan e Anderson; os zagueiros Maicon e Emerson; o volante Sandro Manuel; e os atacantes Nenê e Diego. As negociações não foram concluídas, porque apenas em Junho serão aprovados os orçamentos locais para a temporada 2008/2009.

O director de futebol internacional do Cruzeiro, Valdir Barbosa, confirma que, a partir da reabertura do mercado europeu, em Julho, esses atletas, por meio de parcerias, serão transferidos definitivamente ou por empréstimo. “É o que esperávamos. Agora, virão as negociações. Alguns jogadores poderão ser vendidos, ficando o Cruzeiro com bom percentual em caso de transacções posteriores.”"

Oito jogadores para seis clubes portugueses! E agora a pergunta que "vale" um milhão de dólares: Qual destes jogadores virá para o Belenenses?

Tendo em conta as necessidades do plantel belenense excluímos desde já o guarda-redes Flávio (o que não significa que não poderá vir visto esta análise se tratar de pura "adivinhação"). De fora estão também o lateral-direito Diego Renan, o defesa-central Maicon e o médio-centro Sandro, que alinharão pelo Nacional da Madeira.

Restam quatro nomes da lista inicial de oito: o central Emerson, o defesa-esquerdo Anderson e Nenê e Diego, dois avançados.

Deste lote, Emerson (Emerson Pereira Nunes) é o jogador mais conhecido dos portugueses. Jogou no Nacional da Madeira de 2003 a 2007, tendo alinhado em 18 jogos em 2005/06 e em 25 jogos na época anterior. De regresso ao Brasil, alinhou em 16 jogos no Brasileirão 2007, tendo mesmo sido capitão do Cruzeiro (5º classificado). Não é um central "goleador". Não é muito faltoso, tendo registado somente 2 amarelos em duas épocas ao serviço do Nacional (e curiosamente 2 vermelhos). Não sendo alto, é bem constituído fisicamente: 1,79m e 75 kg. Tem 26 anos (21/3/1982).

Tendo em conta a penúria de centrais no Belenenses depois das saídas de Rolando e Hugo Alcantâra, seria certamente um jogador útil aos Azuis do Restelo.

Vídeo de Emerson:


Já Anderson (Anderson Luís Domingos) é um jogador completamente desconhecido em Portugal. É um jovem lateral-esquerdo de 19 anos (15/09/1988) que se destacou na equipa sub-20 do Cruzeiro. As suas qualidades valeram-lhe inclusive uma chamada à equipa principal, tendo o jovem jogador alinhado em 3 jogos do Brasileirão 2007. Em termos de estatura é baixo: 1,70m e 66 kg.

O seu possível ingresso no Belenenses constituir-se-ia enquanto "um tiro no escuro" em virtude da sua juventude e falta de experiência no escalão sénior. Simultaneamente trata-se de um jogador jovem que poderá ter um futuro risonho. E claro, o Belenenses necessita de um defesa-esquerdo...

Nenê é o jogador que se segue na lista. É um avançado de 25 anos (28/7/1983) que impressionou na recente visita do Cruzeiro B a Portugal, tendo marcado 5 golos em 3 jogos. Foi mesmo aplaudido em Guimarães no momento da sua substituição.
É forte fisicamente - 1,83m e 78 kg - tendo já um curriculum interessante: vice campeão mineiro em 2007 e diversas actuações pelo Cruzeiro no Brasileirão 2007.

Seria certamente uma boa contratação, não obstante o Belenenses ter menos carências no sector ofensivo.

Vídeo de Nenê


Finalmente, Diego (Diego José Clementino) é também um jogador conhecido dos portugueses. Avançado, jogou no Nacional da Madeira em 2006/07, tendo marcado 4 golos em 11 jogos. De regresso ao Cruzeiro alinhou em cinco partidas do Brasileirão 2007 mas não impressionou. Acabou por ser emprestado ao Ipatinga, clube em que não foi muito utilizado. Tem 24 anos (18/03/1984), 1,75m e 67 kg.

Do lote de jogadores em análise é certamente o menos interessante, sendo o seu possível ingresso do Belenenses pouco prometedor.

Vídeo de Diego



Inquérito BAM: