Futsal: Belenenses apurado

Em jogo a contar para os quartos-de-final do campeonato nacional de futsal, o Belenenses venceu o Instituto D. João V por 3:1 e apurou assim para a próxima ronda.

Não foi um jogo fácil. Raramente o são nos playoff´s e este não foi excepção. Os primeiros 20 minutos foram algo monótonos, demasiados tácticos, com ambas as equipas a circular a bola com alguma lentidão. O Instituto defendia bem e o Belenenses raras vezes criou verdadeiras situações de golo. Ainda os conquistadores dominaram sempre as operações, tendo sempre mais posse de bola.

O Instituto apostava no contra-ataque, criando perigo relativo em duas ocasiões após perdas de bola do Belenenses em locais proibidos. O jogo caminhava para o intervalo com um merecido nulo, quando Maté finalmente quebrou a resistência do Instituto. Remate de Marcão e no ressalto Maté não desperdiça. Faltavam menos de dois minutos para jogar, e o Belenenses adiantava-se no resultado que se manteve inalterado até ao intervalo.

Tudo mudou nos segundos 20 minutos em termos de espectáculo. O jogo tornou-se vivo, rápido, sendo constante a parada e resposta. Sinal mais do Belenenses até ao minuto 10, período em que os Azuis do Restelo poderiam ter ampliado a diferença no marcador. A partir deste momento o Instituto arriscou um pouco mais, abandonando a sua postura defensiva nos últimos 15 metros. Com o assumir do risco por parte do Instituto o espaço aumentou, podendo o Belenenses ter marcado... e sofrido. Em duas ocasiões Marcão foi decisivo, justificando o estatuto de grande guarda-redes que sem dúvida é. O Instituto enviou ainda uma bola ao poste, podendo Marcelinho ter marcado no contra-ataque que se seguiu, mas a bola passou a centimetros do poste esquerdo do Instituto. Pouco depois foi Caio, isolado, a desperdiçar.

A indefinição no resultado manteve-se até aos 5 minutos finais, passando o Instituto a partir daqui a alinhar com 5 jogadores de campo. Fê-lo todavia com pouca eficácia, sucedendo-se as perdas de bola e os remates longínquos do Belenenses para a baliza deserta. Incrivelmente a bola passou sempre ao lado de ambos os postes, sendo Marcão um dos mais "perdulários". O guardião azul esteve próximo do golo em duas ou três ocasiões.

O segundo golo belenense acabou por surgir pouco depois através de Jardel, após brilhante jogada de Caio sobre o lado esquerdo. Faltavam 3 minutos para jogar. Até ao final o Instituto manteve a pressão inerente ao facto de jogar com um homem a mais no ataque, acabando mesmo por reduzir na sequência de um lance fortuito quando faltava pouco mais de um minuto para jogar. Todavia, o Belenenses voltou a marcar volvidos 30 segundos, num excelente golo de Vinicius: 3:1.

O jogo terminou em clima de festa, sendo o apuramento dos conquistadores brindado efusivamente pelos muitos belenenses presentes na bancada dos sócios.

Resumo do encontro já disponível no canalBELENENSES.