China já é jogador do Belenenses

China é o primeiro reforço do Belenenses 2008/09.

O lateral esquerdo actuava na Naval 1º de Maio, tendo assinado um contrato válido por dois anos com os azuis do Restelo. Fica assim colmatada a vaga deixada em aberto pela saída de Rodrigo Alvim, entretanto confirmado no Wolfsburgo da Alemanha.

João Pedro dos Santos Gonçalves, mais conhecido por "China", tem 26 anos (15.04.1982), 1m71 e 66 kg. Iniciou a sua carreira profissional no Farense em 2001/02, ao lado dos ex. belenenses Carlos Fernandes e de Djurdjevic.
Na época seguinte transferiu-se para o Desportivo de Beja, onde foi colega de equipa de... Mateus, o agora famoso angolano devido ao caso que permitiu que o Belenenses permanecesse na 1ª liga (será que os dois jogadores se reunirão de novo no Belenenses?).

Em 2002/03 China deixou o sul o país e alinhou pelo Sporting Clube de Pombal, seguindo-se o Fátima em 2003/04. O Maia foi o clube que se seguiu na carreira de China, ao lado de jogadores como Bakero, Jean Paulista e Ricardo Sousa.

Em 2005/06 China deu o primeiro grande salto na sua carreira ao assinar por três anos com a Naval 1º de Maio de Álvaro Magalhães. Embora actuasse pela primeira vez no escalão máximo do futebol português, China impôs-se de imediato no emblema figueirense, tendo alinhado em 28 jogos sempre enquanto titular. Foi amarelado em seis ocasiões tendo sido expulso por acumulação de amarelos no empate forasteiro da Naval frente ao Paços de Ferreira.

Em 2006/07 permaneceu sem surpresa no 11 titular da Naval, tendo actuado em 27 jogos sempre enquanto titular. Não atingiu o pleno devido a duas expulsões (uma das quais directa) que lhe valeram três jogos de castigo.

Mais do mesmo na época que agora terminou, com China a ser titular em 28 jogos. Manteve a sua média de 6 amarelos por temporada, tendo sido novamente expulso por acumulação de amarelos numa ocasião (curiosamente de novo na Mata Real). Não marcou qualquer golo na 1ª Liga.

Segue-se um grande do futebol português...

Belenenses 2008/09 hoje: