Belenenses campeão em 1945/46: Foi há 62 anos.

Comemora-se hoje a conquista do campeonato nacional na época de 1945/46. Há precisamente 62 anos atrás, o Belenenses vencia o último jogo do campeonato em Elvas e sagrava-se campeão nacional pela 4ª vez.

Como sempre aconteceu no decorrer da mítica história belenense, o jogo do titulo teve laivos de dramatismo. De facto, desde o 1º dia da sua existência o Belenenses lutou contra tudo e contra todos, fazendo do querer e do suor as suas grandes armas.

Faltavam somente 15 minutos para o final do encontro. Em Elvas a equipa local vencia por 1:0 (Patalino, avançado alentejano, marcara logo aos 2 minutos), resultado que daria o título ao benfica. Alias, nem o empate bastaria: o Belenenses estava obrigado a vencer.

O jogo entrara já nos 15 minutos finais, e nunca como naquela tarde os famosos "15 minutos à Belém" entraram para a história. Primeiro foi o grande Andrade a empatar a partida e apenas 5 minutos volvidos o lendário Rafael marcou o segundo golo belenense, o golo que seria o do título. O jogo terminaria poucos minutos depois, e a festa rebentou jubilosa com uma invasão de campo pacifica. Milhares de belenenses haviam viajado um pouco de todo o país de automóvel ou comboio, tendo sido fretados dois comboios que haviam partido de Lisboa rumo a Elvas. A cidade alentejana ficou pintada de azul, de um azul com tonalidades de campeão.

Os 12 campeões de Elvas (de cima para baixo na foto): Amaro, Serafim, Feliciano, Augusto Silva (treinador), Vasco, Gomes, Capela, Armando Correia, Quaresma, Andrade, José Pedro e Rafael Correia. Sagraram-se ainda campeões Elói, Coelho, José Sério, Francisco Martins, Mário Sério e Martinho.


Os números do título belenense são impressionantes: 18 vitórias e 2 empates em 22 jogos, consequência de uns impressionantes 74 golos marcados e apenas 24 sofridos. Os grandes goleadores belenenses de 1945/46 foram Andrade com 19 golos, Quaresma e Armando com 14 golos.

No dia seguinte, os campeões almoçaram em Elvas a convite do presidente da edilidade local, tendo de seguida rumado a Lisboa de comboio. Feita a travessia do Barreiro ao Cais do Sodré, registou-se uma das maiores recepções da história do futebol português. Do Cais do Sodré a Belém encontravam-se milhares e milhares de belenenses, multidão entusiasta que obrigou o autocarro que transportava os novos campeões de Portugal a parar em diversas ocasiões. O destino final era a sede belenense em Belém, onde mais uma vez aguardavam milhares de pessoas para saudar Augusto Silva (o primeiro treinador português a sagrar-se campeão nacional) e os seus valorosos jogadores.

Belém até Morrer!!!