Casemiro Mior no comando técnico do Belenenses?

Depois da intensa dança de nomes, tudo indica que Casemiro Mior será o novo treinador do Belenenses.

O técnico brasileiro de 51 anos destacou-se ao serviço do Nacional da Madeira na época de 2003/04, logrando alcançar o 4º lugar da classificação e o respectivo acesso às competições europeias.

Nessa época de sonho para os nacionalistas, Casemiro Mior arrecadou uns excelentes 56 pontos em 34 jogos.
Casemiro Mior é um treinador com características ofensivas, não obstante as equipas que orienta sofrerem relativamente poucos golos. Na época que acima fazemos referência o Nacional sofreu 35 golos, dado excelente quando cruzado com os golos marcados: 56. Utilizando dois termos de comparação, o super porto de 2007/08 marcou 60 golos, e o Belenenses de Jorge Jesus apenas 37 (em 30 jogos). Curiosamente Casemiro Mior foi um excelente defesa esquerdo, tendo mesmo sido campeão do mundo de clubes em 1983 ao serviço do Grémio.

A força do Nacional de Casemiro Mior foi sem dúvida a sua capacidade ofensiva e, não menos importante, o factor casa. Treze das 17 vitórias dos nacionalistas foram obtidas no Funchal.

Outro aspecto importante em Casemiro Mior passa pela contratação de jogadores, sendo o treinador conhecido por efectuar excelentes contratações na América do sul e não só. No Nacional, Casemiro Mior "contratou" jogadores como o Ávalos, o Alexandre Goulart, o Carlos Alvarez e o Serginho Baiano (10 golos em 23 jogos).

Tão ou mais importante, Casemiro Mior tem o condão de fazer os seus jogadores renderem o máximo. Em 2002/03 o Nacional não foi além de um 11º lugar com 40 pontos, não obstante possuir jogadores com a qualidade de Rossato, Paulo Assunção e Adriano.
Qualquer destes três jogadores só se evidenciou no Nacional depois da chegada de Casemiro Mior ao clube, tendo mesmo Adriano marcado 19 golos em apenas 24 jogos.

Concluindo (e a confirmar-se a contratação) trata-se de um excelente escolha.