Bergessio no Belenenses?

Acreditamos que sim: o argentino (que interessa igualmente ao Rosario Central e a outros clubes argentinos) poderá ser emprestado ao Belenenses nos próximos dias.

E acreditamos porquê?

Antes de mais, Camacho não conta mais com o jogador (notícia Lusa de 21 de Dezembro):

"Gonzalo Bergessio revelou, esta sexta-feira, ter sido dispensado do plantel "encarnado" pelo técnico do Benfica, depois de ter sido pouco utilizado durante a primeira metade da temporada. «Camacho disse-me que não contava comigo», revelou, à partida para a Argentina, onde vai gozar de um período de férias. «O Benfica entende que o melhor é que eu não esteja. Estou triste mas o futebol é assim», considerou".

Em segundo lugar, é evidente que o Belenenses necessita de avançados e, mais importante, a SAD do benfica não desmentiu o empréstimo de Bergessio.
Atente-se à notícia do Record do passado Domingo:

"Os dois avançados que o Belenenses procura na reabertura do mercado para equilibrar o plantel podem vir do Benfica. A SAD do Belenenses está a equacionar as contratações de Pedro Mantorras e Bergessio, ambos por empréstimo dos encarnados, que, inclusive, parecem dispostos a comparticipar os (elevados) ordenados dos atletas".

Ou seja, o períodico refere explicitamente que Bergessio e Mantorras poderiam ser emprestados ao Belenenses.

Perante tal possibilidade - também avançada por outros órgãos de comunicação social - a SAD benfiquista foi rápida a emitir o desmentido em relação a... Mantorras!

"O SL Benfica SAD vem negar a autenticidade da notícia veiculada, hoje, pelo canal televisivo SIC Noticias, segundo a qual estaria a ser negociado o empréstimo do atleta Pedro Mantorras.

O SL Benfica SAD aproveita a oportunidade para confirmar que o atleta Pedro Mantorras manter-se-á integrado no seu plantel principal".

Sobre Bergessio nem uma palavra!

A SAD benfiquista desmentiu igualmente a intenção de contratar Rodrigo Alvim.

A confirmar-se o empréstimo do argentino, dois cenários colocam-se imediatamente: o ingresso de Ruben Amorim ou Rolando no benfica (não obstante o desmentido, talvez até mesmo Alvim seja uma possibilidade).

De facto, de que outra forma se poderia explicar a cedência por empréstimo, quando o benfica teria ainda que pagar boa parte do (elevado) ordenado de Bergessio?

Segue-se outra questão: a pertinência do Belenenses continuar a optar por servir de montra para jogadores emprestados (e neste caso de um jogador de um clube português).
Independentemente da qualidade do jogador, sabemos que muitos belenenses (como um dos co-editores do BAM) rejeitam pura e simplesmente qualquer empréstimo de benfica, porto e sporting.

As razões são muitas e variadas: a "humilhação" de acolher os "restos" de outros clubes; a rivalidade com esses mesmos clubes; a desmotivação desses mesmos jogadores ao serem emprestados a um clube teoricamente mais pequeno...

Independentemente destas (naturais) reservas, poderia o jogador ser útil ao Belenenses?

Antes de mais, não tem sido ao benfica...
Bergessio só actuou em três jogos na liga, somando apenas 73 minutos dentro das 4 linhas - perante tais números não surpreende que se mantenha a zero em relação a golos marcados.

E na Argentina?

Em 2006/07, actuando pelo Racing Club actuou em 32 jogos, tendo marcado 11 golos.
Em 2005/06, pelo Instituto Córdoba facturou por 6 ocasiões em 37 jogos.
Nas temporadas anteriores, ao serviço do Platense marcou 23 golos em duas épocas, mas numa divisão secundária.
Em resumo, trata-se de um jogador com números interessantes.

Estatísticas à parte, vamos ao que interessa: poderia formar uma boa dupla com Weldon, por exemplo?

Tal como Weldon, Bergessio não é um ponta de lança "puro", um finalizador por excelência, mas sim um jogador de grande mobilidade. É muito rápido, aguerrido e lutador (um pouco ao estilo de Lisandro Lopez). Tal como o seu compatriota do porto, descai muitas vezes para o lado direito. O poder de antecipação é a sua grande arma; é bom cabeceador, embora não em confronto directo com os centrais adversários.

Talvez pudesse encaixar no esquema táctico de 4x4x2 que Jorge Jesus tendencialmente utiliza, embora as suas características sejam demasiado parecidas com as de Weldon. Concluindo, seria um bom reforço (se nos abstrairmos da questão de ser emprestado - e pelo benfica) embora o plantel azul permanecesse "coxo" em relação a um "matador", a um finalizador de eleição.

Vídeos de Bergessio (golos ao serviço do Racing)