Belenenses: Morte Lenta? (I parte)
Antes de mais, um esclarecimento em relação ao título: a palavra "Morte" é aqui utilizada não no sentido literal - que o Belenenses instituição fechará portas - devendo tal "Morte" ser encarada como um "falecimento" ao nível da competitividade desportiva.
A generalidade dos belenenses sem dúvida fez um balanço positivo do ano de 2007 em termos meramente desportivos. Sobretudo a época 2006/07 - já que na presente temporada tal não tem sucedido - revelou um Belenenses forte e competitivo, um Belenenses europeu (via taça e via liga).
Perante tal realidade, seria de esperar que o clube ressurgir-se em termos humanos, que o Restelo progressivamente fosse perdendo o aspecto desolador dos últimos anos.
Como todos sabemos, tal não aconteceu. Mais: nem um clube como o Bayern de Munique, um gigante europeu, foi capaz de levar ao Restelo uma moldura humana minimamente digna.
Atente-se agora as palavras proferidas por Cândido Costa ao "microfone" do Belém até Morrer no passado mês de Outubro:
"A política que se calhar tem de ser adoptada é que mais vale, nesta fase, não olhar tanto ao lucro que um estádio mais ou menos cheio com bilhetes caros possa dar em termos monetários, mas ao que ao nível sentimental pode dizer aos belenenses ver o estádio cheio. O que é que iria significar mais: a gente aqui ter tido 6000/7000 pessoas no jogo com o Bayern de Munique a pagar 40 euros? Ou teria sido melhor ter o estádio cheio com os preços mais baratos? Teria sido melhor perder algum dinheiro – mesmo se fosse o caso – mas ganhar uma “fotografia” de um estádio cheio, acreditar que poderia ser sempre assim. Para aquele belenense – que é o teu caso – que vem sempre ao Restelo seja com quem for, nada iria dar mais convicção do que ter o estádio cheio, DE QUE é possível ter sempre o estádio cheio.
O que é que isso criou? Criou a imagem que nem Bayern de Munique enche o estádio. Para as pessoas que vêm cá todos os dias, é desanimador. E isto é marketing. Eu acho que o Belenenses tem de apostar mais no marketing, levar mais gente ao Restelo".
Nem mais: marketing, marketing e mais marketing...
O quadro que se segue apresenta os números oficiais em termos de espectadores por clube:
Parece anedota mas é algo muito sério: em 7 jogos (um dos quais frente ao benfica) o Restelo contou com somente 15.238 espectadores, ou seja, uma média 2.176 espectadores por jogo!
O quadro seguinte diz respeito somente aos jogos do Belenenses:
O Belenenses vs Estrela e o Belenenses vs benfica, dois derby´s de Lisboa, contaram respectivamente com 1.429 e 3.833 espectadores, ou seja, menos de 4 mil pessoas num jogo com o benfica!
Em termos gerais, note-se que o Vizela e o Santa Clara, da divisão de Honra, têm melhor média de espectadores do que o Belenenses.
Para onde caminhamos?
Continua...
A generalidade dos belenenses sem dúvida fez um balanço positivo do ano de 2007 em termos meramente desportivos. Sobretudo a época 2006/07 - já que na presente temporada tal não tem sucedido - revelou um Belenenses forte e competitivo, um Belenenses europeu (via taça e via liga).
Perante tal realidade, seria de esperar que o clube ressurgir-se em termos humanos, que o Restelo progressivamente fosse perdendo o aspecto desolador dos últimos anos.
Como todos sabemos, tal não aconteceu. Mais: nem um clube como o Bayern de Munique, um gigante europeu, foi capaz de levar ao Restelo uma moldura humana minimamente digna.
Atente-se agora as palavras proferidas por Cândido Costa ao "microfone" do Belém até Morrer no passado mês de Outubro:
"A política que se calhar tem de ser adoptada é que mais vale, nesta fase, não olhar tanto ao lucro que um estádio mais ou menos cheio com bilhetes caros possa dar em termos monetários, mas ao que ao nível sentimental pode dizer aos belenenses ver o estádio cheio. O que é que iria significar mais: a gente aqui ter tido 6000/7000 pessoas no jogo com o Bayern de Munique a pagar 40 euros? Ou teria sido melhor ter o estádio cheio com os preços mais baratos? Teria sido melhor perder algum dinheiro – mesmo se fosse o caso – mas ganhar uma “fotografia” de um estádio cheio, acreditar que poderia ser sempre assim. Para aquele belenense – que é o teu caso – que vem sempre ao Restelo seja com quem for, nada iria dar mais convicção do que ter o estádio cheio, DE QUE é possível ter sempre o estádio cheio.
O que é que isso criou? Criou a imagem que nem Bayern de Munique enche o estádio. Para as pessoas que vêm cá todos os dias, é desanimador. E isto é marketing. Eu acho que o Belenenses tem de apostar mais no marketing, levar mais gente ao Restelo".
Nem mais: marketing, marketing e mais marketing...
O quadro que se segue apresenta os números oficiais em termos de espectadores por clube:
Parece anedota mas é algo muito sério: em 7 jogos (um dos quais frente ao benfica) o Restelo contou com somente 15.238 espectadores, ou seja, uma média 2.176 espectadores por jogo!
O quadro seguinte diz respeito somente aos jogos do Belenenses:
O Belenenses vs Estrela e o Belenenses vs benfica, dois derby´s de Lisboa, contaram respectivamente com 1.429 e 3.833 espectadores, ou seja, menos de 4 mil pessoas num jogo com o benfica!
Em termos gerais, note-se que o Vizela e o Santa Clara, da divisão de Honra, têm melhor média de espectadores do que o Belenenses.
Para onde caminhamos?
Continua...
|