
Quiosque Azul.
VERSATILIDADE É ARMA AO SERVIÇO DE JESUS - Fonte O Jogo.
"A concorrência na frente de ataque do Belenenses é grande, que o diga Mendonça, que terá de fazer valer a sua versatilidade para se impor na equipa do Restelo. Habituado a figurar entre os atacantes das equipas por onde passou, nomeadamente no Varzim e na selecção de Angola – onde é colega do amigo Mantorras –, Mendonça tem vindo a ser testado por Jesus em lugares mais recuados, concretamente nos vértices laterais e no mais adiantado do losango que o treinador preconiza. Habituado a fazer da velocidade arma para vencer, Mendonça poderá, em posições mais recuadas, fazer aquilo de que tanto gosta: ultrapassar os adversários com rapidez, deixando-os a fumegar atrás de si.
Simpatia e afabilidade tornam o versátil angolano num dos reforços com maior capacidade de se adaptar às contingências posicionais que a equipa possa necessitar. Tal como o fez na vida – foi nos bairros pobres de Luanda que começou a despontar para o futebol –, Mendonça vai lutar para tentar singrar com a cruz de Cristo ao peito. Sabe que a tarefa não será fácil, porém, à semelhança das dificuldades ultrapassadas aquando do controlo positivo de dopagem, em Abril de 2004, que o deixou parado em casa durante três meses, o avançado tem noção de que a determinação terá de prevalecer. A mesma determinação que teve quando, em 2000/01, viajou sozinho para a Póvoa do Varzim à procura do sonho: o sonho de ser uma figura marcante no futebol luso. Ainda não o conseguiu ser, mas as lágrimas que derramou, quando passou Natais sozinho, longe dos entes queridos, podem não ter sido em vão. Decidido e agradecido a quem o ajudou a subir na vida v Rogério Gonçalves, o treinador, e Lopes de Castro, o presidente e amigo poveiro –, Mendonça quer oferecer futebol e golos ao país que o acolheu e, agora com a cruz de Cristo cravada no peito, pretende continuar a deixar uma marca positiva, como tem feito, por onde passa. Quem sabe se não chegará onde ambiciona? A um grande? O desejo está lá, e os grandes, esses, já estiveram à espreita. Umas vezes foi falatório, em outras foi a diferença de bolsas e números a determinar o seu futuro, mas ainda não se esgotou o tempo para o aparecimento de oportunidades".
FOBIA
Obrigado pela família, Mendonça tem no McDonald’s um local pouco desejado – nem é grande adepto da comida comercializada no espaço – e lá tem de fazer uma companhia sofrível ao resto da linhagem, até porque os seus gostos alimentares estão mais virados para o bacalhau ou para a muamba. Em Angola, fica-se por uma boa dose do prato africano e, em Portugal, um bacalhau frito é o eleito.
MÚSICA
Além dos passeios em família na praia e nos centros comerciais – onde a ida ao cinema faz parte do roteiro –, o avançado angolano adora um bom kizomba para animar. Kuduro é coisa que não agrada, a confusão é grande, e o kizomba puxa mais para a suavidade apreciada por Mendonça. Os ritmos brasileiros são igualmente apreciados.
ORGULHO
Representar a selecção do seu país é naturalmente motivo de orgulho para Mendonça, que conheceu um momento alto com a camisola de Angola no último Mundial da Alemanha. A experiência foi gratificante, e o atleta já pensa na África do Sul’2010.
SAUDADES
Em tempo de pré-época, as saudades apertam, mas por culpa… própria. Longe da família, por opção, Mendonça tem a mulher em Angola durante este período, bem como os filhos, pois não quer que a companheira de uma vida se sinta só em Lisboa. Lá para Agosto, o clã Mendonça volta a reunir-se.
TERESA HERRERA É POSSIBILIDADE - Fonte O Jogo.
"O Belenenses foi convidado pelo Real Madrid – clube que este ano é responsável pela organização da prova – para participar o Torneio Teresa Herrera que decorrerá entre próximos dias 8 e 10 de Agosto na cidade espanhola da Corunha. A formação belenense poderá juntar-se aos espanhóis do Real Madrid e Deportivo da Corunha, bem como aos italianos da Atalanta na disputa da edição 2007 da prova internacional que já teve como participantes o Benfica, FC Porto, Sporting ou Vitória de Setúbal. O Belenenses foi contactado pelo departamento comercial e marketing do Real Madrid para o efeito e a oficialização da presença do clube na competição está por horas". Adutores limitam Devic.
"Devic continua ausente dos trabalhos com o restante grupo de trabalho. O defesa-central sérvio tem vindo a efectuar trabalho de recuperação física tendo em vista debelar os problemas que tem vindo a denotar nos adutores, em particular na perna esquerda com o fisioterapeuta António Gaspar que na presente temporada vai colaborar com o Belenenses. Costinha continua o plano de recuperação da intervenção cirúrgica a que foi submetido e só regressará aos treinos sem limitações dentro de duas a três semanas".
O DUPLO DE LIEDSON - Fonte O Jogo.
"Goleador – é essa a fama que Nicolás Muñoz traz sublinhada no seu nome, e já há quem diga que, para os lados do Restelo, que o Belenenses também tem um “levezinho”, numa alusão a Liedson e às parecenças físicas que existem entre ambos… No entanto, golos é algo que o panamiano não promete. “Nunca prometo golos, apenas muito trabalho. Espero poder marcar algumas vezes e ajudar a equipa a atingir os seus objectivos”, começou por referir, garantindo de imediato que a adaptação ao grupo tem sido “boa” e que está satisfeito por ter seguido as pisadas dos compatriotas Gabriel Gómez e Garcés: “Estivemos na Gold Cup juntos. O Garcés é um grande jogador e disse que o Belenenses é uma boa oportunidade para me mostrar e que tinha uma equipa de qualidade e com excelentes jogadores.” Muñoz deixa, como cartão-de-visita para quem ainda não teve oportunidade de o ver em campo, a “velocidade e capacidade de remate”, aspectos tidos como pontos mais “fortes”, e desvenda que Jesus lhe pediu precisamente para colocar em campo toda a sua “mobilidade” para atingir os objectivos da equipa. E, na mente de Muñoz, já existe um bem definido: “A UEFA? É uma boa montra. Muito importante para um jogador. Espero passar à fase de grupos.”"
Nicolás Muñoz: «Velocidade e remate são o meu forte»
AVANÇADO PANAMIANO APRESENTA-SE - Fonte Record.
"Nicolás Muñoz está radiante pela mudança de El Salvador para Portugal. “Sinto-me muito bem aqui. Os companheiros têm tornado fácil a minha integração no grupo, estou bem fisicamente e agora espero ajudar o Belenenses a ganhar coisas em Portugal e a fazer uma boa carreira na Europa”, afirmou, convicto, o avançado panamense, após o primeiro treino do estágio.
Em jeito de apresentação aos adeptos azuis, NicoGol foi directo. “Os meus pontos fortes são a velocidade e o remate. O técnico já falou comigo, pediu-me mobilidade na frente de ataque e vou tentar fazer o melhor possível”, garantiu, não quantificando promessas de golos: “É claro que espero marcar muitos, mas só prometo trabalho. Aqui o futebol é mais rápido e isso é bom.”
NicoGol chega ao Restelo para render Garcés, colega de selecção com quem falou durante a recente Gold Cup, nos EUA. “Conversámos e ele disse-me para não hesitar em vir para o Belenenses pois era uma boa oportunidade. Agarrei-a e agora quero ajudar a equipa a chegar à fase de grupos da Taça UEFA”, frisou".






|