Belenenses no Torneio Teresa Herrera



Nos Trilhos da História:

O Teresa Herrera é um dos torneios com mais prestígio em todo o mundo, remontando a sua primeira edição ao longínquo ano de 1946 – vitória do Sevilha por 3-2 sobre o Atlético de Bilbau. O Torneio galego apresenta na sua vitrina de ouro vencedores como o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern de Munique, entre outros. Nos últimos sete anos, o troféu foi conquistado pela equipa da casa, o Desportivo da Corunha.

Tradicional torneio de verão espanhol disputado em La Corunha, foi criado em 1946 para arrecadar fundos para o Hospital de Dolores, fundado no final do século XVIII por Teresa Margarita Herrera y Posada. De origem humilde, ela dedicou 36 anos de sua vida cuidando de velhos, doentes e pobres da cidade.

Entre os participantes, encontram-se clubes de mais de 70 países diferentes.

O Belenenses, na sua bonita e grandiosa história, participou em vários torneios em Espanha, tendo jogado também em diversas ocasiões com o Real Madrid.
Aqui deixamos alguns exemplos:

14-12-1947. Jogo de inaguração do Estádio de Chamartín (Posteriormente Santiago Bernabéu).
REAL MADRID 3 – BELENENSES 1 Golos: (J. Alonso 2, Barinaga) (Quaresma)
Real Madrid:Calleja; Clemente, Corona, Pont (Ortiz), Ipiña, Huete, Alsuá, J. Alonso, Barinaga, Molowny, Vidal.
Os Belenenenses:Serio; Vasco, Feliciano, Amaro, Figueiredo, Serafim, Rocha, Quaresma, Teixeira, Duarte, Narciso.

Em 14 de Dezembro de 1972, o Belenenses deslocou-se mais uma vez ao Santiago Bernabéu, por ocasião do 25º aniversário da inauguração do estádio do colosso espanhol. Curiosamente Eusébio jogou pelo Real Madrid, já que o jogo serviu também como jogo de despedida de Francisco Gento, vencedor de 12 ligas espanholas. A partida terminou com a vitória do Real Madrid por 2-1.

1975 – Belenenses vence o Torneio de Santander.
O Belenenses participou ainda em Espanha em torneios como o de Santander, disputado no El Sardinero, estádio do Racing de Santander, um prestigiado torneio de Verão disputado desde 1971. Convidados para a edição de 1975, além do Belenenses – que se sagrou vencedor - estavam presentes os húngaros do Honved e, o clube local, o Racing de Santander.
No Belenenses pontificavam nomes como Quaresma, Godinho, Gonzalez, Freitas, Pietra, Sambinha, Alfredo, Ernesto, João Cardoso, Melo, Isidro, etc. Apesar da saída de Quinito, no final da época de 1974/75, o Belenenses reforçara o ataque com Vasques que se viria a revelar um bom reforço.
O torneio decorreu em três dias consecutivos. O Belenenses começou por empatar com a equipa da casa a uma bola, mas venceria o Honved por 4-2, o que, face à vitória deste último sobre o Racing de Santander no último dia do torneio (por 3-1), deu a vitória final.

No Verão de 1978, o Belenenses foi convidado para participar num torneio organizado pelo Atlético de Bilbau e em que participaram também, nesse mesmo ano, clubes tão prestigiados como o PSV ou o Fluminense. O Azuis do Restelo empataram a um bola com o clube organizador.

14 de Agosto de 1980 - XXII Troféu Cidade de Palma (Palma de Maiorca)REAL MADRID 2 - BELENENSES 1
Real Madrid:G. Remón; P. García, Camacho, G. Navajas, Benito, Stielike, Juanito, Angel(Gallego), Santillana, G. Hernández, Isidro(Rincón).
Os Belenenses:Delgado; Lima, Alhinho, To Zé, C. Pereira, Nogueira (P. da Rocha), Isidro, Baltasar, Djao, Moisés, González.