Quiosque Azul



Versatilidade é arma...

"Terceiro jogo, terceira vitória – e golos sofridos, esses, nem vê-los. Começa a tornar-se usual dizer que o Belenenses tem um plantel de qualidade e com capacidade para tentar igualar feitos do ano transacto, porém é a versatilidade dos seus atletas que mais sobressai jogo após jogo. As limitações em termos numéricos no centro da defesa mantêm-se, o que pode colocar alguns problemas na consolidação do sector, no entanto o registo – ainda que seja perante adversários de pouca monta, como são os casos da formação do Sindicato dos Jogadores, Sintrense e Odivelas – imaculado ao nível dos golos sofridos deixa antever que a bitola de qualidade em relação a outros sectores não é inferior.

Jesus aproveitou o jogo frente ao Sintrense para testar uma das soluções tácticas que adoptou, na época anterior, sobretudo nos desafios extramuros. Recuperou o 4x3x3 e deu a Hugo Leal a missão de organizar o jogo ofensivo belenense. Apostou na troca posicional de alguns atletas e nas mutações de sistema durante o encontro, em função das movimentações do adversário. Tirou boas ilações.

Mantendo a defesa, com Cândido Costa na direita, Rolando e Brandão no eixo e Alvim na esquerda, Jesus recorreu a um meio-campo de combate, com Gómez a pivô defensivo e Hugo Leal numa posição mais central na zona de construção, Mendonça numa espécie de segundo avançado – em constante permuta com o extremo-direito Rafael Bastos –, atrás de Roncatto, que teve ainda o apoio de Fernando no flanco esquerdo.

O conjunto mostrou qualidade de jogo e conhecimento táctico para o que Jesus pretende. As permutas dos homens da frente, com a mobilidade e a técnica de Roncatto, podem ser uma arma a ter em conta na temporada. Aliás, as características dos cinco avançados existentes no plantel dos azuis encaixam na perfeição numa esquematização táctica cuja capacidade de movimentação é indubitavelmente necessária. Em suma, nota positiva para o teste efectuado.

A matriz habitual, o 4x4x2 losango, foi testada na segunda metade do encontro – rijo para esta fase –, mas a qualidade de jogo, essa, decresceu. As opções qualitativas e quantitativas do grupo, contudo, estão lá.


Belenenses 1 - Odivelas 0
Campo do Sintrense| Sintra
Árbitro | Jorge Coroado

Belenenses
T Jorge Jesus
Marco; Cândido Costa, Rolando, Gonçalo Brandão e Rodrigo Alvim; Gabriel Gomez, Hugo Leal e Mendonça; Rafael Bastos, Fernando e Roncatto.
Jogaram ainda: Amaral, Rúben Amorim, Silas, José Pedro, Muñoz e Sandro Moreira.

Odivelas
T Rui Gregório
Márcio Santos; Saramago, Paulo, Sílvio e Gabriel; Vasco, Hélder Costa, Oumar e Ibraima; Filipe e Semedo.
Jogaram ainda: Rodrigo, Paulinho, Babo, Cabral, Samarra e Flávio.

Ao intervalo [1-0]

Golos
[1-0] Fernando, 4 "


Fonte: Jornal O Jogo