Semana "Restelo cheio" no Belém até Morrer (III)

Terminamos hoje a série de 3 artigos que nos propusemos realizar. Tivemos como ambição iniciar um debate através da apresentação de algumas ideias que visam revitalizar o nosso Estádio do Restelo.
Depois das bancadas central nascente e superior norte, é a vez de nos debruçarmos sobre a bancada central poente, a bancada dos sócios portanto.
Trata-se de uma bancada – 1ª e 2ª anel – com uma capacidade a rondar os 8 mil lugares.
Encontra-se normalmente muito despida, tendo em média talvez 2000 espectadores.
Que medidas podem ser tomadas para melhorar substancialmente esta cifra?
Não é fácil, visto tratarem-se de sócios que pagam quota mensal (e ainda bilhete de jogo) e que ainda assim optam em muitos casos por não assistir aos encontros. Aqui poderíamos regressar à velha questão dos jogos televisionados e que ocorrem à noite e a dias de semana. Não o vamos fazer, visto que mudanças (que seriam fundamentais na temática das fracas assistências) a este nível passam por acções de ruptura que em grande medida ultrapassam os próprios clubes – que assinaram contratos televisivos muito prolongados e tudo o mais.

“Sector 1” – Bancada poente central.
Trata-se da bancada dos sócios que possuem lugares cativos.
Para além deste facto, trata-se igualmente de uma bancada para a qual existe a chamada “quota azul”, uma espécie de bilhete de época – os portadores desta quota pagam 25 euros mensais, tendo direito a assistir a todos os jogos do Belenenses acompanhados por 3 convidados. A quota azul é paga mensalmente.
Pensámos que o conceito do bilhete de época teria de ser revisto. Antes do mais, deveria corresponder ao ano desportivo e não ao ano civil. Actualmente são cerca de 300 os associados que aderiram à quota azul. Cifra baixa, baixíssima…
25 euros mensais significam 300 euros anuais, um valor que consideramos demasiado alto. Por outro lado, o bilhete de época deveria ser independente da quota mensal.
Sugerimos um bilhete de época, um “passe azul” a rondar os 60/70 euros para o que designamos de sector 1 no nosso esquema. Incluiria (no máximo) um convite para cada um dos 15 jogos da época. Em caso do portador do “passe azul” desejar levar mais do um acompanhante, estes pagariam um bilhete de 7,5 euros.

“Sector 2” – Bancada poente central.
O conceito do bilhete de época teria de ser implantando também neste sector. Propomos um “passe azul” anual a rondar os 45/50 euros para este local do estádio. Os seus portadores teriam igualmente direito a um convite.
Actualmente a época é composta por 15 jogos caseiros para o campeonato, representando esta quantia preços por jogo abaixo dos 4 euros.
A quota suplementar por jogo para os associados que optem por não aderir ao “Passe azul” deveria, em nossa opinião, baixar de 6 para 5 euros. Os bilhetes de acompanhante neste caso situar-se-iam também nos 7,5 euros. Os sócios menores de 18 anos ficariam isentos de pagar a quota suplementar, acedendo aos jogos gratuitamente.

Propomos ainda subir a quota mensal do Belenenses para os 10 euros - os verdadeiros belenenses seriam compensados com a descida dos preços nos jogos de futebol e os restantes, os que simplesmente praticam desporto no nosso clube pagariam uma quantia mais justa.

Estas seriam as medidas gerais em termos de preços que proporíamos. Os bilhetes de época teriam de ser convenientemente publicitados, sendo igualmente necessário realizar uma campanha de angariação de novos sócios e recuperação dos que o foram mas que por qualquer motivo deixaram de ser.
Através destas medidas poderia ser realizar a articulação com as medidas a implementar nas restantes bancadas – nascente e norte. Teriam de ser colhidos os frutos da bancada “Avós e Netos”, da bancada “sub 16”, do bilhete “antigo sócio” e da bancada “o 4º grande somos nós” (destinada aos belenenses que não habitem nos distritos de Lisboa e Setúbal). A angriação de novos sócios passaria em grande medida por estes espectadores que seriam atraidos ao Restelo.

Preconizamos outras medidas complementares que visam a criação que espaços úteis para os associados que desejem deslocar-se ao estádio do Restelo nos dias dos jogos. A primeira das quais seria a criação do “espaço criança”, um local recreativo e didáctico – desenvolvido e supervisionado por profissionais na área da educação – onde as crianças e os jovens belenenses pudessem se divertir nas horas que antecediam os jogos (e mesmo durante o decorrer destes se os pais assim o desejassem). Poderiam ser adquiridos pelo clube, por exemplo, um insuflável que reproduzisse o estádio do Restelo, matraquilhos humanos, etc, etc. O espaço criança – a instalar por exemplo no polidesportivo nos dias dos jogos - poderia facilmente ser financiado (e rentabilizado) através da venda de pipocas, refrigerantes, algodão-doce, gomas, gelados… e também brinquedos e outros produtos infantis a criar de marca belenenses.

E assim terminamos. Esperamos ter contribuído, ainda que de forma modesta, com ideias válidas para encher a casa de todos os belenenses: o Estádio do Restelo. Grande parte do futuro do nosso clube passa por reaproximar os adeptos azuis do Belenenses, sendo o nosso estádio o veículo privilegiado para tal desígnio.
Nota final: as ideias aqui apresentadas – que iniciam um debate que pretendemos participado e profícuo – serão o ponto de partida para um documento a ser entregue à direcção do Belenenses que for eleita no dia 28 de Abril. O documento final será redigido tendo em conta as sugestões dos leitores no decorrer desta série de artigos.

PARTICIPEM!!!