Semana "Restelo cheio" no Belém até Morrer (II)

Depois de termos apresentado ontem algumas ideias que visavam trazer mais espectadores à bancada central nascente do nosso Estádio do Restelo, hoje dedicaremos a nossa atenção à bancada superior norte.
Trata-se de uma bancada com capacidade para cerca de 7 mil espectadores, mas que, infelizmente, se encontra praticamente deserta jogo após jogo.
Dividimo-la em três sectores distintos – 1, 2 e 3 no nosso esquema – meramente virtuais, já que não prevemos nem defendemos barreiras físicas na referida bancada. Por outras palavras, trata-se de uma divisão não real justificada somente por melhor se enquadrar no nosso esquema explicativo.

Uma ressalva prévia: as ideias que apresentaremos são válidas para todos os jogos da liga com excepção dos encontros face ao Sporting, ao porto e ao Benfica – a especificidade destes jogos requer necessariamente alguns ajustamentos.

Abstraímo-nos intencionalmente de apresentar soluções para o primeiro anel da bancada norte, visto se tratar de um local com pouca visibilidade para as 4 linhas.

“Sector 1” (virtual) – Bancada Norte superior.
Este será, segundo o nosso esquema, o sector “sub 16”.
Tal como o nome indica, seria destinado aos menores de 16 anos.
O acesso seria gratuito, funcionando através de convites. Como já anteriormente referimos, a “política” de ceder convites tem de ser analisada com muita atenção. Pagando os sócios belenenses bilhete de jogo – para além da cota mensal – os convites, bilhetes gratuitos portanto, têm de ser entregues segundo uma lógica de aposta no médio e longo prazo. Temos consciência que as nossas ideias até este momento assentam maioritariamente na cedência de convites. Não se trata de uma coincidência. Há que plantar hoje para amanhã colher os frutos.
Assim, consideramos indispensável a entrega de convites nesta fase inicial do reavivar do estádio do Restelo. Mas, com critério…
Em relação à bancada central nascente, o nosso critério foi desportivo e social em relação à bancada “avós e netos”, visto que o público alvo são os reformados – que geralmente contam com pensões muita baixas – e também as crianças, e a formação destas enquanto belenenses do futuro passa de sobremaneira pela sua comparência no Restelo aquando dos jogos de futebol.
É precisamente este o critério que justifica a entrega de convites a menores de 16 anos. Actualmente não é fácil que os jovens se tornem belenenses. Muito pelo contrário. Para além da “concorrência directa” dos clubes de Lisboa (Sporting e Benfica), surgiu nos últimos 20 anos a “concorrência portista”.
Embora não possuamos dados concretos acerca desta temática, cremos que uma esmagadora maioria dos jovens belenenses herdam o amor ao clube dos seus familiares. E grande parte desta tal “herança” é presencial, ou seja, o factor decisivo na formação dos jovens belenenses é frequentarem o Estádio do Restelo.
Na sequência deste raciocínio, pensamos ser fundamental atrair jovens ao nosso estádio, e os convites são importantíssimos neste processo. Pensámos que o Belenenses, a médio prazo, só terá a ganhar.
A forma de colocar esta ideia em prática seria relativamente simples: o Belenenses necessitaria de contactar um x número de escolas – sobretudo as que se encontram na área de envolvência do Restelo – e publicitar a iniciativa com o auxílio das associações de estudantes. Consoante a dimensão de cada escola calcular-se-ia um número de convites a ceder, convites esses que seriam levantados no dia do jogo no Restelo após apresentação do Bilhete de Identidade e do cartão da escola. No acto de entrega do convite deveria ser facultado um prospecto – que incluísse uma proposta de sócio – que informasse os jovens acerca das modalidades que o Belenenses pratica, assim como outras informações pertinentes.

“Sector 2” (virtual) – Bancada Norte superior.
Em relação aos lugares de venda ao público, pensámos que será de todo o interesse praticar uma política de preços baixos. Quando um clube, como é o caso do Belenenses, tem muitos lugares disponíveis e não os consegue vender, a redução dos preços é uma forma quase obrigatória de trazer mais espectadores aos jogos e assim rentabilizar melhor as suas infra estruturas.
Para a superior norte, defendemos um preço por bilhete para o público em geral que se situe na ordem dos 10 euros.

“Sector 3” (virtual) – Bancada Norte superior.
Em nosso entendimento, o maior desafio que se apresentará à direcção eleita no dia 28 de Abril será, no que diz respeito à captação de espectadores e sócios, atrair novamente à família belenense os antigos sócios do clube que por uma razão ou outra deixaram de pagar as quotas e de frequentar o estádio do Restelo.

Pensamos ser fundamental apurar todos os sócios nestas condições e contactar com o maior número possível. Deverão situar-se, quantitativamente, na ordem dos muitos milhares.
A situação ideal seria que estes antigos sócios belenenses se tornassem novamente sócios de plenos direitos (e deveres).
Entretanto, pensamos que seria conveniente criar um bilhete “antigo sócio”, que possibilitasse a sua aproximação progressiva ao clube. Assim, sugerimos veementemente que seja criado e publicitado o bilhete “antigo sócio”, para o qual sugerimos a quantia de 7,50 euros. Paralelamente, teriam de ser criadas as condições para que estes antigos sócios regularizassem a sua situação. Antes de mais, no acto de venda do “bilhete antigo sócio” – no qual seria obrigatório apresentar o cartão de sócio, o actual ou qualquer um dos anteriores - teriam que se encontrar propostas de sócio disponíveis. Os antigos sócios ficariam isentos do pagamento das quotas em atraso.
Complementarmente, teria de ser criado nos dias dos jogos um gabinete “antigo sócio” a funcionar na superior norte. Aí, os antigos sócios (e também os jovens que usufruíssem de convites) poderiam receber esclarecimentos vários e, se assim o desejassem, regularizar a sua situação.

Numa primeira fase, ou seja, no decorrer da próxima época, seria muito satisfatório se se atingisse uma média de 2.500 espectadores na bancada superior norte.

Perante tal possibilidade de afluência de público à bancada superior norte, teria de ser criada, nos dias dos jogos, uma dependência da loja azul (a loja móvel é uma possibilidade) dentro ou nas proximidades da referida bancada. A opção Rua Ilha da Madeira seria a mais conveniente para a loja azul móvel, visto se situar na zona de acesso quer à bancada central nascente, quer à bancada superior norte.

Amanhã apresentaremos as nossas ideias relativas à bancada central poente (bancada dos sócios) da casa de todos os Belenenses: o Estádio do Restelo.Nota final: as ideias aqui apresentadas – que iniciam um debate que pretendemos participado e profícuo – serão o ponto de partida para um documento a ser entregue à direcção do Belenenses que for eleita no dia 28 de Abril. O documento final será redigido tendo em conta as sugestões dos leitores no decorrer desta série de artigos.


PARTICIPEM!!!