Cruzados esmagam Vitória em Setúbal.

Apesar da hora matinal cerca de 15 furiosos responderam à chamada e deslocaram-se até Setúbal para apoiar o andebol belenense no primeiro jogo dos quartos de final do playoff da Liga de Andebol.
Tratou-se de uma demonstração inequivoca da categoria do plantel azul, tendo sido implacável e autoritária a reacção dos jogadores face a esta importante partida.
Desde muito cedo o 7 azul, jogando com extrema velocidade, se impôs na partida sendo evidente para todos os presentes que o jogo não teria história no que diz respeito ao vencedor.
Assim, aos 12 minutos os cruzados venciam já por 8-4 e aos 23 minutos por 14-9, indo para o intervalo a ganhar com uma diferença de 6 golos - 12:18. Os segundos 30 minutos não trouxeram novidades, servindo simplesmente para confirmar e ampliar a diferença no resultado: vantagem azul confortável aos 38 minutos, por 21-15 e aos 49 minutos, por 29-17, ou seja 12 golos de diferença que deixavam qualquer espécie de dúvida quanto à superioridade dos azuis e quanto ao desfecho do encontro. Nos último 10 minutos do encontro os cruzados abrandaram um pouco o ritmo do jogo, circunstância que se reflectiu no resultado final: 22:32.
O treinador azul, José Tomás, considerou que o Belenenses chegou a vitória porque jogou “sempre concentrado a defender”, e, acrescento eu, porque foi implacável a atacar, algo notável se tivermos em conta a ausência de João Pinto (afastado por lesão) precisamente o melhor concretizador azul. Notas de destaque individual para Pedro Spínola (4 golos), jogador geralmente pouco utilizado mas que deu, tal como frente ao Águas Santas, mostras de categoria e personalidade; também para Tiago Silva que com 9 golos foi o melhor marcador da partida - tratou-se provavelmente da melhor exibição deste jogador envergando a camisola azul; finalmente resta destacar as excelentes exibições dos jovens cruzados - nomeadamente Nelson Pina, Bruno Moreira e também Nuno Roque - que desde o primeiro minuto de jogo demonstraram que o talento supera em muito a potencial inexperiência e nervosismo em jogos de playoff.
Últimas palavras para os adeptos azuis presentes (cerca de 40), nomeadamente para os furiosos que com os seus cânticos praticamente contínuos criaram um ambiente propício à exibição azul dentro das 4 linhas. Os gritos de incentivo das bancadas fizeram sem dúvida que o factor casa se desvanecesse completamente - ainda assim importa salientar a presença dos ultras sadinos, nomeadamente os nossos amigos do VIII exército e também os Furações Sadinos, com uma boa prestação vocal sobretudo na primeira parte.
Finalmente resta-me informar que o segundo jogo do playoff disputar-se-à no próximo Sábado, no Restelo, pelas 19 horas, sendo a entrada livre.

RUMO AO TÍTULO! FORÇA CRUZADOS!