Do céu ao inferno, do inferno ao céu?

"RUMO A EUROPA", é mesmo o que está escrito naquele poster afixado no Restelo pela direcção do Belenenses no início da época, para o qual o engenheiro Cabral Ferreira aponta sorridente. Parece ter sido há séculos, mas não foi, decorria o mês de Agosto de 2005.
Baptizei este artigo com um título que apesar de pessimista deixa aberta uma pequena porta de esperança para o futebol do Belenenses nesta época, entenda-se esperança no sentido de um resto de campeonato tranquilo, nada mais.
A paixão clubistica não é, felizmente diria, um sentimento "racional" ou "mental", mas algo que se pode caracterizar de emotivo, apaixonado, mesmo "irracional" no sentido que nos fazer dizer e escrever frases que geralmente não escreveríamos ou diríamos. É "coração" e não "cabeça". Mais: a paixão clubistica inspira-nos um sentimento de esperança que, ano após ano, nos faz acreditar em algo que a realidade quase sempre nega.

Pensei em dada altura, com a chegada de um novo ano e a entrada da superliga na segunda volta, fazer uma espécie de balanço geral do que foi o campeonato do Belenenses até este preciso momento. Apercebi-me ao avaliar a qualidade da equipa que estava a ser anacrónico, ou seja, estava a avaliar os 17 jogos desde Agosto de 2005 com o olhar actual, de Janeiro de 2006. O que é um facto, e eu comprovei-o amargamente, é que este plantel, horrivel neste momento, foi já para mim excelente, e não há muito tempo. E aqui é que começa a "irracionalidade" ou se quisermos a grande emotividade da paixão clubistica.

Releiam, tal como eu o fiz envergonhado, as minhas próprias palavras, expressas neste mesmo blog em meados de Setembro - dia 13 - na sequência da vitória azul em Penafiel (3:0):

"O que dizer do jogo?Com uma táctica de inspiração e transpiração assistimos ao acordar de um gigante adormecido, duma longa sesta de quatro ou cinco anos (isto se não quisermos chamar-lhe hibernação de década e meia).Palavras superlativas e embalos poéticos à parte, senti realmente, sobretudo no decorrer da segunda metade do encontro, que o Belenenses, um Belenenses grande também dentro das quatro linhas, havia renascido dos moldes de vitória e glória de deuses demíurgos de cruz de cristo ao peito".


Pois é... há dias em que, embora embriagados pela facilidade de certas vitórias, deveríamos deixar o teclado de lado. Ou não? Serão minhas frases simplesmente estúpidas, irrealistas, primáriamente emotivas, ou, ao invés, serão reveladoras de uma grande paixão clubistica que ultrapassa felizmente a minha racionalidade, vinda do coração? Por outras palavras: O Belenenses pensa-se ou sente-se?
Antes de responder vasculhei os arquivos de alguns dos mais importantes blogs da excelente blogosfera Belenense e reli os artigos escritos mais ao menos por aquela época, aquando da 3ª jornada. "Diz" assim o blog Belém Integral no dia 15 de Setembro:

"Candidatos... Refiro-me ao título! O Belenenses com a equipa que tem, não fora os “imponderáveis”, (sistema que rodeia a arbitragem, incluindo a comunicação social), seria este ano um candidato possível, atendendo à equipa que tem... Claro que se nos chegarmos aos lugares do “dinheiro”, iniciar-se-á de imediato uma campanha para nos desalojar: contemos com espoliações, provocações e castigos, assédio aos nossos jogadores nucleares, etc., etc.Mas, se por um acaso tivermos coragem e serenidade para enfrentar tudo isso, e se a sorte não nos virar as costas nos momentos decisivos... festejaremos... ao fim de mais de meio século!Estou a sonhar?Talvez."

Fiquei um pouco mais aliviado, afinal não era eu o único a escrever e a sentir o Belenenses com o coração. Continuei, curioso sobre se haveria ou não necessidade de todos os Belenenses consultarem um cardiologista, não tivessem sido também afectados pela doença do coração azul. Assim reli este comentário no blog Belenenses Sempre, expresso no dia 15 de Setembro:
"No instante em que me virei para o relvado, uma bola chutada por Meyong desenhava um arco por cima do guarda redes. Tiro-lhe as medidas e confirmo que vai entrar. Galgo os 3 degraus à minha frente a celebrar o Golo. O delírio. 3-0. Estava no céu!Grassou a festa naqueles vinte e tal minutos que ali estive. Domínio absoluto.Confiança. Bom futebol. Pastéis em delírio. Algumas dezenas apenas, mas suficientes para um ambiente em grande".

Sem dúvida a doença do coração azul havia-se alastrado e, mais grave, vinha já dos dias anteriores. Referiu o mesmo blog dois dias antes, a 13 de Setembro:
"O Belenenses disputou hoje o seu jogo correspondente à 3ª Jornada do Campeonato Nacional ... contra a equipa do Penafiel, no terreno deste. Vitória clara por uns concludentes 3-0, numa exibição personalizada e de muita classe... Como conclusão, há muito tempo que não assistíamos a uma exibição tão personalizada do Belenenses fora de portas, com golos, bom futebol e, acima de tudo, 3 pontos.Que este seja o grande incentivo para uma grande época da nossa equipa, que todos os seus adeptos já merecem".

Não estava ainda convencido. De facto não poderiamos estar todos, na blogosfera azul, afectados pela mesma doença. Certamente o blog do Belenenses não teria o coração atacado pela cor azul. Mas, verifiquei, também lá tinha chegado, e os síntomas revelaram-se agudos no dia 15 de Setembro (curiosamente dia de aniversário de meu pai, sócio do Belenenses há 60 anos):

"O jogo de segunda-feira confirmou as minhas melhores expectativas relativamente à equipa do Belenenses. Temos de facto, uma grande equipa com grandes jogadores e penso que nestas três primeiras jornadas, embora não tenha sido totalmente eficaz – uma vez que perderam o primeiro jogo – todos reconhecemos que em trabalho, esforço e dedicação a equipa esteve praticamente a 100%... Temos a melhor equipa dos últimos anos, composta por grandes jogadores, temos uma equipa técnica ambiciosa, estamos a praticar um bom futebol – actualmente temos o melhor ataque..."

E também, antes, no dia 13 do mesmo mês, o mesmo blog dera já sinais da doença:
"hoje assisti a um dos melhores jogos do Belenenses nos últimos anos, com muita, mas mesmo muita classe... Do princípio ao fim, uma lição de futebol do Belenenses e um bálsamo para os adeptos azuis. Mais do mesmo, Mister, mais do mesmo!"

A coisa começava a ficar preocupante e afinal não era eu definitivamente o único adoentado. Tratava-se claramente de um caso de saúde pública generalizada para os lados do Restelo. Palpitou assim para os lados do blog CF Belenenses:

"A equipa do Belenenses venceu esta noite, no Estádio Municipal 25 de Abril, a equipa local do FC Penafiel, por concludentes 3-0, num jogo em que a qualidade da nossa equipa foi por demais evidente, revelando, já nesta altura da época, um entendimento notável".

Então pensei que que só o blog Canto Azul ao Sul tinha escapado, não fossem eles os mais criticos, racionais e pessimistas de toda a blogosfera Belenense. Espanto dos espantos, também eles tinham adoecido, e gravemente. Tratava-se definitivamente de uma epidemia temível, que no dia 13 de Setembro teve um dia particularmente contagioso:

"O Belenenses foi hoje a Penafiel demonstrar a alguns mais pessimistas ou detractores da Imagem do Clube que se está no bom caminho para poder, no final do campeonato, aspirar a um lugar nas competições europeias.Bem sei que é muito cedo para cantar de galo, mas ainda esta tarde um lampião me perguntou qual achava que seria o resultado hoje, ao que respondi que estava a fazer a conta de trazer 3 pontos de Penafiel, deixando-o a pensar alto... Dizia o meu caro amigo e co-bloguista desta área Alexandre Trindade o seguinte:"São nos campos do Penafiel, Gil Vicente, Leiria, Naval, Estrela, Paços de Ferreira, Rio Ave, Nacional e Setúbal, que vamos ver se esta é ou não uma equipe “europeia”. "Ora bem, a fazer fé na perspectiva do Alexandre, da qual não discordo, penso que estamos mais que no bom caminho."

Já sem esperança, aferi se a terrível doença do coração azul tinha ou não também atingido o blog Ser Belenenses. Caso gravissímo, doença já em estádio terminal, com síntomas inequivocos igualmente naquele fatídico 13 de Setembro:

"Esta 3ª jornada propiciou uma retumbante e folgada vitória Azul em Penafiel.Esta vitória teve tanto de espectacular quanto de concludente, alicerçada numa excelente exibição colectiva aonde seria injusto realçar algum jogador em especial. No entanto esta exibição deverá ter deixado Scolari com algumas ideias acerca de 3 dos jogadores em melhor momento de forma no campeonato nacional , refiro-me a Pelé, Silas e José Pedro".

Bem, não há mesmo nada a fazer, sofriam todos tal como eu, em Setembro e agora, de uma doença que os acompanhará até ao dia de suas mortes.

Repito minha pergunta acima citada: "O Belenenses pensa-se ou sente-se?"

Bem, parece-me que todos, em conjunto, já respondemos...