Jogador azul da semana: Reggie Moore.

Inauguramos hoje, no Belém Até Morrer, uma nova rubrica semanal que pretende destacar o atleta azul com melhor prestação no fim-de-semana anterior. Não sendo o Belenenses só futebol, poderão ser eleitos, tal como sucede hoje, jogadores com cruz de cristo ao peito de outras modalidades, nomeadamente basket, andebol, futsal...

O primeiro galadoardo é precisamente o guerreiro Reggie Moore, extremo poste do nossa magnífica equipa de basket.
Norte-americano, Reggie Moore nasceu no dia 31 de Agosto de 1981, tendo 2,03 metros de altura e 108 quilos.

Moore representou nos Estados Unidos os Los Angeles Harbor em 2000-01, tendo obtido uma média de 24,2 pontos marcados. Nas duas épocas seguintes, ainda no seu país natal, actuou pela Oral Roberts University, tendo marcado em média 18 pontos por jogo em 2002-03.
Já na europa representou o BF Copenhagen da Dinamarca, distinguindo-se com a marcação média de 25,6 pontos. Ainda na mesma época representou os noruegueses do Asker Aliens, novamente com uma excelente média de pontos concretizados por jogo: 24.

Finalmente, na época transacta, ingressou no Belenenses obtendo no decorrer da época uma significativa média de 20,4 pontos por jogo. O seu máximo pontual - 39 pontos - foi alcançado perante o Barreirense, sendo ainda de destacar os 38 pontos frente ao Santarém Basket.

Na presente época, com 13 jornadas decorridas, já marcou 302 pontos - média de 23,2 pontos/jogo -, ou seja, é o melhor marcador da Liga Profissional e ainda sexto nos roubos de bola . O seu máximo da época foi conseguido no Restelo frente à Oliveirense: 33 pontos. Encontra-se igualmente na liderança do ranking MVP com uma eficácia de 23.8. Foi ainda o MVP da terceira jornada e também do mês de Novembro, integrando o 5 ideal da Liga no mês de Outubro.
Esta semana foi eleito por nós Jogador Azul da Semana após concretizar 25 pontos frente a dos candidatos ao título, a Oliveirense, isto em Oliveira de Azeméis. Obteve ainda 6 ressaltos, 4 assistências e 5 roubos de bola, sendo um principal responsável da ascenção dos Guerreiros ao segundo lugar da Liga, com 9 vitórias e 4 derrotas (69,2%).
O jornal Record na segunda-feira escreveu em manchete "Reggie Moore foi carrasco implacável", considerando ainda ter tratado-se de um "... embate emocionante e bem jogado. Reggie Moore impôs o andamento certo perante os desacertos da turma anfitriã".

De destacar ainda o facto do jogador ter caido mal aquando duma jogada, tendo inclusive sido retirado das quatro linhas de maca. Não obstante, regressou pouco depois pelo seu próprio pé ao banco e, embora coxeando, faz tensões de regressar à partida. Tal não sucedeu por vontade do treinador azul.

Pela sua classe, dedicação e esforço, Reggie Moore é esta semana, para o Belém até Morrer, o Jogador Azul da semana.