DIÁRIO DOS CAMPEÕES - 1 PARTE

A VIAGEM A BRAGA, NA QUAL O BELENENSES SE PODIA SAGRAR CAMPEÃO NACIONAL DA SEGUNDA DIVISÃO EM FUTSAL, PROMETIA SER HISTÓRICA.
TODOS OS BELENENSES QUE ACOMPANHAM A MODALIDADE ACREDITAVAM QUE OS CONQUISTADORES, NÃO OBSTANTE O EMPATE CONCEDIDO NA PRIMEIRA MÃO, SERIAM BEM SUCEDIDOS E TRARIAM PARA O RESTELO O BI-CAMPEONATO (TERCEIRA E SEGUNDA DIVISÃO NACIONAL).
SE DENTRO DAS 4 LINHAS, OS NOSSOS CONQUISTADORES NÃO TÊM SEGREDOS (SUOR, DEDICAÇÃO E PROFISSIONALISMO SÃO A SUA IMAGEM DE MARCA), JÁ FORA DESTAS AS SUAS FACETAS HUMANAS SÃO DESCONHECIDAS DA GRANDE MAIORIA DA MASSA ASSOCIATIVA BELENENSE.
ORA NUM ESTÁGIO DE 2 DIAS, COM TUDO O QUE EXISTE DE INTERESSANTE E QUE SE DESENROLA NOS BASTIDORES, É POSSÍVEL CONHECER MELHOR OS JOGADORES E EQUIPA TÉCNICA E COMPREENDER A DINÂMICA E A AMIZADE POR DETRÁS DO SUCESSO DESPORTIVO.
MAIS: SENDO UM ESTÁGIO DE FIM DE ÉPOCA, SERIA POSSÍVEL FAZER UM BALANÇO GERAL DO ANO, E QUEM MELHOR PARA O FAZER DO QUE OS PRÓPRIOS PROTAGONISTAS.
TENDO COMO CENÁRIO ESTA PERSPECTIVA, OS EDITORES DO BELÉM ATÉ MORRER PROJECTARAM UM DIÁRIO DOS CAMPEÕES, NO QUAL, NO DECORRER DOS DOIS DIAS DE ESTÁGIO, OS PRÓPRIOS CONQUISTADORES NOS RELATARIAM INFORMALMENTE POR UM LADO O QUE IA NA SUA ALMA, AS SUAS EXPECTATIVAS E O SEU DESEJO DE TRIUNFO, E POR OUTRO DARIAM A CONHECER AOS LEITORES UM POUCO ACERCA DA ROTINA DIÁRIA DO GRUPO QUANDO EM ESTÁGIO.
O RESULTADO SUPEROU AS NOSSAS MELHORES EXPECTATIVAS, SOBRETUDO DEVIDO À COLABORAÇÃO DE TODOS OS CONQUISTADORES DESDE O PRIMEIRO MINUTO DO PROJECTO.

O NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS OS JOGADORES, EQUIPA TÉCNICA, SECCIONISTAS E DEMAIS ELEMENTOS DO GRUPO. A VOSSO SUCESSO É O NOSSO SUCESSO, A VOSSA VITÓRIA É A NOSSA VITÓRIA.
TEMOS SINCERO ORGULHO NA SECÇÃO DE FUTSAL DO GRANDE BELENENSES!

UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL AOS FURIOSOS DA SECÇÃO, OU SEJA, AO NUNO (UM EXTRAORDINÁRIO DIRECTOR DESPORTIVO QUE JÁ SE TORNOU UM AMIGO - O SÓCIO 700 DA FÚRIA AZUL!), E AO TÓ (SECCIONISTA DA MODALIDADE QUE PARA ALÉM DE SER UM GRANDE BELENENSE E FURIOSO, SE ENTREGOU DE ALMA E CORAÇÃO À MODALIDADE). AGRADECIMENTO PARTICULAR TAMBÉM AO NUNO COELHO (QUANDO ABANDONAR A SUA CARREIRA DE FUTEBOLÍSTA DARÁ UM EXCELENTE REPÓRTER!).
DEVIDO À EXTENSÃO DO DIÁRIO DOS CAMPEÕES, ESTE SERÁ PUBLICADO PARCIALMENTE HOJE, FICANDO RESERVADO O RESTANTE PARA OS PROXÍMOS DIAS.

SEXTA-FEIRA, 27 DE MAIO - DIA I

Nuno (Director Desportivo) - Diário da viagem para o blog Belém até Morrer. Neste momento estamos parados em Leiria, são 5 horas da tarde. Estamos atrasados meia-hora em relação aquilo que seria previsto.
Vamos começar por sentir o pulsar da viagem. Senhor vice-presidente...

João Barbosa - Estamos a caminho. Estamos confiantes em que amanhã vamos trazer mais uma taça para Lisboa e com isso fazer duas coisas: primeiro cimentar o nome do clube e cimentar ainda mais a modalidade que necessita no próximo ano de ser muito apoiada por todos, dentro das modalidades do clube. É necessário que os sócios nos acompanharam nestes dois anos consigam ajudar mais a secção para que possamos manter na próxima época uma equipa de acordo com os pregaminhos e com a vontade de todo o grupo de trabalho.
Nuno - A seguir vai falar o Nuno Monteiro.
Nuno Monteiro "canina" - Bem, está a ser uma boa viagem. Mais uma vez vamos todos juntos, todos unidos como sempre, este grande plantel, esta grande equipa, estes grandes colegas.
Está a ser uma boa viagem, vamos lá chegar bem de certeza absoluta e vai ser mais um joguinho daqueles que a gente gosta e vamos trazer mais uma vitória para os nossos adeptos , que é aquilo que se espera.



Nuno - Vamos sair de Leiria.Parte do grupo vai continuar a jogar às cartas, parte vai continuar a ler, parte vai continuar a ouvir música, parte vai continuar a ver os outros jogar às cartas e a mandar "bitaites" como é o caso do Oliveira (o Raúl Oliveira é técnico adjunto e treinador de guarda-redes). Investir não investe, mas está sempre a dar "bitaites" (risos).
Oliveirinha, o que é que esperas desta viagem?
Raúl Oliveira - Espero que corra bem, e só há um objectivo que é ganhar.
Nuno - Esperas vir mais carregado com a taça, ou não?
Raúl Oliveira - Não espero, tenho a certeza que venho.
Nuno - E os guarda-redes, estão preparados?
Raúl Oliveira - Está tudo preparado.
Nuno - O Oliveirinha é o treinador-adjunto encarregue da preparação dos guarda-redes. Não anda muito bem, mas pronto, como é o último jogo a gente espera que eles estejam, como sempre, ao melhor nível.
Ainda não saimos de Leiria, mas vamos ouvir o Salgado para saber como estamos fisicamente.
Salgado - Tudo bem...
Nuno - O salgado é o nosso massagista fisio-terapeuta...
Salgado -... com muito gosto e honra...
Nuno - Como é que está o pessoal, em termos de lesões?
Salgado - Está tudo bem.
Nuno - Houve já alguém hoje a fazer tratamento antes da viagem?
Salgado - Esteve o Neves.
Nuno - O Salgado trata das dormidas, do comerzinho, da ceia...
Esperas vir carregado com a taça, Salgado?
Salgado - Espero, sim senhor.
Nuno - És campeão da terceira divisão. Queres ser campeão da segunda?
Salgado - Quero, sim senhor (risos).



Tó (seccionista) - São cinco e meia da tarde. O Luis Vilar, professor de educação fisíca, com a ajuda da marco Reis e da Sónia (secretária técnica), vão corrigindo testes das provas globais.
Interrompendo aqui as correcções, vou perguntar aqui ao Vilar quais são as perspectivas para o jogo de amanhã.
Luis Vilar - As perspectivas para o jogo de amanhã são trazer a taça.
- Fazendo um balanço da época, como achas que correu?
Luis Vilar - Acho que a época começou de forma positiva. Eu não estive cá, mas começou de forma positiva. À medida que nos vamos aproximando do fim da época, o plantel foi ficando cansado e baixou os índices de qualidade de jogo que se tinha verificado.
Agora ao fim, verifica-se que o plantel já está a precisar de férias, mas o balanço é extremamente positivo.

- 19 horas e 30, chegamos ao hotel, ao Novotel da Povóa de Varzim. Os quartos são espectaculares, vou dar um giro para ver o ambiente.
Demos uma volta pelos quartos, e estamos agora no quarto do Nuno Coelho.
Estás bem instalado, ou não?
Nuno Coelho - Muito bem instalado. Este hotel é de 5 estrelas, do melhor que já apanhei este ano. Sim senhor, muito bom.
- Qual é o estado de espírito para amanhã?
Nuno Coelho - É sempre positivo, é para ganhar, nem há outro estado de espírito. Vamos vencer e trazer o caneco para Lisboa.
- Qual é o balanço da época?
Nuno Coelho - Até agora está a ser extremamente positivo, conseguimos atingir o objectivo principal que era subir de divisão. Fomos o mais possível na final-four, chegámos lá à festa no Entroncamento, mas não conseguimos ganhar, infelizmente.
Agora estamos a disputar o campeonato nacional, o outro objectivo que vamos concretizar.
Infelizmente não conseguimos ganhar em casa (3:3), mas vamos ganhar aqui e fazer a festa. Até é mais saboroso, para irmos em festa para baixo. Com o vosso apoio sempre! Fúria Azul sempre!
- Estamos agora aqui no quarto do "pacheco". Estás bem instalado?
Pacheco - É agradável o quarto, é grande, espaçoso, uma cama só para mim (risos), é bom.
- Qual é a perspectiva para amanhã, para o jogo?
Pacheco - A perspectiva é ganhar, mas sabemos que vai ser difícil. Temos de trabalhar para isso, mas vamos ver.
Eu confio nos meus amigos, no grupo, e vamos ganhar.
- Agora uma perspectiva da época. Foi boa? Foi excelente?
Pacheco - Da equipa foi boa, mas minha foi má, derivado de vários problemas familiares, mas não quero falar sobre isso.
É pensar já no futuro, e ver o que é bom para mim, para ver se eu tenho uma boa época, como a do ano passado.



Nuno (director desportivo) - São 21 horas e 20, acabamos agora de jantar, os jogadores estão a beber café. Está tudo bem instalado.
Vamos agora ouvir o Mark (Serrano), o psicológo.
Mark - Não vais ouvir a minha voz... (risos).
João Barbosa - O Mark está um bocado nervoso, falo eu por ele. Ele queria dizer o seguinte:
O Mark não quer falar;
porque na vitória está a pensar;
o Mark é bom rapaz;
ele sabe do que é capaz! (aplausos)
Nuno - Acabamos de jantar, os jogadores estão a preparar-se para dar uma voltinha de
desentorpecimento. Chegou a vez do Neves, o capitão, falar.
Neves - Relativamente ao jogo, o que toda a equipa deseja é sair daqui com o resultado. Pensamos exclusivamente na vitória, que é o que nos mais interessa.
Quanto ao estágio de preparação, está a ser realizado da melhor maneira, e agora é cumpri-lo até ao fim.
Nuno - São três da manhã, eu e mais os meus dois seccionistas, depois de um árduo trabalho de "fazer" cestos, tratar da roupa, do comerzinho dos meninos, das águas..., estamos a prepararmo-nos para ir sair, menos o Tó, que é fraquinho... (o resto é off record)
- O pessoal quando acabou de jantar foi dar uma volta aqui pela marina da Póvoa de Varzim, onde ficamos no Novotel.
O pessoal foi dar uma volta, depois regressou ao hotel, para fazer tempo até à recolha, que foi às 11 da noite.
Alguns jogadores ficaram na sala a jogar às cartas, outros foram para os quartos, e neste momento toda a gente eatá a descansar.
Uma coisa importante: quatro jogadores não puderam vir connosco por causa do trabalho, e chegaram aqui de carro por volta das onze horas da noite. Foram o Carlos Reis. o Paulo Jesus, o Filipe e o Serrinha.

SABÁDO, 28 DE MAIO - DIA II

- Depois de uma noite bem passada, penso eu, espero que todos tenham dormido bem.
O pessoal acordou por volta das 9 horas para tomar o pequeno almoço, depois fez-se novamente o passeio "higiénico", aqui pela bela capacabana, calçadão da Povóa de Varzim.
Neste momento são 11 horas e 20, tenho aqui o Serrinha ao meu lado. Vou-lhe perguntar se fez boa viagem ontem.
Serrinha - A viagem correu bem, fizemos uma viagem tranquila, parámos em Leiria para jantar. Comemos um bom leitão (risos) e chegamos aqui por volta das 11 horas e um quarto, se não me engano. Correu tudo bem felizmente.
- Perspectivas para o jogo de amanhã?
Serrinha - As perspectivas são as mais elevadas. Esperamos fazer um bom jogo, e que o resultado seja a vitória para o Belém.
- O que é que achas dos adeptos do belenenses, se corresponderam ou não às tuas expectativas?
Serrinha - Os adeptos, a massa associativa é, de todos os clubes onde já passei, sem dúvida são uns apoiantes extremos, sempre do nosso lado, é uma coisa mesmo impressionante. Espero hoje, no jogo, ter à volta de 100 pessoas, pelo menos, se calhar, a apoiar, o que vai ser bom já que jogamos fora e se calhar o ambiente também não vai ser o mais favorável para nós. Lá vamos estar para tentar ganhar o jogo.
- Depois do passeio "higiénico", como referi, a malta veio de novo para o hotel. Alguns jogadores descansaram, outros leram as notícias dos jornais do dia. Outros ainda jogaram às cartas até à hora de almoço, que foi por volta do meio-dia.



Agora vamos de novo dar um passeio "higiénico" e saímos directamente para o campo, por volta das duas horas e um quarto.
São neste momento duas horas e seis da tarde, saimos agora do hotel directos para o pavilhão.
Estou aqui com o mister Manel Jorge. Vou-lhe perguntar que perspectivas tem o para o jogo?
Manuel Jorge - Perspectivas para o jogo? Vamos ganhar, só temos de ganhar, mais nada! Só temos de ganhar, pronto.
- O mister esteve, enquanto jogador, em vários clubes. O que é que acha dos adeptos do Belenenses?
Manuel Jorge - Eu já respondi a essa pergunta não sei quantas vezes nos últimos tempos, mas vamos resonder mais uma, que é: são fantásticos, espectaculares, nunca nos viraram as costas, nem mesmo nas horas más, e a eles se deve, também se deve uma percentagem destes dois anos de sucesso.
Tó - Perspectivas para o ano?
Manuel Jorge - Para o ano não falo.
- Neste momento os jogadores estão concentrados, não quero fazer mais qualquer tipo de pergunta, falam a seguir ao jogo.


Já após o jogo, na viagem de regresso a Lisboa, os campeões em conjunto, vinham a cantar.
- Ninguém pára o Belém, ninguém pára o Belém, ninguém pára o Belém allez oh...
- Allez, allez, allez Belém allez; allez, allez, allez Belém allez...
- E é beber até cair, allez, allez; e é beber até cair, allez, allez....

- Parámos na estação de serviço (Santo Tirso), ouçam a festa (os jogadores continuavam a cantar). Castelo, aqui para o blog da Fúria Azul (o blog não é oficial, apesar dos editores serem da Fúria Azul). Qual é a sensação de ser campeão aqui neste clube, amigo?
Castelo - É uma sensação única, porque este é dos melhores clubes do mundo. Gosto de jogar aqui, tenho amor à camisola e tenho amor ao público. Adoro a Fúria Azul, são espectaculares!
- Vou falar agora aqui com o galáctico. Reis, aqui para o blog da Fúria Azul. Qual é a sensação de ser campeão neste clube, tu que jogaste em vários clubes?
Carlos Reis - Mais uma vez fomos campeões, já fomos da terceira. É uma sensação inesquecível para mim, que estou quase a acabar a minha carreira como jogador; vai ficar aqui guardado na minha memória, no meu coração, os adeptos do Belém e a Fúria, toda a gente que me apoiou desde o primeiro dia que cheguei aqui.
Espero que um dia mais tarde, o Belém chegue a campeão da primeira. É tudo o que eu quero de bom para este clube, que merece, esforço e dedicação. Muito obrigado à Fúria Azul!
- Vou perguntar aqui ao Serra, o número três, qual a sensação de ser campeão no
Belenenses, amigo?
Serra - É uma sensação única, nunca tinha sido campeão, para mim é espectacular, ainda por cima com este grupo fenomenal.
- E os adeptos do Belenenses, o que é que dizes?
Serra - Cinco estrelas, então hoje apoiaram-nos muito. A vitória é dedicada a eles, devido ao
apoio que eles nos deram.