Entrevista BAM: Pedro Cary

Pedro Cary encarna o espírito que tanto sucesso tem granjeado ao futsal belenense na presente época. Humildade, talento, entrega incondicional e vontade de vencer: São estes os predicados de Pedro Cary e do Belenenses, a chave do seu merecido sucesso.

Tal como o Belenenses Futsal, Pedro Cary também desafiou a lógica, tendo o seu percurso laivos de história de sonho. Jogando na II divisão portuguesa foi à aventura para terras espanholas, e dizemos aventura porque foi alinhar num clube da III divisão. O resto, como se costuma dizer, já faz parte da História, e Pedro Cary é “ídolo” no Restelo e internacional português. Em vésperas do jogo 1 das meias-finais dos playoff´s no qual o Belenenses enfrentará o Freixieiro, o Belém até Morrer esteve à conversa com Pedro Cary e antecipou o importante embate.

Belém até Morrer: Antes de abordarmos o futuro, a pergunta inevitável. Como foi estar sem competir durante um mês e perder o 1º lugar da fase regular na secretaria?

Pedro Cary: Estar sem competir é uma sensação estranha, do qual espero nunca mais voltar a sentir. Foram 30 dias algo complicados, pois vi-me privado de fazer algo que tanto gosto. No entanto, graças a toda a equipa do Belenenses, e a todo o apoio demonstrado por todos os simpatizantes e adeptos deste clube, tornou-se tudo muito mais fácil. Desde já agradeço a todos aqueles que me ajudaram neste momento menos positivo da minha curta carreira.

BAM: Em recente entrevista o Nuno Lopes foi muito critico em relação a Federação Portuguesa de Futebol e às arbitragens. Como é que os jogadores dentro das 4 linhas vivem essa questão? É revoltante saber que o "sistema" muitas vezes ultrapassa a verdade desportiva e que todo o esforço dos atletas durante a semana e depois nos jogos pode ser "em vão"?

Pedro Cary: O nosso papel é trabalhar mais e melhor para que dentro do campo consigamos contornar todas as adversidades. Sempre irá haver arbitragens menos positivas, pois errar é humano. Se o sistema muitas das vezes ultrapassa a verdade desportiva? Nós, como jogadores somos, acreditamos sempre que as pessoas fazem o melhor em prol desta modalidade.

BAM: O Belenenses, ao qualificar-se para as meias-finais do playoff, já alcançou a sua melhor classificação de sempre. Todavia, as expectativas foram sendo, no decorrer da época, colocadas muito altas. Como é que os jogadores lidam com a pressão de serem "obrigados" a atingir a final?

Pedro Cary: A única pressão que temos neste momento é dar o máximo pelo nosso clube. É mostrar dentro das quatros linhas o nosso valor, com toda a dedicação, entrega e empenho que sempre nos foi característico desde do primeiro treino desta época. Não somos obrigados a atingir a final, até porque do outro lado esta igualmente uma equipa como muito valor, e que irá fazer de tudo para atingir o mesmo objectivo que nós. Agora, sabemos que há responsabilidades, é bom sinal, sinal que temos valor.

BAM: Alguns analistas consideram que o Belenenses teve uma quebra de forma no final da fase regular, nomeadamente em termos físicos. Como está a equipa neste momento a nível físico e psicológico?

Pedro Cary: A equipa neste momento encontra-se no melhor momento de toda a época. Confiante do valor que tem, ciente das dificuldades que irá encontrar já este domingo. Este é o momento que todos ambicionam, o momento de todas as decisões, que ninguém quer perder.

BAM: Depois do Instituto D. João V, o Freixieiro é o próximo obstáculo. Depois de uma vitória azul tangencial no Restelo e de um polémico empate no Choradinho, Belenenses e Freixieiro parecem ser duas equipas de valor muito semelhante, não obstante o emblema de Matosinhos ser menos consistente fora de sua casa. Pensa que o primeiro jogo será decisivo? O facto de um possível desempate ser no Restelo minimiza o resultado de Domingo, no jogo 1?

Pedro Cary: O facto do desempate ser no Restelo não irá certamente minimizar o resultado deste domingo. O 1º jogo é neste momento o mais importante, é aquele que queremos desde já vencer. O Freixieiro é uma equipa bastante forte. Já os defrontámos duas vezes esta época onde o equilíbrio foi uma constante. O jogo pode pender para ambos lados, esperemos e vamos trabalhar para que sejamos nós a vence-lo. Os jogos do campeonato deram-nos uma imagem do que pode valer o Freixieiro, porém o jogo nesta fase dos playoffs será certamente diferente, com outras cautelas.

BAM: Será importante para equipa vislumbrar muitos belenenses na bancada ao entrar no difícil pavilhão do Choradinho? Poderá este ser o tal "pormenor" que muitas vezes ajuda a resolver jogos muito equilibrados?

Pedro Cary: É claramente importante contar com o apoio dos nossos adeptos nesse jogo. Tem sido uma tónica o apoio de todos eles quer nos jogos fora quer em casa. Espero que muitos se desloquem ao Choradinho para mais uma vez nos ajudar a alcançar o nosso principal objectivo, a vitória.