Guarda-redes azarados

Casemiro Mior, na sessão de trabalho vespertina, só contou com dois guarda-redes - Assis e Tiago - em virtude das lesões de Júlio César e Costinha. O guarda-redes brasileiro sofreu uma pequena mazela no decorrer do treino da manhã, tendo inclusive sido transportado até ao hospital. Não obstante o susto, Júlio César não tem nenhuma lesão preocupante, não tendo treinado por mera precaução. Costinha, por sua vez, sofreu uma contractura que também o afastou do relvado, mas tal como o seu colega de posição deverá regressar aos treinos nos próximos dias.

Dentro das quatro linhas, a peladinha revelou ainda alguma incerteza quanto ao posicionamento de determinados jogadores. De facto, se parece assente que o esquema táctico eleito por Mior é o 4x1x3x2, a distribuição das peças no xadrez azul continua ainda em aberto. Começando pela baliza, o primeiro facto a ter conta diz respeito a Assis. O jovem guardião oriundo dos júniores caiu definitivamente nas graças de Mior, tendo actuado na baliza do 11 titular. O ensaio para o jogo da Reboleira marcou igualmente o regresso de Carciano ao centro da defesa, agora que Gavillan está completamente recuperado de um pequeno toque. Ao seu lado permanece Rodrigo Arroz, sendo os laterais Cândido Costa e China. No meio-campo surgem as novidades, com Mior a fazer alinhar Maykon e Zé Pedro em simultâneo. Ao contrário do que havia sucedido no início da 2ª parte em Setúbal, Zé Pedro alinhou enquanto médio interior esquerdo, ocupando Maikon terrenos mais centrais na construção de jogo. Vinicius - que havia sido testado em Setúbal por uns minutos como avançado - regressou ao meio-campo, permanecendo Silas como segundo avançado no apoio a Marcelo.

Edimilson, que sofreu um toque em Setúbal, treinou à parte, sucedendo o mesmo com Evandro Paulista, que efectuou somente corrida. Quem já não treinou foi Tiago Figueiredo. O jovem esteve reunido com Fernando Sequeira e já não compareceu na sessão de trabalho, confirmando Casemiro Mior o empréstimo.

Paulo Barbosa esteve reunido com Fernando Sequeira.
Cerca das 16h30, o empresário Paulo Barbosa subiu até às instalações da direcção belenense, onde esteve reunido cerca de 25 minutos com Fernando Sequeira. À saída, o empresário recusou-se a prestar qualquer declaração, não adiantando se a reunião respeitava a potenciais saídas ou entradas de jogadores.

Filho de Mior já "treina".
Como sempre acontece no início de cada sessão de trabalho, o plantel belenense efectuou alguns minutos de corrida em redor do relvado do Estádio do Restelo. Entre os jogadores encontrava-se um jovem desconhecido que acabou por criar algum frisson entre os adeptos que assistiam ao treino. Tratar-se-ia de um novo jogador?, questionava-se nas bancadas. Sim e não. O jovem é afinal filho de Casemiro Mior, encontrando-se em Portugal para frequentar a universidade e, talvez, para jogar na equipa júnior do Belenenses. O próprio Mior esclareceu no final do treino que o seu filho completa 18 anos em Setembro próximo, tendo treinado não profissionalmente na equipa chinesa que o técnico azul orientou na época transacta. Visivelmente orgulhoso, Mior referiu que o seu filho sempre foi muito estudioso, tendo entrado para a universidade com apenas 16 anos. Em Portugal irá prosseguir os seus estudos, ficando o futebol em segundo plano.