Futsal: Belenenses bate vice-campeão europeu

Em jogo a contar para o torneio internacional de Santarém, o Belenenses venceu o El Pozo Múrcia por 6:5, após grandes penalidades. A final realiza-se amanhã, pelas 18 horas, saindo uma caravana azul em direcção a Santarém às 16 horas junto à Loja Azul.

Não obstante o Belenenses ser vice-campeão nacional e ter reforçado a equipa na presente temporada, o embate frente ao El Pozo Múrcia, uma das mais fortes equipas do mundo e actual vice-campeão europeu, revelava-se a partida como uma tarefa quase impossível. Para além do seu poderio (o El Pozo Múrcia tem um orçamento de mais de três milhões de euros), os espanhóis encontram-se num momento mais avançado na preparação. Todavia, e contra todos os prognósticos, o Belenenses entrou em campo para ganhar e só quem procura vencer pode realmente fazê-lo.

Tratou-se de uns 20 minutos iniciais algo tácticos, com o Belenenses a privilegiar a segurança defensiva e a sair em contra-ataque. O El Pozo teve mais posse de bola, criou algum perigo em lances mais ou menos fortuitos, mas foi incapaz de encostar o Belenenses às cordas: muito longe disso. Sempre muito seguros a defender, os conquistadores estiveram sempre em controlo, acabando mesmo por inaugurar o marcador através de Jardel. Jogada típica de futsal, com o internacional português a corresponder a um excelente passe de Miguel Almeida. Tratou-se da estreia do internacional português com a camisola do Belenenses. Até ao intervalo o jogo não mudou de feição, exceptuando nos três minutos finais nos quais Marcão jogou avançado.

No regresso dos balneários, as equipas revelaram mais velocidade, tendo o ritmo de jogo aumentado exponencialmente. Simultaneamente o Belenenses abandonou a sua postura mais defensiva, passando o jogo a desenrolar-se mais perto de ambas as áreas. Ainda assim, o golo acabou por surgir na sequência de uma bola parada, na qual o El Pozo aproveitou alguma passividade da defesa belenense: 1:1.

O jogo estava vivo, ambas equipas podiam marcar, mas acabou por serem os espanhóis a adiantarem-se no marcador num lance muito semelhante ao primeiro golo: remate central ao ângulo na sequência da marcação de nova bola parada.

O Belenenses, que contou com a presença dos reforços Tuy, Renato e Fábio, lançou-se então em busca do ataque, tendo inclusive atirado uma bola ao poste. Com naturalidade o El Pozo tentou simultaneamente aproveitar o balanceamento ofensivo azul, criando perigo em diversas ocasiões nas quais Marcão e os postes impediram o dilatar do resultado.

Com três minutos para jogar Alípio Matos fez avançar Marcão, acabando o guardião brasileiro por ser decisivo. Quando faltavam cerca de 30 segundos para jogar Marcão entra no meio-campo adversário com a bola controlada e desfere um potente remate que encontra Marcelinho ao segundo poste que só tem que empurrar para o fundo das malhas: 2:2, perante a festa dos belenenses presentes na bancada.

Mais Marcão.

A passagem à final acabou por ser decidida na marcação de grandes penalidades, sendo o Belenenses o primeiro a falhar por Diego. De seguida Marcão efectua uma esplêndida defesa, e empata novamente a contenda. O impasse perdurou até à 5ª grande penalidade, com Paulinho a atirar ao poste. Os espanhóis podiam desde logo assegurar a sua passagem, mas Marcão, intransponível, voltou a impor-se. Os jogadores do El Pozo ainda reclamaram que a bola tinha entrado, mas a dupla de arbitragem não validou o golo. O Belenenses de seguida converte a 6ª penalidade, e... Marcão defende novamente mais um forte remate dos espanhóis. Uma equipa portuguesa vencia pela 1ª vez o El Pozo Múrcia, e entrava assim para a história.

Alípio Matos: "Vamos jogar contra qualquer adversário sempre para ganhar"

No final do encontro Alípio Matos era um treinador feliz. Em declarações ao Belém até Morrer, o técnico belenense realçou sobretudo a entrega dos seus jogadores e a cultura de vitória que está a ser implementada no Belenenses:
"Estou satisfeito sobretudo pela vontade indomável dos nossos jogadores. Sabíamos que não estamos ainda nas melhores condições físicas pois temos só 6 dias de trabalho e corríamos alguns riscos ao jogar com uma equipa desta envergadura e sofremos um resultado eventualmente negativo. Mas estes jogadores de facto já começaram a criar hábitos, seja qual for a condição física e jogue quem jogar. O que é fantástico é que esta equipa está a ganhar hábitos de vencedora. É uma equipa muito ambiciosa que não se inibe jogue contra quem jogar. Isto para mim como treinador e como líder do grupo é um sinal excelente daquilo que podemos esperar. Mais do que o resultado, o importante é a forma como os jogadores reagiram , jogaram e lutaram sem receio. É realmente um orgulho pensar que estamos a construir novamente uma equipa forte, uma equipa ambiciosa, uma equipa que vai concerteza honrar os pergaminhos que o Belenenses já tem no futsal e dar muitas alegrias aos nossos sócios e adeptos. Penso que estamos a criar essa mística de cultura de vitória e isso é um facto que não posso deixar de mencionar. Por outro lado, ganhar a um vice-campeão da Europa, repleto de internacionais, é muito bom. Só prova que os meus jogadores não têm medo de ninguém. Vamos jogar contra qualquer adversário sempre para ganhar. Foi o que aconteceu hoje: os jogadores estão de parabéns".

Marcão: "Foi uma satisfação enorme poder ajudar o Belenenses a atingir uma final que quase ninguém acreditava"

Marcão foi o grande herói da vitória azul. Defendeu brilhantemente no decorrer no tempo regulamentar, teve influência decisiva no golo do empate, e defendeu ainda três grandes penalidades. O guardião, no final do encontro, salientou o facto do Belenenses ter jogado de igual para igual com o vice campeão europeu:

"Foi uma satisfação enorme poder ajudar o Belenenses a atingir uma final que quase ninguém acreditava. Estamos muito felizes, mas estamos já a pensar no jogo de amanhã. Todos os jogadores estão muito felizes com a exibição, com o facto de termos jogado de igual para igual com um dos maiores times do mundo". Em relação aos reforços e ao futuro, afirmou ainda: "Este ano, como o mister já afirmou na primeira entrevista que deu, o Belenenses entra como candidato. Vamos procura conquistar o título que nos escapou no ano passado. Este ano a equipa buscou reforços e se manter a união que tinha no ano passado tem todas as condições para poder lutar contra quem vier. "

Miguel Almeida: "Vim para o Belenenses a pensar entrar em todas as competições para ganhar"

Miguel Almeida, por sua vez, após o seu primeiro jogo pelo Belenenses, afirmou ao Belém até Morrer ter ingressado numa equipa vitoriosa que lutará para vencer todas as competições em que estiver envolvido: "Era isto que estava à espera. Vim para o Belenenses a pensar entrar em todas as competições para ganhar. Esta não foge à regra. Sabíamos que tínhamos a desvantagem de ter só uma semana de preparação enquanto o El pozo vai na terceira semana de trabalho, mas ainda assim o objectivo era jogar de igual para igual ".

A final disputar-se-á amanhã, pelas 18 horas, na Nave de Santarém, frente ao sporting. Poderá ver o jogo em directo no seu blog. Mais logo, o canalBELENENSES transmitirá o jogo de hoje na íntegra.