A APRESENTAÇÃO… DOS SÓCIOS Á EQUIPA

É já no Sábado que a equipa do Belenenses vai ser apresentada aos sócios e que os sócios e adeptos vão ser apresentados à equipa.

Exacto, não me enganei: os sócios e adeptos vão ser apresentados à equipa, onde abundam novos jogadores, e esta vai naturalmente tirar-nos as medidas.

Embora sejam profissionais, é impossível não olharem, ver quantos somos, como reagimos, o que ambicionamos e exigimos – ou não. E, mais ou menos inconscientemente, ajustarão a dose de respeito, temor ou indiferença perante nós.

Por isso, a nossa apresentação aos jogadores devia ser muito importante. O costume, não é esse. O costume progressivamente instalado é o da ausência, da indiferença, da mornice, do ar enfastiado. E já agora, o de chegar tarde.

Todos somos humanos – e que vão sentir os jogadores se olharem, ao ser apresentados – e virem…cadeiras vazias, porque a maioria não esteve para ir e a maior parte dos que foram não se preocupam em entrar a horas decentes – decentes para sermos vistos? Note-se que a apresentação dos jogadores é às 16h, embora o jogo seja às 17h.

Note-se também que a demonstração dos alunos da Escola Matateu é às 15h. Que diferente impacto sentirão eles se formos poucos ou se formos muitos?

Note-se igualmente que temos as cheerleaders azuis às 16.55. Cheer = aplausos, incentivos; leaders = comandantes, directores, líderes. Mas se não houver predisposição e vontade e presença para aplausos e incentivos (porque tem que se estar cá fora a beber a “jola” e a dizer mal de tudo e de todos até já depois do início do jogo)… que vão elas dirigir? Será que vamos fazer com que seja a sua primeira e última actuação, para não nos expormos novamente ao ridículo, pela nossa própria indiferença?

Eu sei que preferiam que se dissesse quem é o novo ponta de lança mas se gostamos e queremos saber gostar do Belenenses, não podemos deixar de pensar nisto. E não vale a pena surgir ninguém ofendido a dizer que vive a mil quilómetros ou que está na sua semana de férias, porque estas palavras, obviamente, se dirigem a quem pode vir (se abdicar de umas horitas de praia) e não a outros.

E já agora: que tal fazer com que haja gente nos sítios onde normalmente apontam as câmaras da Sporttv?

Sócio 4720