Marcelo: "Na minha posição vive-se de golos".

Marcelo de Faria chegou ao Restelo rotulado de goleador. O ponta de lança brilhou em diversos clubes mexicanos, e actuou com muito sucesso na liga francesa durante três temporadas. Depois de algumas semanas de treino condicionado onde efectuou somente corrida, Marcelo revelou em Setúbal se encontrar a caminho da forma ideal, perfilando-se desde já enquanto titular absoluto na frente de ataque belenense.

Questionado pelo Belém até Morrer em relação a sua evolução física nos últimos jogos, Marcelo afirmou que em "Cada semana que passa vou-me sentindo melhor, quer fisicamente quer tacticamente. Vamos também aprendendo diariamente um pouco mais daquilo que o Casemiro Mior quer em relação à equipa". Ao que acrescentou relativamente ao embate frente ao Vitória de Setúbal: "Ontem foi bom para todo o mundo, deu para ver mais sobre o real valor da equipa, porque os dois primeiros jogos foram contra equipas teoricamente mais fracas e o jogo de Setúbal foi já contra uma equipa da 1ª divisão. Deu para ver que a nossa equipa - falta concerteza alguns detalhes - mas acho que vai pelo caminho certo".

Em relação à sua adaptação ao 4x1x3x2 de Mior, Marcelo revelou pragmatismo:

"Acho que hoje em dia o jogador tem que ser multi-posicional, tem que saber jogar não só numa posição mas em várias e adaptar-se a todos os esquemas de jogo. Eu acho que se tem que jogar conforme o adversário e às vezes é necessário mudar de táctica durante o próprio jogo e temos que estar bem para poder fazer isso. Você tem que saber fazer mais do uma função", concluiu.

Na realidade, o próprio Marcelo exemplifica na perfeição a polivalência que o jogador hoje em dia tem que possuir. Se no México alinhou enquanto avançado centro puro, em França pisou terrenos mais recuados. Mas se fosse para escolher...

"Eu se fosse para escolher preferia jogar a ponta-de-lança, mais no centro, na área", retorquiu sem hesitação. "Mas como eu disse hoje em dia o futebol é muito físico e muito rápido, então não te dá mais a opção de ficar muito parado na frente, qualquer jogador tem que se movimentar senão acaba nem tendo muita bola. Em França joguei mais na posição 10, como segundo atacante e mesmo no meio-campo". E rematando: "Posso actuar em diversas posições, estou aqui para ajudar a equipa".

A um ponta-de-lança exige-se golos, muitos golos. Quantos poderá marcar Marcelo?

"Na minha posição vive-se de golos. Quando cheguei o presidente pediu-me para fazer 15 golos, o que é uma marca um pouco alta em relação as características do campeonato português". Todavia: "Dez golos no mínimo tenho que fazer, tendo em conta que são 30 jogos. Não é uma média muito alta, mas o mínimo que traço para mim próprio é isso".

Organista integrou a sessão de trabalho sem limitações

Depois de várias semanas condicionado, Sérgio Organista integrou o treino vespertino sem qualquer limitação. O médio português vinha efectuando somente corrida, mas hoje juntou-se aos restantes colegas numa animada peladinha. Tal aconteceu também com Roncatto, Gabriel Gomez, João Paulo e Júlio César, que por precaução ficaram fora dos convocados em Setúbal. Ao invés, Evandro Paulista continua a recuperar da pequena lesão que contraiu no jogo frente ao Atlético. Maykon, tal como os jogadores que ontem alinharam no decorrer dos 90 minutos, limitou-se a efectuar alguns exercícios com bola, trocando a peladinha que se seguiu por massagens.

Belenenses em Peniche

O Clube de Futebol Os Belenenses irá deslocar-se ao Estádio do Grupo Desportivo de Peniche para efectuar um jogo de treino na próxima segunda-feira, dia 4 de Agosto, às 18h00.