Especial Eleições: Conselho Fiscal

Decorre amanhã, no Pavilhão Acácio Rosa, das 14 às 19 horas, a eleição intercalar para o Conselho Fiscal. Apresentam-se a sufrágio dois candidatos, a saber: Domingos Gonçalves e Ricardo Ferreira. O Belém até Morrer pretende esclarecer os belenenses acerca das duas candidaturas, resumindo alguns factos acerca das mesmas.

A lista A é encabeçada por Domingos Oehen Gonçalves, de 75 anos. Licenciado em Economia, fez carreira no Ministério das Finanças e foi Presidente do Conselho Fiscal do Banco Espírito Santo e do Banco de Fomento. É o candidato próximo da direcção presidida por Fernando Sequeira, e integram a sua lista João Miguel Lourenço (Revisor Oficial de Contas), Duarte Rodrigues Ferreira (Director Geral do Grupo General Electric), Francisco Rebelo de Andrade (Licenciado em Economia com pós-graduação em gestão), e João Rodrigo Almeida (Secretario Geral CDS).

Em comunicado, Domingos Gonçalves deixa expressa as linhas mestras da sua candidatura:

"A) Tarefas correntes
- Proceder numa base mensal ao exame da escrita e à verificação da sua exactidão, bem como à conferência dos saldos de tesouraria e dos balancetes;
- Acompanhar regularmente a realização das despesas, assegurando que se encontram devidamente autorizadas e zelando pela legalidade dos pagamentos.
B) Parecer sobre a Proposta de Orçamento para 2009

Este é um trabalho a que a Lista A atribui uma importância muito especial, pois considera o Orçamento um instrumento financeiro de grande utilidade para apoiar a gestão do Clube. O princípio do equilíbrio orçamental constante do Art.º 24 dos Estatutos deverá ser rigorosamente observado com vista a conseguir-se no próximo exercício uma melhoria significativa dos resultados e corrigir, o mais possível, a difícil situação financeira que o Clube tem atravessado.

O Conselho Fiscal elaborará cuidadosamente o seu relatório e parecer sobre a proposta de Orçamento, que será presente à Assembleia-Geral no próximo mês de Novembro. Propomo-nos também delinear bases de trabalho que nos permitam acompanhar regularmente a adequação das receitas cobradas às previsões e a evolução das despesas realizadas, face aos valores orçamentados.

C) Parecer sobre o Relatório e Contas da Direcção do exercício de 2008
A missão do novo Conselho Fiscal e Disciplinar terminará em Abril de 2009 com a elaboração do seu relatório e parecer sobre o Relatório e Contas do exercício em curso.
Para a boa fundamentação do nosso trabalho propomo-nos iniciar, logo que possível após a eleição, uma análise cuidada da situação económica e financeira do Clube, à luz dos resultados da auditoria externa às contas do C.F.B. que foi encomendada pela actual Direcção.

Conclusão
Quero deixar expresso, a finalizar, o propósito de dar a melhor colaboração à Direcção e ao Conselho Geral que nos for solicitada. Na minha opinião, este período pode ser um bom tempo de reflexão sobre os problemas conjunturais e de reorganização que o nosso Clube vai enfrentar no curto / médio prazo e sobre os grandes objectivos do futuro.
Não deixaremos de tomar posição, com independência, sobre vários aspectos relevantes de natureza financeira a que o Conselho Fiscal deverá estar naturalmente atento: passivo a curto prazo, financiamento, mecanismos de controlo das despesas, reorganização de Serviços na área económica e financeira, revisão dos Estatutos."

Já Ricardo Ferreira tem 37 anos, e integrou enquanto vice-presidente a lista de José Duarte Ferreira, candidato à presidência do Belenenses em Abril de 2007 (obteve 8,8% dos votos). Na última Assembleia Geral votou contra o empréstimo que a actual direcção do Belenenses contraiu junto da banca. Faz-se acompanhar por António Videira Santos (advogado), Pedro Perre Neto (economista), Vasco Almeida Rodrigues (empresário) e José Jorge Prata (Revisor Oficial de Contas).

Em carta aos associados, a Lista B menciona que:

"Esta equipa garante qualidade, credibilidade, idoneidade e confiança ao nosso Belenenses. Propomo-nos a desempenhar as nossas funções com a missão de ajudar o Clube, colocando os seus interesses acima de tudo. Estaremos sempre disponíveis para colaborar com os restantes Órgãos Sociais em tudo o que solicitarem; tudo para que possamos construir um Belenenses cada vez mais forte e sólido. Prometemos actuar com isenção, rigor, transparência, competência profissionalismo, ética, dedicação, dinamismo e eficácia".