Belenenses versão 2008/09

A 20 dias do início da pré-época, o plantel do Belenenses 2008/09 surge ainda carregado de pontos de interrogação, muito embora seja já possível esboçar um 11 provisório.

De facto, as recentes contratações de Maykon, Matheus e Alício colmataram algumas das saídas que ocorreram no plantel, reforços que se juntam a China e a Carciano (o central brasileiro ainda não foi apresentado oficialmente) enquanto opções para Casemiro Mior.

Ao que tudo indica, o técnico brasileiro deverá abandonar o 4x4x2 característico do Belenenses nas últimas temporadas, enveredando pelo clássico esquema de 4x3x3. Sendo esta uma proposição ainda muito prematura em virtude do plantel se encontrar muito longe de estar encerrado, é todavia possível esboçar um 11 hipotético neste momento. Na baliza Júlio César será certamente titular, actuando no eixo da defesa Matheus e Carciano. Pelas laterais evoluirão China à esquerda e Cândido à direita. Gavillan será certamente o médio defensivo, com Zé Pedro e Silas a completar o meio-campo. Os três avançados são neste momento Maykon à esquerda, Roncatto à direita e João Paulo Oliveira ao centro (ver esquema).

Mesmo tratando-se de um 11 extremamente prematuro, colocam-se desde já diversas reticências nomeadamente no quarteto defensivo e no ataque. Em relação à posição especifica de central, duas das quatro vagas encontram-se ainda por preencher, sendo de esperar que uma destas seja ocupada por um titular "de caras". Também para as laterais chegarão ainda reforços, sendo a maior dúvida a do defesa direito visto China se perfilar desde já enquanto titular à esquerda. De facto, a adaptação de Cândido Costa não foi inteiramente satisfatória, não surpreendendo o regresso deste ao meio-campo. Seja como for, um dos reforços a contratar terá que ser certamente um defesa direito. Quanto aos médios defensivos o plantel deverá estar já fechado, estando o lugar de titular previsivelmente reservado para Gabriel Gomez. À esquerda e à direita Zé Pedro e Silas são opções obvias para a titularidade, mas no ataque regressam as dúvidas. Roncatto, João Paulo Oliveira e o reforço Maykon são o trio de avançados disponíveis neste momento, devendo-se-lhes juntar pelo menos 3 novos reforços, dois dos quais potenciais titulares absolutos.

Contas feitas, deverão ser ainda anunciadas no Restelo 7 ou 8 novas caras, metades das quais jogadores de qualidade inquestionável, ou seja, titulares sem qualquer dúvida. Alguns destes reforços poderão evidentemente ser permanências, tais como Hugo Leal, Rafael Bastos e Meyong, por exemplo.