Gabriel Gomez permanecerá no Belenenses.

O Belenenses vai exercer o direito de opção sobre o futebolista panamiano Gabriel Gomez.

A garantia foi dada hoje por Fernando Sequeira.

O jogador tem sido um dos mais utilizados no decorrer da época que agora termina, e os Azuis do Restelo - inclusive porque Ruben Amorim está de saída - querem garantir a continuidade do jogador. Tal já foi inclusive comunicado ao Santa Fé, clube que detinha o passe do jogador.

O mesmo poderá suceder com Rafael Bastos, jogador vinculado ao Cruzeiro, indo os responsáveis da SAD azul deslocar-se ao Brasil na próxima semana para acertar a permanência.

Difícil parece ser a continuidade de Weldon (o Brasileirão começa na próxima semana) e o Cruzeiro já anunciou o regresso do goleador, mas Fernando Sequeira pensa ser possível um novo empréstimo.

Depois de em certo momento se ter pensado que se iria registar uma verdadeira hecatombe no que diz respeito a saídas no plantel do Belenenses, a situação real pode não ser bem assim.

Cruzando o 11 inicial frente ao Vitória de Guimarães com 11 mais utilizado no decorrer da época, verificamos que a espinha dorsal do Belenenses deverá manter-se em 2008/09, existindo todavia algumas equações importantes.

Atente-se ao seguinte esquema:


Do tal cruzamento entre o 11 que defrontou o Guimarães e o 11 mais utilizado no decorrer da época parecem poder permanecer 8 jogadores em 2008/09, sendo 3 as baixas: Rolando, Rodrigo Alvim, Weldon (e também Ruben Amorim, que não defrontou o Guimarães). Não obstante existirem ainda algumas dúvidas em relação à permanência de Hugo Alcântara e Rafael Bastos (em final de contrato mas o CFB tem opção), o Belenenses versão 2008/09 deverá manter muita qualidade no meio-campo, sendo o lado esquerdo da defesa e o ataque os sectores onde será necessário reforçar a equipa.

Em relação à defesa, será obrigatório contratar um central e defesa esquerdo e assim colmatar às saídas de Rolando e de Rodrigo Alvim. Quanto ao ataque, a situação é mais complicada. Roncatto e João Paulo Oliveira permanecem no plantel, mas o primeiro não parece ter qualidade para ser titular e o segundo é ainda uma incógnita visto ter tido poucas oportunidades. Ainda assim, parece igualmente não ter qualidade para ser titular.

Seja como for, o Belenenses terá que se reforçar com dois jogadores ofensivos, restando a dúvida se Meyong poderá ser um deles. O empréstimo do Levante termina no final da presente época, mas a sua permanência poderá ser possível.

Em relação ao meio campo, será ainda necessário substituir Ruben Amorim ou... accionar a opção sobre Hugo Leal. O internacional português é sem dúvida um excelente jogador mas a sua condição física parece colocar sobre si uma grande ponto de interrogação.

Seja como for, e apesar de todas as dúvidas, o Belenenses parece ir atacar a época 2008/09 com alguma tranquilidade (independentemente do treinador que tenha), devendo, em nossa opinião, as suas aspirações europeias permanecer inalteradas.

Esta é, ainda assim, a pergunta do inquérito BAM de hoje.