Daniela Inácio apurada para Pequim

Daniela Inácio, nadadora do Belenenses, qualificou-se esta madrugada para a prova de Águas Abertas dos Jogos de Pequim, na estreia olímpica da disciplina, ao alcançar a 11.ª vaga no Test Event realizado precisamente na capital chinesa.

A campeã belenense conseguiu o apuramento após um sprint final de mil metros, garantindo por apenas 2 segundos o último lugar de acesso aos Jogos Olímpicos, para a competição de 10 quilómetros, onde estarão presentes apenas as 25 melhores nadadoras mundiais

Depois de concretizado o apuramento, Daniela Inácio afirmou que "estar nos Jogos Olímpicos é excepcional". A nadadora belenense concretizou um sonho de criança não obstante o sonho das Águas Abertas ser muito recente. "Há um ano não tinha noção que poderia estar nos Jogos. Foi tudo muito rápido", acrescentou.

Referindo-se à prova de Pequim, Daniela afirmou ter sido "muito dura. A água estava muito fria e na primeira volta não sentia os pés. Depois comecei a aquecer, mas o ritmo foi sempre muito elevado. Nesse aspecto tenho de treinar muito".
A nadadora afirmou ainda ter encontrado forças para os metros finais da prova "numa frase que o Nuno Dias (treinador nacional de Águas Abertas) nos disse ontem. Ele disse que o nosso objectivo de estar nos Jogos Olímpicos estava muito perto, tão perto que era só esticar o braço. Lembrei-me disso e na parte final, quando não via nada, só pés e espumas, dei tudo a nível físico e foi um sprint movido pela vontade, a esperança e o sonho.”

A presença Olímpica de atletas do Belenenses permanece assim viva, continuando a ser honrada a memória dos olímpicos azuis Augusto Silva, Pépe, César de Matos e Alfredo Ramos, presentes nos J.O. de Amesterdão em 1928.