AG: empréstimo aprovado por uma maioria de 85%

Antes de mais, a Assembleia Geral do Belenenses revelou grande dinamismo de um clube que de certo modo andava moribundo em termos humanos.

De facto, foram cerca de 400 os associados belenenses presentes, tendo uma expressiva maioria aprovado a proposta da direcção presidida por Fernando Sequeira. Verificou-se assim cerca de 85% de votos a favor, 5% de votos contra e cerca de 10% de abstenções.

O empréstimo pedido ao Banif é de 5 milhões de euros, podendo alcançar os 7,5 milhões. O spread é de 2,5%, sendo o empréstimo de médio/longo prazo - 7 anos.
As garantias oferecidas pelo Belenenses são as receitas do Bingo e a hipoteca da parcela de terreno a seguir à Repsol (parque de estacionamento).

Fernando Sequeira foi claro na sua exposição: face a um passivo imediato de cerca de 4,5 milhões de euros, o Belenenses era obrigado a contrair este empréstimo sob o risco de se ver obrigado a "parar" todas as suas actividades. O presidente do Belenenses revelou ainda ter proposto a Jorge Jesus o prolongamento do contrato até 2012.

A direcção recentemente eleita encontrou um clube sem qualquer espécie de liquidez, não existindo na SAD um euro para pagar as despesas com a equipa de futebol profissional.

Quanto ao orçamento do futebol para a época que agora terminou, os números apresentados são suicidas: 10 milhões de euros, quando o orçamento inicial era de 6,6 milhões de euros. Verificou-se, portanto, uma derrapagem de cerca de 3,4 milhões.
Isto significa que futebol profissional do Belenenses custou 25 milhões de euros em três épocas. Parece brincadeira de 1º de Abril mas não é...

Os 46 pontos obtidos na liga (que equivaleriam a um 6º lugar) estão em consonância com o dinheiro gasto? Certamente que não...

Fernando Sequeira teve ainda oportunidade de anunciar a assinatura de um protocolo com o clube de futebol Pescadores da Costa de Caparica a ser assinado no Domingo (dia em ocorrerá um jogo entre esta colectividade e o Belenenses.