Grande noite no Restelo

5:0. Não é propriamente um resultado inédito, mas nos dias que correm não sucede com muita frequência.

Três factores ajudam a explicar a goleada:

Antes de mais, um Vitória apático ainda na ressaca de não ter cumprido o sonho de regressar ao Jamor (atente-se que as três equipas, porto à parte, que disputaram as meias finais perderam os seus jogos e encaixaram 11 golos); em segundo lugar, um super Weldon que tira um grande golo inaugural da cartola e marca ainda o segundo; finalmente, e não menos importante, a alteração táctica produzida por Jorge Jesus que abdicou de um médio mais defensivo, Gabriel Gomez, e fez alinhar novamente a titular um excelente Rafael Bastos que mais uma vez fez por merecer a confiança nele depositada.

Estes três factores conjugados explicam em termos genéricos a grande superioridade do Belenenses em todo o jogo, nomeadamente nos primeiros 30 minutos. Três factores explicativos e curiosamente três golos: um magnífico, outro oportuno e o terceiro natural.

Com o Vitória a apostar numa defesa muito subida a jogar em linha a seguir ao 2:0, o terceiro golo de facto adivinhava-se, podendo mesmo ter surgido antes não fosse Weldon ter desperdiçado uma situação de 2 para 1 (Eduardo para os dois avançados brasileiros dos azuis).
A jogada que dá origem ao terceiro golo é em quase tudo idêntica, mas Roncatto foi mais eficaz ao driblar o guardião setubalense e a atirar para a baliza quase deserta. Tratou-se de uma excelente defesa de... Janício. Expulsão, penalidade (convertida por José Pedro) e cheque-mate: o vencedor estava encontrado.

Os segundos 45 minutos foram naturalmente tranquilos, com um Belenenses dominador em termos de posse de bola e vantagem territorial mas não muito perigoso. Quanto ao Vitória mais do menos, ou seja, pouco mais do que nada.

Destaque para os "raides" de Rafael Bastos (o médio brasileiro é sem dúvida um bom jogador) e para os dois golos de João Paulo Oliveira que assim regressou a condição de "goleador" após o brilharete frente ao Paços de Ferreira para a Taça de Portugal.

Concluindo, as contas que todos os Belenenses faziam antes do encontro não saíram goradas e no jogo da luz (próximo sábado) o 4º lugar estará em disputa entre belenenses e benfiquistas. Para já, os Azuis do Restelo subiram um lugar na tabela classificativa, depois da troca com o seu adversário desta noite.

(Nota final para o ambiente vivido no Pavilhão Acácio Rosa após o final do jogo no Estádio do Restelo. Centenas de associados azuis invadiram o pavilhão onde treinava o Futsal belenense que hoje mesmo viu-lhe serem retirados 3 pontos na secretaria. Foram momentos emotivos, surgindo mesmo lágrimas entre o plantel perante o apoio grandiosamente ensurdecedor com que foram brindados. Força Conquistadores!