Grande vitória do Futsal Belenense.

Em jogo realizado hoje à tarde no pavilhão Acácio Rosa, o Belenenses venceu brilhantemente a forte formação do Freixieiro por 3:2.

Independentemente do resultado, tratou-se de um grande jogo entre duas equipas fortíssimas que prometem lutar até ao fim pelo título.

Inclusive fora das 4 linhas viveu-se um ambiente incrível, chegando mesmo a apoteose aquando do terceiro golo azul: de arrepiar. Quem esteve presente compreenderá estas palavras...

Mas comecemos pelo princípio.

Ainda antes do início do jogo, importa salientar a homenagem que o Freixieiro prestou ao treinador Alípio Matos e ao próprio Belenenses. O pavilhão recebeu com uma enorme salva de palmas as emotivas palavras do presidente dos nortenhos.

Dentro das 4 linhas, assistiu-se a uma excelente primeira parte, com as duas equipas a jogar para vencer. "Ataque contra Ataque", o espírito do Futsal esteve presente no Restelo. O Belenenses entrou melhor, e logo aos 4 minutos Marcelinho remata ao poste. O golo azul adivinha-se, e aconteceu mesmo volvido um só minuto: Marcelinho surge na cara de Toni e não falha.

Sentido o perigo, Mário Brito, treinador dos nortenhos, pede um minuto de desconto, pausa que foi benéfica para o Freixieiro que regressou com outra disposição ofensiva. Não obstante o Belenenses ter mais bola, o certo é que o Freixieiro revelou-se mais perigoso nos minutos que se seguiram. O golo do empate, obtido por Júlio César após remate de Israel, surgiu aos 15 minutos e colocou alguma justiça no marcador. Até ao intervalo ambas as equipas dispuseram de uma oportunidade de golo, mas os guarda-redes superiorizaram-se aos atacantes (Marcão, no decorrer da 1ª parte brilhou a alto nivel, sendo decisivo no melhor momento do Freixieiro no jogo).

Os segundos 20 minutos iniciaram-se numa toada semelhante, não obstante o Belenenses se revelar mais perigoso. O Freixieiro actuava sobretudo em contra-ataque, estratégia que tornou o jogo menos espectacular... até ao segundo azul: golo de Pedro Cary.

Faltavam 5 minutos para jogar, período que se revelou tão fantástico como alucinante. Como por magia, o Freixieiro deixou o seu meio-campo defensivo, passando a pressionar o Belenenses junto da sua área defensiva. Com mais espaço, o Belenenses podia ter marcado novamente no minuto que se seguiu, mas Marcelinho não conseguiu bater Toni.

O Freixieiro continuava a pressionar sem criar grande perigo, quando surgiu ocaso do jogo: pseudo penalti cometido por Marcão, que é amarelado. Perante uma decisão surreal, o muito público presente no Restelo revolta-se contra a dupla de arbitragem, chegando mesmo o jogo a estar interrompido por alguns segundos. Sem culpa do erro incrível da arbitragem, Cardinal remate forte e empata a partida. Festa dos cerca de 70 adeptos do Freixieiro presentes.

Faltava somente um minuto para jogar, tempo escasso que noutra qualquer modalidade seria um tempo-morto. Não no Futsal, não com o Belenenses. Alípio Matos faz avançar o guarda-redes Marcão e o líder incontestado do campeonato é premiado com o merecido golo, apontado por Jardel. Faltavam cerca de 10 segundos para jogar, e o pavilhão Acácio Rosa já havia entrado em erupção: quaisquer palavras que despendamos para descrever o momento seriam inúteis.

Grande jogo, grandes equipas, grandes adeptos: o(s) Belenenses, o Freixieiro e o futsal estão de parabéns.

Resultados da Jornada:
Fundação J. Antunes - Fundão, 2-1
Nogueirense - Benfica, 1-5
Sporting - Instituto D. João V, 3-3
Boavista - Sassoeiros, 2-3
Vila Verde - UTAD, 5-2
SL Olivais - Alpendorada, 5-3
Belenenses - Freixieiro, 3-2

Classificação:
1. Belenenses 13 jogos/36 pontos
2. Benfica 13/33
3. Freixieiro 12/26
4. Sporting 12/26
5. Fundação J. Antunes 13/24
6. SL Olivais 12/22
7. Alpendorada 13/16
8. Fundão 13/14
9. Sassoeiros 12/15
10. Instituto D. João V 12/14
11. Vila Verde 13/9
12. Boavista 12/9
13. UTAD 13/4
14. Nogueirense 13/1


10 minutos finais na íntegra: