Belenenses vs Naval - Antevisão Belém até Morrer.

Tal como sucedeu na jornada passada, os resultados dos concorrentes directos do Belenenses em busca de uma classificação europeia parecem ter "ajudado" os azuis do Restelo. Referimo-nos, como é fácil perceber, às derrotas de braga e marítimo.

Ainda assim, a realidade é que o Belenenses não se tem ajudado a si próprio: muito pelo contrário, tem se "empatado" sucessivamente.

Tendo o sexto lugar como referência (ou seja o braga), a verdade é que a presente época se encontra ligeiramente nivelada por baixo quando comparada com a anterior, valendo tal classificação somente 23 pontos volvidas 16 jornadas - em 2006/07 o nacional era sexto com 24 pontos.

Completada essa mesma jornada, o Belenenses versão 2006/07 tinha 21 pontos, encontrando-se a 4 pontos do braga - 5º com 25 pontos.
Tendo actualmente 19 pontos, o Belenenses pode somar 22 pontos caso vença a Naval, ou seja, 1 ponto mais do que na época passada e, mais importante, colar-se ao braga antes de se deslocar ao seu reduto. Mais: como 4º e 5º classificados - os vitórias - se defrontam em Setúbal, os tais 3 pontos conquistados frente a turma navalista colocaria o Belenenses mais perto do 5º lugar.

Cenário deveras atraente, e até mesmo teoricamente previsível não fosse o Belenenses 2007/08 uma equipa que tem imensas dificuldades em não empatar com quem quer que seja.

Para além dos óbvios problemas de concretização por parte dos seus avançados - Roncatto e Weldon valem somente 4 golos até este momento - surge-se-nos como uma evidência o facto dos centro-campistas azuis não estarem no seu melhor momento técnico e sobretudo físico. De facto, Silas e Zé Pedro têm sido incapaz de repetir as boas exibições do Belenenses europeu.

Este cenário foi agravado após a grave lesão de Hugo Leal, jogador que parecia poder ser o patrão do meio-campo azul - a inclusão de Gabriel Gomez no 11 e o avanço de Ruben Amorim traz certamente mais músculo à turma do Restelo, mas limita a equipa em termos criativos/ofensivos. Em contrapartida, o Belenenses já pode contar com o contributo de Meyong, podendo o camaronês valer preciosos golos. É de supor que Meyong se estreie na liga portuguesa 2007/08, mas enquanto suplente utilizado.

As grandes definições classificativas tomar-se-ão nas próximas jornadas, sendo evidente que o Belenenses tem que se decidir já em relação as suas aspirações europeias: vence e apanha o comboio europeu ou, pelo contrário, continua a marcar passo e definitivamente assenta arraiais na mediania do meio da tabela.

Conferência de Imprensa: