Está aberto o "Caso Meyong"?

Rui Santos, comentador da SIC Notícias, largou ontem a "bomba": Meyong foi utilizado indevidamente pelo Belenenses, podendo o clube perder 6 pontos.

Em causa está o facto do jogador ter representado três clubes entre 1 de Julho de 2007 e 30 de Junho de 2008 (Levante, Albacete e Belenenses), o que viola o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA, que estipula que um atleta só pode actuar por dois clubes na mesma temporada no período referido, embora possa ser inscrito por três emblemas.

O facto de qualquer jogador poder ser inscrito por 3 clubes diferentes - mas alinhar só em 2 - parece "ilibar" a Federação Portuguesa de Futebol de qualquer responsabilidade, como alias este organismo acabou de referir em comunicado oficial:

"Na sequência das notícias veiculadas pela comunicação social dando conta de hipotética irregularidade no registo desportivo do atleta Albert Meyong Zé, a FPF esclarece que:

1 - O registo desportivo depende de requerimento do clube, devendo o mesmo ser acompanhado dos elementos necessários, os quais se encontram previstos na regulamentação da LPFP e FPF.

2 - No caso referido, o processo de inscrição correu os seus termos normais, respeitando todos requisitos, nomeadamente a documentação exigida, de acordo com o que se encontra regulamentado.

3 - Nos termos do citado Artigo 5º nº 3 do Regulamento da FIFA, referente ao Estatuto e Transferência de Jogadores, os jogadores podem ser inscritos pelo máximo de três clubes por época desportiva, só podendo, porém, participar em jogos oficiais por dois clubes.

Para a Federação Portuguesa de Futebol, a situação é, pois, claríssima. O jogador podia ser inscrito, tal como aconteceu, na presente época, cabendo ao clube a decisão de o utilizar oficialmente".

Embora seja ainda demasiado cedo - as cartas ainda não estão todas em cima da mesa - para ter certeza da existência de culpa e, se a houver, a quem esta deverá ser atribuída, o Belenenses parece ser o elo mais fraco nesta questão: sê-lo-á por culpa própria? Porque cometeu uma irregularidade? Não sabemos, mas tudo indica que sim.

Importa neste momento que o Belenenses reaja oficialmente, ou seja, que apresente a sua versão dos acontecimentos. No tribunal da opinião pública o caso já está a ser "julgado", soando o comunicado da FPF como uma nota de culpa inequívoca. O Jogo, por exemplo, refere que "se o passe de Meyong não pertence ao clube do Restelo, então aí sim, parece não restarem dúvidas de que há incumprimento dos regulamentos e o Belenenses poderá ser penalizado por ter utilizado irregularmente o avançado ontem à noite, contra a Naval". O Record, citando a Lusa, avança que "Uma fonte anónima da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) afirmou à agência Lusa que, caso seja instaurado um processo disciplinar contra o Belenenses e seja comprovada a utilização irregular de Meyong contra a Naval, os três pontos do jogo em causa serão retirados à equipa do Restelo (venceu por 2-1, com o segundo golo a ser marcado justamente pelo avançado camaronês) e atribuídos à formação da Figueira da Foz. Neste cenário, os azuis seriam igualmente penalizados com a perda de três pontos adicionais, como determina o Regulamento Disciplinar da Liga".

Resta ao Belenenses apresentar dados que contrariem esta percepção (segundo a agência Lusa, "uma fonte dos azuis afirmou que a utilização do jogador foi decidida após a recepção de um documento da Federação que, alegadamente, o autorizava").

Caso venham a ser retirados 6 pontos ao Belenenses, os azuis ficariam com 16 pontos, isto é, a um só ponto da linha de água.