Eleições em Maio?

"Cabral Ferreira vai apresentar nos próximos dias a demissão da presidência da Direcção do Belenenses, para que o presidente da Assembleia Geral, José Manuel Anes, a comunique quarta-feira ao Conselho Geral e sejam marcadas eleições.

José Manuel Anes revelou à Agência Lusa que Cabral Ferreira "assumiu hoje o envio da carta de demissão" e comunicou-lhe que continuará na presidência da SAD até ao fecho do mercado de transferências, a 31 de Janeiro, para assegurar "contratações de jogadores".

Depois de receber a demissão de Cabral Ferreira, José Manuel Anes podia convocar eleições de imediato, mas, embora aponte o "princípio de Maio" como um cenário previsível, entendeu que antes de decidir devia ouvir o Conselho Geral, que tem uma reunião extraordinária na quarta-feira.

Anes assinalou que poderia convocar eleições para Março, mas, dado tratar-se de eleições intercalares, "quer a Direcção quer a oposição" pediram-lhe a marcação para Maio.

"Se marcasse para Março, os próximos órgãos sociais apenas estavam em funções 1 ano, o período que faltava cumprir aos actuais corpos gerentes. Mas são eleições intercalares e, estatutariamente, os novos órgãos estarão em funções esse ano e mais 2 de um mandato", explicou.

O dirigente sublinhou que "nenhuma candidatura quererá estar em funções apenas durante 1 ano", aludindo "aos apoios financeiros necessários para um qualquer projecto" e ao facto de um ano ser um período muito curto para uma Direcção cumprir os seus objectivos.

José Manuel Anes acrescenta ainda que fazer as eleições em Maio permite às candidaturas "mais tempo para compor as listas, definir projectos e reunir apoios financeiros".

Para já, tanto Duarte Ferreira como Gouveia da Veiga, os candidatos derrotados por Cabral Ferreira nas últimas eleições, em Abril, não revelaram qualquer intenção de avançar com listas, reservando para breve uma posição.

Na quinta-feira à noite, a demissão de Cabral Ferreira foi justificada com o "agravamento do seu estado de saúde" que, como refere o comunicado então lido pelo vice Miguel Ferreira, "não lhe permite acompanhar a evolução" dos "acontecimentos recentes".

A contestação a Cabral Ferreira subiu de tom com a alegada utilização irregular do futebolista camaronês Meyong no jogo Belenenses-Naval (2-1) de domingo, que pode custar ao clube a perda de 6 pontos na Liga".

Fonte Record