"Caso Meyong" caminha para o arquivamento?

Segundo o Diário de Notícias, o passaporte desportivo de Meyong que a Federação Espanhola enviou aquando da transferência do jogador para o Belenenses refere apenas utilização no Albacete em 2007/08.

Sendo assim, o jornal conclui que "O caso Meyong poderá acabar já hoje se a Comissão Disciplinar da Liga, que reúne durante o dia, considerar como esclarecedora a informação da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que no passaporte desportivo do avançado, a que o DN teve acesso, apenas registou a passagem do camaronês pelo Albacete, na presente temporada. Ou seja, para o organismo espanhol Meyong não foi utilizado pelo Levante frente ao Maiorca, na jornada inaugural da Liga espanhola".

Não obstante, é certo que na ficha de jogo da primeira jornada (Agosto de 2007) consta o nome do camaronês. Seja como for, a responsabilidade do erro terá que ser atribuída à Federação espanhola.

"A federação espanhola apenas confirmou segunda-feira, numa informação adicional solicitada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a utilização de Meyong pelo Levante, dias depois de ter enviado o passaporte para Lisboa sem essa referência. E para a FIFA, o documento essencial é mesmo o passaporte, onde têm de ser inscritos todos os dados da carreira de um atleta a partir dos 12 anos".

Deste modo, a ausência de informação por parte da Federação espanhola parece ilibar o Belenenses de qualquer responsabilidade. Segundo o DN, "para a FIFA o que conta é a informação que consta no passaporte e não o certificado internacional. Não havendo registo de inscrição por um clube no passaporte, essa passagem é como se não existisse para o organismo máximo do futebol mundial. O que poderá jogar a favor do clube do Restelo".

Mais: o passaporte de Meyong - como determina a FIFA - não foi enviado juntamente com o certificado internacional, ou seja, a Federação espanhola cometeu uma "dupla" irregularidade.

O documento, esclarece o periódico, "só chegou após o pedido do Belenenses, na altura em que se noticiou a eventual irregularidade da utilização de Meyong no jogo com a Naval, pelo facto de ter transgredido a norma que impede um jogador de actuar por mais de dois clubes numa só época. A nível europeu, apenas as federações portuguesa, italiana e inglesa costumam cumprir este regulamento da FIFA".

Segundo a FPF, "Na maioria das restantes (federações) os documentos chegam quase uma semana depois".

No decorrer da manhã o Belém até Morrer procurará colher reacções a esta notícia.

  • Aceder Aqui


  •