Jogos do dia

O sábado belenense teve um sabor agridoce: enquanto o principal modalidade do clube, o futebol, perdeu em Guimarães por 1:0 com o vitória local, o futsal azul venceu o UTAD por 4:1 e o belenenses rubgy bateu o até agora invicto benfica por 20:10.

Na cidade berço, perante um Belenenses apático em termos ofensivos, o vitória entrou forte no jogo e criou nos primeiros 25 minutos de jogo algumas oportunidades de golo: remate de Alan aos 12´; remate de Fajardo e recarga de João Alves aos 21 minutos.

O golo vimaranense acabou por surgir pouco depois: Rolando é batido e Ghilas, após centro de João Alves ao primeiro poste, bate Marco.

Mesmo a perder, um sonolento Belenenses foi incapaz de reagir, continuando o vitória a dominar as operações até ao intervalo.

No início dos segundos 45 minutos sucedeu mais do mesmo: os azuis permaneceram uma nulidade em termos ofensivos, e o vitória, não obstante dominar, era incapaz de criar perigo ao último reduto belenense.
Tentando contrariar o impasse, Jesus faz sair Silas com 65 minutos decorridos, entrando para o seu lugar Fernando.

Os belenenses presentes no estádio ou frente ao ecran da televisão tiveram que esperar 77 minutos (uma eternidade!) para assistir a uma oportunidade de golo da sua equipa: Hugo Alcântara remata forte um pouco ao lado da baliza defendida por Nilson.

E foi tudo...

Jesus ainda fez entrar - somente aos 80 minutos! - João Paulo Oliveira e Gabriel Gomez, mas o destino do jogo estava já traçado.

É caso para se dizer que o Belenenses versão 2007/08 só joga quando quer, ou seja, em poucas ocasiões - quando o adversário é MUITO mediático e as carreiras dos jogadores podem beneficiar da consequente exposição.
Afinal Jorge Jesus parece ter razão: o Belenenses ambiciona somente uma posição classificativa entre os 10 primeiros.

Mais ao menos à mesma hora mas em Lisboa, o Belenenses Futsal recebeu e venceu o UTAD por 4:1, ou seja, somou a sua 11ª vitória no mesmo número de jogos disputados. Tratou-se de uma partida que se tornou relativamente pouco interessante, mas pelos melhores motivos: um Belenenses demasiado forte para a frágil equipa do UTAD - a pior que vimos na presente época.

Assim, o Belenenses chegou facilmente a uma vantagem de dois golos - ambos os tentos apontados por Marcelinho - não chegando o golo dos forasteiros sequer a assustar. De facto, a diferença mínima ao intervalo foi rapidamente ampliada primeiro por Pedro Cary e depois por Diego. 4:1, e jogo resolvido não obstante ainda faltarem cerca de 10 minutos para jogar. Estes decorreram sem grandes novidades (3 livres directos - 2 dos quais para o UTAD - a castigar o alcançar das 5 faltas por ambas as equipas, que não resultaram em golo.

Concluindo, o Belenenses soube tornar o jogo fácil.

Resta acrescentar que o Belenenses Futsal é cada vez mais primeiro - derrota do benfica frente ao sporting - somando 33 pontos.
No dia 29 de Dezembro, pelas 18 horas, o Belenenses recebe o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a taça de Portugal.

Quanto ao rugby tratou-se de uma vitória tão saborosa como justa - 20:10 ao benfica -, frente a um adversário que ainda não conhecia o amargo da derrota.
O treinador azul, o neozelandês Bryce Bevin, declarou no final no encontro do Restelo:
“Estamos muito felizes por ter conseguido os 4 pontos. Estamos a trabalhar duro há 6 meses e bater o favorito Benfica é algo que nos deixa muito satisfeitos”, congratulou-se o técnico neozelandês, Bryce Bevin.