Jogo frente ao Belenenses valeu ida à selecção... a Pelé!

Do site:

  • Globo Esporte


  • "Pelé relembra partida com a camisa do Vasco, no dia 19 de junho de 1957"

    "Pelé relembra com muito carinho da partida em que vestiu a camisa do Vasco em 1957. De acordo com o Rei do futebol, o jogo contra o Belenenses foi fundamental para a sua primeira convocação para a seleção brasileira. Convocado para o combinado do time da Colina com o Santos, o ex-jogador marcou três gols na vitória de sua equipe, no Torneio Internacional do Morumbi, disputado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

    - É claro! Não poderia esquecê-la. Fui a um torneio no Rio de Janeiro para o qual chamaram 5 ou 6 jogadores do Santos e o resto do Vasco da Gama. Fiz parte dessa equipe e fui ao Maracanã pela primeira vez, e marquei alguns gols. E logo fui chamado para jogar com a seleção principal e só tinha 15 anos. A partida era contra a Argentina no Maracanã - diz o ex-jogador, em entrevista ao site da Fifa.

    Com a camisa do Vasco, Pelé ainda fez mais dois jogos. O primeiro deles foi contra o Dínamo de zagreb. O Rei marcou um no empate em 1 a 1 contra os croatas. Na partida seguinte, diante do Flamengo mais um empate em 1 a 1. O ex-jogador balançou a rede mais uma vez".

    Recordando ainda o jogo de 1957 que opôs o Belenenses ao misto Santos/Vasco, transcrevemos algumas linhas da História de Matateu que o Belém até Morrer publicou recentemente:

    "A equipa dos azuis foi recebida entusiasticamente no aeroporto do Galeão, onde a colónia portuguesa, que compareceu em grande número, envolveu a caravana belenense do melhor ambiente e simpatia.

    Matateu estava novamente em plano de relevo no futebol nacional. A sua figura de jogador de grande categoria continuava a evidenciar-se nos campos da luta. O seu estilo característico mantinha-se inalterável.

    O facto de ter sido o autor do único golo da equipa portuguesa nos jogos efectuados no Brasil, colocou-o em grande evidência. Este tento teve o condão de saldar uma divida, já que no jogo disputado no Estádio Nacional com os brasileiros, o famoso moçambicano falhara uma grande penalidade.

    O golo que marcou no Maracanã, constituiu um dos grandes momentos de felicidade na carreira futebolística de Lucas da Fonseca, pois serviu para pôr em alvoroço a boa gente portuguesa que assistiu ao sensacional encontro.

    Ao fazer a apresentação dos jogadores da turma do Belenenses, “O Jornal” do Rio de Janeiro referiu-se a Matateu nos seguintes termos:
    «“A grande estrela” é contudo Sebastião Lucas da Fonseca, o “Matateu ” natural de Lourenço Marques, capital de Moçambique.
    Com 30 anos, Matateu é, provavelmente, o mais popular profissional português. Muitas vezes internacional, tem um estilo próprio de jogo, perturbador e surpreendente».

    A equipa do Belenenses foi incluída na série do Rio de Janeiro, a mais difícil das duas de que se compunha o torneio da “Taça de S. Paulo.”
    O primeiro encontro dos azuis realizou-se contra um misto Vasco-Santos, no Maracanã, tendo a equipa lisboeta actuado muito abaixo das possibilidades, decepcionando os portugueses que assistiram ao prélio.

    A equipa azul, que foi vencida por 6-1, teve apenas dois elementos que tiveram uma actuação meritória: Dimas e Matateu, que foi o autor do golo belenense.
    Neste encontro salientou-se um jovem brasileiro, na altura quase desconhecido, e que mais tarde seria considerado um dos melhores jogadores do mundo: tratava-se de Pelé, que marcou quatro golos".