"Vencer, os objectivos"?

O ponto de interrogação é nosso, mas a parangona é do eng. Cabral Ferreira.

De facto, já se tornara habitual o jornal osBelenenses apresentar um editorial do seu director, Pedro Lourenço. Desta feita não foi isso que aconteceu, e o tal editorial foi substituído por um texto - uma "opinião" - da autoria do presidente do Belenenses (curiosamente, a própria capa do jornal encontra-se decorada com enormes letras garrafais, que postulam ser a "União o único caminho para o sucesso").

Assim, encontramos nas duas primeiras páginas do jornal duas frases feitas que os mais distraídos - pensando que se realizará uma eleição dentro em breve no Belenenses - poderiam caracterizar de parangonas eleitorais ou eleitoralistas: "União - Único caminho para o sucesso" e "VENCER, os objectivos!"

Surpresa das surpresas, também na terceira página surge novo lema simples mas com indiscutível força eleitoralista: "Força Belém" (o texto que se segue é da autoria do prof. José Anes, presidente da Mesa da A.G. Belenense).

Pelo meio de tais lugares comuns, surge, como seria de esperar, a convocatória para a Assembleia Geral do dia 3 de Dezembro.

Teremos finalmente um departamento de Marketing no Belenenses? Ou, ao invés, o basco Javier, "trunfo" eleitoralista de Abril do eng. Cabral Ferreira, estará de regresso?

Seja como for, a campanha "Descubra o eng. Cabral Ferreira" reveste-se imediatamente, tal como aconteceu há alguns meses atrás com a sua "irmã", com uma dose fatal de insucesso.

Na realidade, o eng. Cabral Ferreira ainda não se encontra dotado da virtude de alguns dos grandes políticos mundiais: "Cala-te, mesmo que penses que tens algo a dizer".

O presidente azul começa por dizer que se vivem, "desde há uns tempos para cá, momentos conturbados nas modalidades ditas amadoras."
Esses tais "momentos" são de seguida reafirmados, embora com uma "pequena" nuance: "Empolados ou não empolados", considera Cabral Ferreira, "eles existem".

Empolados? Por quem? Pelos jogadores que chegam ao final do mês e não têm dinheiro para pagar a renda?

Segue-se a analogia já referida na brilhante conferência de imprensa do passado dia 19: O eng. Cabral Ferreira, embuído de uma aura messiânica, irá salvar as referidas modalidades tal como "salvou" a SAD em 2006. "Os resultados foram os que todos nós sabemos", conclui o eng. De facto assim é, senhor presidente, todos nós sabemos que o Belenenses desceu desportivamente de divisão não obstante "dispor" do maior orçamento da sua história.

Ainda antes de enumerar quais são as soluções milagrosas para as modalidades agora sob a sua varinha mágica, o eng. Cabral Ferreira postula que a direcção por si liderada no anterior mandato "não tinha intervenção directa na gestão diária da SAD..."

Desculpe, senhor presidente? Será que lemos bem?

Então quer nos fazer crer que enquanto presidente do Belenenses - que detêm 59,1% das acções da SAD - não tinha intervenção directa na gestão diária da SAD?

A sua intervenção era então semanal? Mensal? Semestral?

De duas uma: ou tinha intervenção directa e então é responsável ou, num cenário ainda mais negro e irreal, não o tinha, o que significa responsabilidades ainda mais gravosas - por outras palavras, delegou completamente as suas obrigações de direcção e gestão a terceiros. Se assim aconteceu, foi eleito para quê?
Terá sido também a SAD, no início dessa época fatídica, a colocar no Restelo cartazes com a parangona "Rumo à Europa"?

Mas regressemos às modalidades.
Quais são afinal as medidas milagrosas que serão (estão a ser?) implementadas?

1 - "Blindagem dos balneários" (leia-se "passa fome e cala-te").
2 - "Poupanças nas despesas (já que o aumento de receitas parece mais difícil...)" (leia-se "não cumprir os contratos assinados porque não existe no clube um departamento comercial que obtenha patrocínios).
3 - "Identificar e tentar resolver os problemas individuais mais prementes" (leia-se dar uns euros aos jogadores cujo o cenário próximo seja ir "morar" debaixo da ponte)
4 - "Acabar com a «boataria» que grassa no Restelo" (leia-se "metam o cartão de sócio no bolso e estejam caladinhos")
5 - (O melhor fica sempre para o fim...) - "Responsabilização de todos os que trabalham graciosamente ou não, nos sucessos e nos desaires" (leia-se "está tudo louco", ou será que o senhor Vitor Ferreira já não se encontra entre os vice-presidentes da direcção?).

A cereja em cima do bolo é mais vazia que um balão furado: "e muitas outras medidas que irão ser implementadas". Pois, pois...

O post scriptum do eng. Cabral Ferreira é dedicado a todos aqueles que lhe enviaram mensagens "de preocupação pela... (sua)... saúde".

O nosso P.S. associa-se - como não podia deixar de ser - a este sentimento de preocupação pela saúde do presidente do Belenenses. Todavia, não podemos deixar de acrescentar as nossas preocupações pela saúde do Clube de Futebol "Os Belenenes".

Não podemos também deixar de transcrever algumas das palavras do Doutor José Anes - a quem reservamos muita simpatia pessoal desde os tempos em que tivemos o prazer de tê-lo como professor na universidade.

"A direcção eleita recebeu um claro mandato para governar o C.F.B. com o seu programa... deve cumprir estatutariamente o seu mandato."
Pouco depois, o prof. Anes pronuncia-se da seguinte maneira: "O exemplo do nosso Presidente Cabral Ferreira, homem honesto e um grande lutador a quem devemos vitórias bem recentes, como a do «caso Mateus»... deve ser seguido, particularmente nos momentos mais difíceis."

O presidente da AG do Belenenses (e da SAD), dedica ainda parte do seu texto às modalidades: "E quando alguma secção quiser aventurar-se em (legítimos) voos mais altos ela deve suprir o excedente do orçamento estabelecido..."

Conclui que o presidente e a direcção assumiram "responsabilidades, rectificando procedimentos e tirando corajosamente as consequências - sem sacrificar ninguém em particular..."

Perante tais afirmações, não temos qualquer espécie de dúvida em afirmar que o presidente da mesa da A.G. excedeu as suas competências e, mais grave, quebrou irremediavelmente o selo de confiança erigido sob o estatuto de isenção que o seu cargo não só prevê como obriga.

Uma conclusão:

A direcção presidida pelo eng. Cabral Ferreira e os seus correligionários encontram-se em pleno período eleitoral, servindo-se de meios não legítimos (como o jornal osBelenenses) como veículo de tal campanha.

Se assim é, aguardamos com expectativa que seja estabelecida a data das eleições antecipadas...