Taça Intertoto, inscrição já!

O ano passado, o União de Leiria, que chegou a andar pelo 4º lugar, começou a perder posições e pontos para os lugares da UEFA. Mas, ainda assim, garantiu o 7º lugar. Com ele, foi à Taça Intertoto, disputou uma única eliminatória, e, sem histórias de pressões e proezas colossais apurou-se com naturalidade para a Taça Uefa. E até lhe saiu um adversário que, poderoso, era mais acessível que o nosso. E fez boa figura, discutindo a eliminatória até ao fim.

No entanto, se foi à Taça Intertoto, foi porque fez o que o Belenenses não fizera: inscreveu-se. Alguns, com menos memória, pensarão: "não nos inscrevemos, porque estávamos certos na Taça Uefa". Não é verdade. Lembro-me perfeitamente. Quando o prazo para a inscrição terminou, íamos jogar à Figueira, e estávamos em 9º lugar (e atrás dos leirienses).

Ora bem, olhemos para a classificação actual:

1 - FC Porto 26
2 - Benfica 22
3 - V. Guimarães 19
4 - V. Setúbal 18
5 - Sporting 18
6 - Marítimo 17
7 - Sp. Braga 14
8 - Belenenses 13
9 - Leixões 10
10 - Nacional 10
11 - E. Amadora 9
12 - Naval 9
13 - Académica 8
14 - P. Ferreira 6
15 - Boavista 6
16 - U. Leiria 3


Facilmente se constata que:

* A nossa prova não tem sido brilhante nem boa;
* A nossa prova não tem sido desastrosa.

Por isso, não é certo que vamos à Taça Uefa, e à Liga dos Campeões, mais difícil ainda seria. Não é impossível. Por exemplo, se o Belenenses os 2 próximos jogos, podemos estar nesses patamares. Mas são ses...


Mas se o 5º lugar (ou melhor) não é impossível, se até o 6º lugar pode dar Uefa, como deu a época passada, mais fácil é ficar em 7º. E olhando para a tabela, diríamos que é bastante provável ficarmos nos 7 primeiros.

Então, porque não jogar pelo mais seguro, inscrevendo-nos para a Intertoto, e nela participando se necessário?

É que, caros consócios, por mais contas que regularizemos, o Belenenses caminha para a morte sem desafios motivadores e cosmoplitas. Não se duvide disso. Olhemos a desertificação do período entre 2002 e 2005, por exemplo... Contas certas são um meio importante mas não um fim. Ninguém é adepto de uma empresa de contabilidade...

Há quem diga que ir à Taça Intertoto estraga o bom planeamento da época. Bah, teorias... Vamos a factos. Participamos 2 vezes. Nos Campeonatos que se seguiram, obtivemos uma das 2 melhores classificações dos últimos 32 anos; uma das 2 melhores classificações dos últimos 19 anos.