Ecos do Restelo.

As notícias oriundas do Restelo são muitas e variadas.

Ao pavilhão, já chegou o novo reforço do basquete, de seu nome Lance Soderberg. O americano - que tem a seu cargo a difícil tarefa de fazer esquecer Jamie Kendrick -chegou a Lisboa no Domingo, tendo treinado com os seus novos colegas nos dias seguintes.
Ainda no pavilhão, a notícia é: não haver notícia!
De facto, o andebol azul continua a viver momentos de incerteza, permanecendo sem treinador. Advogamos que seria de todo o interesse João Florêncio permanecer no Belenenses mas, se tal não vier a acontecer, terá de se encontrada uma alternativa rapidamente.

Ainda no "reino" das modalidades, registo para algo que pensamos ser inédito: uma manifestação de protesto (sensibilização se se quiser) junto aos gabinetes da direcção. O rugby azul efectivamente saiu à "rua" para exigir o básico: campos para poder treinar.

Um pouco ao lado, no relvado do estádio do Restelo, decorria mais uma sessão de treinos da equipa de futebol. Destaque para Hugo Leal, cujos índices físicos, após lesão, permitem já supor uma possível utilização frente ao Leixões.

Fora das 4 linhas, Zé Pedro declarou à imprensa, após o treino matutino, ter ficado "só meio satisfeito pelo empate porque queríamos vencer. Na altura não nos apercebemos, mas no final vimos que o golo do FC Porto tinha sido obtido em fora-de-jogo e ficámos desgostosos. Em quatro épocas ainda não tinha marcado ao FC Porto. O golo deixou-me muito feliz, mas depois verificámos que podia ter sido o golo da vitória”.

O médio belenense, que após os 3 golos obtidos frente a clubes da cidade do Porto tem sido alvo de grande interesse mediático, antevendo o embate frente ao Leixões, afirmou ainda que "Uma equipa que ganha 3-0 ao Sp. Braga tem de estar em crescendo. Nós estamos numa boa fase, há muito tempo já que não perdemos, e queremos ganhar, até porque jogamos em casa". Mas se os leixonenses estão moralizados, o mesmo sucede com os azuis do Restelo:
"Ninguém tinha saído de lá com pontos e nós conseguimos, pois fizemos bem o nosso trabalho" - concluiu Zé Pedro em relação ao jogo do Dragão. "Agora, esperamos voltar a fazê-lo na 6.ª feira, com o Leixões".

Finalmente, a dois meses da reabertura do mercado de transferências, surgem rumores acerca do interesse da Atalanta em relação a Gabriel Gomez. O panamiano definitivamente encheu o olho aos dirigentes italianos aquando da realização do torneio Teresa Herrera, afirmando Luis Filipe Posso - empresário do jogador - ao jornal o Jogo que "O Gabriel Gómez está emprestado até fim da época, e o Belenenses tem direito de opção durante esse período. Se, entretanto, surgir uma boa proposta para o clube e para o atleta, vamos analisá-la em conjunto".

Esta notícia, confirmando-se ou não, traz novamente à ordem do dia belenense a questão dos empréstimos. Servir de montra para este ou aquele jogador não é certamente uma politica racional em termos económico-financeiros. Poderá sê-lo em termos desportivos em determinados casos, embora fosse importante avaliar a pertinência de adquirir jogadores de qualidade indiscutível e posteriormente rentabiliza-los - a aquisição (prévia) do passe de Gabriel ao Santa Fé (Colômbia), teria sido certamente possível. É necessário semear para depois proceder à colheita...

Terminamos com os resultados parcelares dos inquéritos BAM de ontem, relativos a "novela" que já se tornou as renovações de Ruben Amorim e de Rolando.
À pergunta "Como irá terminar a novela Ruben/Rolando", 44% dos participantes responde "Nenhum renova", sendo os optimistas, que acreditam que ambos renovarão, somente 20%. Já os que acreditam que somente Rolando renovará correspondem a 36%.

Em relação à pergunta "Quem são os principais responsáveis pelo arrastar do processo", as opiniões dividem: 45% aponta o dedo à direcção do Belenenses, 35% aos jogadores e 20% aos empresários.

Poderá ainda continuar a votar.

Última nota:
O Belenenses-Leixões será dirigido por Pedro Henriques (Lisboa).