Antevisão Belém até Morrer: Sporting.

O Belenenses - sporting é sem dúvida um grande derby de Lisboa e, simultaneamente, um dos maiores clássicos do futebol português. A primeira partida entre os dois emblemas remonta já ao longínquo ano de 1920, tendo o Belenenses vencido por 1:0 - golo do imortal Artur José Pereira no Campo Grande.

Os anos passaram, e uma espécie de maldição passou a assombrar o Belenenses sempre que actua enquanto visitante frente ao sporting. Última vitória nesta condição na temporada de 1954/55, tendo os azuis vencido por 2:1. (Curiosamente, tratou-se do ano do mais fatídico Belenenses - sporting da nossa história: nas salésias, o Belenenses era o campeão nacional virtual quando a 4 minutos do final o sporting empata e oferece o título ao benfica.

Nos tempos mais próximos tem-se verificado um grande equilíbrio no Restelo - 2 vitórias para cada lado e 3 empates nos últimos 7 encontros - sendo o registo azul em alvalade simplesmente sinistro: 7 derrotas. De facto, temos que recuar até à década de 1980 para encontrar resultados positivos do Belenenses na casa do sporting: 4 empates nas épocas de 1981/82, 1985/86, 1987/88 e 1988/89.

Se a história parece jogar contra o Belenenses, as exibições nos 2 primeiros jogos da liga não parecem jogar a favor. Depois do empate frente a Naval, os azuis foram derrotados em casa pelo sp. de braga e, tão importante, não se exibiram a bom nível - defesa pouco segura, meio-campo pouco inspirado e ataque pouco produtivo resume os acontecimentos numa só frase.

Já o sporting mostrou força na sua estreia caseira - vitória sobre a académica -, mas foi incapaz de pontuar no reduto do porto.
Assim, o jogo pode claramente ser condicionado pelo facto do sporting se encontrar pressionado para ganhar - outro resultado que não este poderá significar o aumento do fosso pontual (5 ou 6 pontos) para o porto.

Por outro lado, o Belenenses pode contar com Roncatto completamente recuperado, sendo ainda grande a expectativa em relação à possível utilização de Hugo Alcântara a titular.

Apesar da defesa ter sido até agora o sector que mais tem preocupado os belenenses, parece-nos evidente que o meio-campo não tem rendido o suficiente. Muito longe da forma evidenciada na época passada, Ruben Amorim, Silas e sobretudo Zé Pedro não se encontram em forma, algo de não pode deixar de ter reflexos muito negativos na construção de jogo ofensivo. Um só golo em 2 jogos (e de bola parada) e poucas oportunidades de golo são consequência disto mesmo.

Consequentemente, o 11 Belém até Morrer deixa Zé Pedro de fora, fazendo entrar a titular Rafael.

Lista de convocados: Costinha, Marco G., Amaral, Cândido, Rolando, Devic, B. Brandão, Hugo Alcantara, R. Alvim, R. Amorim, Gabriel, Zé pedro, Rafael Bastos, Silas, Fernando, Roncatto, Mendonça e João Paulo.

11 provável: Costinha; Rolando, Hugo Alcântara (Devic?), Cândido e Rodrigo Alvim; Gabriel, Ruben Amorim, Zé Pedro e Silas; Mendonça e Roncatto.

11 Belém até Morrer:


Mais tarde o seu blog apresentará a conferência de imprensa com Jorge Jesus. A não perder.