Quiosque Azul.
ESQUECER LIEDSON SOA A INJUSTIÇA CANARINHA - Fonte O Jogo.
O futebol português nem sempre é olhado como um dos mais fortes a nível europeu, e os atletas brasileiros a actuar em Portugal sentem esse facto na pele, quando se trata de verem o seu nome nas convocatórias para a selecção canarinha.
Roncatto, João Paulo Oliveira e Rafael Bastos apontam um exemplo de injustiça. Consideram que Liedson é o paradigma de uma forma de pensar abrupta além-fronteiras e defendem que "os 'media', quando olham para Portugal, por vezes acham que o jogador não é suficientemente bom”, mas relembram, pela voz de Roncatto: “É mais uma política brasileira. Acho que, estando em Portugal, já é parte da Europa. Quer as pessoas queiram quer não, são equipas qualificadas que disputam as competições europeias, 'Champions League' e Taça UEFA, com títulos conquistados … É política do próprio brasileiro. Acho isso muito errado. Por exemplo, o Liedson é um grande jogador e devia estar na selecção que disputou a Capa América. A mentalidade do pessoal do Brasil é muito diferente do pessoal da Europa…”
João Paulo Oliveira acrescenta: “É um grande jogador, faz grandes golos e Campeonatos e não vai à selecção brasileira. Acho que isso até é injusto… Está numa grande equipa e não vai lá.”
Já Rafael Bastos vai mais longe e garante que o reconhecimento “até existe”, mas “não é tão valorizado como deveria ser”. Roncatto refuta a ideia de “discriminação” e relembra que, com Deco e Pepe, foi igual. Só após as transferências para Barcelona e Real Madrid é que ficaram “conhecidos”. No fundo, a esperança dos três é seguir as suas pisadas, quanto mais não seja se forem como Nivaldo (agora no Saint-Etienne), e Rafael Bastos até garante: “Se chegar ao Brasil e perguntar quem quer vir para Portugal, todos dizem que sim…”
À procura de amizades com mulheres lusas
Rafael Bastos é casado, por isso não se aventura; Roncatto namora, mas não fecha a porta a novas amizades; e João Paulo Oliveira ainda procura a sua cara-metade. A mulher portuguesa, essa, é elogiada, mas o conhecimento ainda é escasso… “Ainda não cheguei a conhecer bem […]. Queria até que a minha namorada pudesse ler… Ainda não tive o contacto, mas, quando tiver… posso falar. Amizade é amizade, mas os olhos comem muito”, diz Roncatto, em tom jocoso, enquanto Rafael Bastos não se compromete.
Já João Paulo Oliveira assevera: “Vai ser muito importante fazer novas amizades… [risos]” Entretanto, Rafael Bastos lá justifica o silêncio. “Não me posso comprometer, pois sou casado. Para mim, é complicado… nem amizade! A minha esposa tem amigas aqui, pode comprar o jornal e me complica. Por isso, é melhor estar calado”, justifica, disparando logo de seguida: “Por isso é que eles [Roncatto e João Paulo Oliveira] falam que os portugueses são menos comunicativos. É que a mulher brasileira é mais dada.”
Filho a caminho…
O filho de Rafael Bastos está literalmente a caminho de um novo mundo e de uma nova cidade. O rebento nasce em Dezembro próximo, e o médio já pensa em dar-lhe a nacionalidade portuguesa. “Estou a conversar com a Cristina [funcionária da SAD] para ele vir. Quem sabe se o meu filho não segue carreira em Portugal”, disse.
Amigos escondidos
Lisboa e os seus arredores têm uma grande comunidade brasileira, facto que levou ao aparecimento de diversos espaços lúdicos alusivos ao seu país de origem. Há pouco tempo na cidade, o trio ainda não teve oportunidade de efectuar visitas a “casa”, e criação de novos amigos foi coisa que também ainda não sucedeu, mas a promessa está feita: “Agora estamos concentrados nos treinos e na preparação da época, mas, quando começar o Campeonato, vamos encontrando… amigos e amigas.”
Bendita internet
Longe da família e amigos, a melhor forma que João Paulo Oliveira, Rafael Bastos e Roncatto encontraram para matar saudades dos entes queridos foi recorrendo à internet. A "webcam" faz milagres, mas o telefone também serve, apesar de ser “caro”. “Utilizamos muito a internet – com a webcam sempre posso ver a minha esposa. Sempre é mais barato do que o telefone”, afirma Rafael Bastos.
Regresso só de férias
O trio belenense não esconde a felicidade pela forma como foi acolhido à beira-Tejo, e a possibilidade de ficar de vez em Portugal e na capital portuguesa está bem presente. Por enquanto, o regresso ao Brasil só mesmo para férias, como diz Rafael Bastos. “Agora, depois de cá estar, só quero ir de férias e, mesmo assim…” Roncatto vai mais longe e afiança: “Se Portugal me der tranquilidade, não saio daqui por nada desse mundo.”
Nivaldo é para seguir
A saída do central Nivaldo é dada como exemplo por este trio de atletas que deseja ir mais além no futebol europeu. “A primeira vez na Europa, é importante que seja em Portugal. A cultura que não é muito diferente das outras da Europa. Só a língua é que muda um pouco. Vir para Portugal pode ser uma passagem para ir para outros países, como Inglaterra ou França, como aconteceu com o Nivaldo”, afirma Rafael Bastos. João Paulo sublinha: “Temos provas de que, quando o trabalho é bem feito, as coisas são reconhecidas. Espero fazer uma grande época aqui e valorizar-me, tal como o clube.”
Silas
“VAMOS AOS TORNEIOS PARA GANHAR OS JOGOS” - Fonte O Jogo.
O jogo de amanhã frente ao Real Madrid é tido como “normal” pelo capitão belenense, Silas, que avisa a navegação. “Toda a gente em Espanha vai ver o jogo através da TVE. Alguns jogadores podem achar que este jogo é uma montra. Para mim, o importante é ver o que é necessário melhorar, mas vamos para os torneios para ganhar. Para entrar a pensar que vamos perder, mais vale não ir”, garante.
Silas acrescenta: “Pessoalmente, é uma situação normal defrontar o Real Madrid, não é nada do outro mundo. Se calhar, para outros jogadores é especial, mas já tive oportunidade de os defrontar e não é uma novidade. Será num jogo particular, o que é diferente de um jogo oficial.”
A verdadeira valia da formação belenense será assim testada, de acordo com o camisola 10 da formação da cruz de Cristo, que aponta baterias para a preparação do que aí vêm na temporada. “Vai servir para ver onde estamos mais fortes e mais fracos. Contra estas equipas, nota-se onde é que podemos trabalhar mais ou menos. A grande diferença é aí. Vão colocar dificuldades que outro tipo de formações não coloca nesta altura. O Real Madrid é uma equipa muito forte e vai criar problemas a que não sei se vamos conseguir dar resposta”, relembra.
Em suma, para Silas, será um bom “teste” tendo em vista as competições europeias e não só. “Pretendemos fazer uma boa temporada e, para andarmos lá em cima, ainda temos de melhorar muita coisa, e é para isso que servem estes jogos de pré-época”, disse.
REAL MADRID SERVE DE PREPARAÇÃO PARA JOGOS COM OS (OUTROS) "GRANDES" - Fonte A Bola.
Silas encara com grande alegria a partida de quarta-feira com o Real Madrid, desafio inserido no Torneio Teresa Herrera, e esclarece que servirá para preparar a equipa para os desafios com os «grandes» e para as competições europeias.
O «capitão» vê o desafio com o Real Madrid com naturalidade, embora reconheça que possa haver alguma ansiedade dentro da equipa:
«Estas equipas vão criar problemas que vamos tentar dar resposta. Se não o conseguirmos, temos de corrigir os erros para quando apanharmos Sporting, Benfica, FC Porto e as competições europeias estarmos preparados. Acredito que alguns jogadores vejam este jogo como uma montra. Toda a gente vai estar a ver o jogo. A TVE comprou os jogos todos do Real Madrid para a pré-época», referiu.
O Belenenses parte amanhã para a Corunha, pelas 12h30, e quarta-feira pelas 20 horas defronta o Real Madrid.
JESUS ADMITE CONTRATAR MAIS DOIS OU TRÊS JOGADORES - Fonte O Jogo.
O Belenenses empatou ontem a dois golos com o Peniche – clube que é a sua filial –, num encontro que serviu de apresentação aos associados da equipa local. Jorge Jesus apresentou uma equipa constituída, na sua maioria, por juniores, contando apenas com seis jogadores do plantel principal, casos de Marco Gonçalves, Amaral, Mano, Tiago Figueiredo, Sandro Moreira e o avançado Muñoz. O júnior Marinho – que se transferiu precisamente do Peniche para o Restelo – foi a figura do encontro, ao apontar os dois golos dos azuis. No final, Jorge Jesus, feliz pelo regresso a uma casa que conhece bem, pois já foi jogador do clube, voltou a referir que aguarda mais “dois ou três reforços” e esclareceu que levará 22 jogadores para o Troféu Teresa Herrera. Em Lisboa, ficam Areias, Costinha e Carlos Alves. O plantel treina esta manhã (8h30) e segue viagem, em voo charter, às 12h00, para a Corunha.
BELENENSES APRESENTA-SE AINDA MAIS AMBICIOSO - Fonte O Jogo.
Foi ontem apresentada a equipa de andebol do Belenenses para a época 2007/2008, que contará com 21 jogadores (a média de idades ronda os 26 anos) e os objectivos da equipa azul visam melhorar a classificação obtida na época transacta. O treinador, João Florêncio, mostrou-se confiante para a época que se avizinha. “Temos um plantel mais forte, mais equilibrado, com a vantagem de termos um modelo de jogo assimilado. Estou optimista de que iremos fazer melhor do que o quarto lugar da temporada anterior, a apenas um ponto do primeiro. Confiamos no plantel que temos e iremos dignificar o Belenenses e os seus associados”, referiu.
João Florêncio viu sair seis atletas, mas passa a ter à sua disposição dez reforços, entre os quais o guarda-redes internacional português, Hugo Figueira, além de Nikola Miricki, proveniente do Madeira SAD os veteranos Tiago Santos e Pedro Gama. “Para além da nossa preocupação em introduzir jovens na equipa sénior, procurámos ter jogadores que traduzam maturidade e a experiência que nos faltou em algumas fases decisivas do ano passado”, afirmou o técnico. Por sua vez, o capitão de equipa, Pedro Matias, enfatizou a aposta do clube nas camadas jovens, salientando que a adaptação e integração são feitas tranquilamente. O central estabeleceu ainda os objectivos da equipa, que “passam por ficar entre os cinco primeiros”.
O vice-presidente, Vítor Ferreira, revelou que foi equacionada a criação de uma equipa B para disputar o campeonato da I Divisão sénior e o campeonato de juniores. Os jogadores poderiam integrar a equipa principal, mas, face aos regulamentos, ao fim de seis jogos só poderiam alinhar na equipa A, pelo que isso acarretaria custos elevados ao clube. “Procuramos ainda que a Liga aceitasse que fossem englobados seniores de primeiro ano nos seis supranumerários que podemos inscrever, o que foi recusado. Optámos, então, por emprestar seis jovens, para ganharem experiência e regressarem depois à nossa casa”, afirmou Vítor Ferreira. Refira-se que o presidente Cabral Ferreira marcou presença na apresentação da equipa, manifestando o seu apoio à modalidade.
GUARDA REDES BRASILEIRO REFORÇA FUTSAL AZUL - Fonte secção de Futsal
Na semana que marca o arranque da época 2007/2008, lembro que a apresentação aos Sócios e Comunicação Social está agendada para as 18h30 da próxima 6ª feira dia 10, prosseguimos com a apresentação prévia dos atletas contratados para a nova época.
Nome: Marcos Pacheco Affini (Marcão)
Data de nascimento: 18/06/1984
Natural de São Paulo – Brasil
Posição: Guarda redes
Nº Camisola: 1
Duração do contrato: 1 ano + 1 opção
Clube anterior: Ferraz - São Paulo
Numa modalidade em que são apenas 5 os jogadores em campo a posição de Guarda redes tem tanta ou mais importância que a do jogador que faz os golos.
Conscientes que os jogos se começam a ganhar na baliza, entendemos que teríamos que ter no lote de Guarda redes do plantel jogadores de qualidade acima da média.
Assim, a juntar a Nuno Almeida e Marco Mateus recrutámos no Brasil, depois de dezenas de jogos e jogadores observados, na equipa do Ferraz o Guarda redes MARCÃO, que tem como características a sua de superior qualidade entre os postes.
Marcão demonstra também, dentro da escola brasileira, um jogo de pés bastante evoluído. Titular no F.C.Ferraz, onde disputava a conquista do Campeonato Paulista, Marcão passou também pelo S.Paulo onde partilhou cabine com Evandro, André Campos, Chico e outros.
Esta foi uma contratação difícil de conseguir face ao grande mercado que este jogador tem no Brasil e no estrangeiro. Com tudo acertado à mais de um mês com o Belenenses, Marcão declinou propostas mais recentes de Espanha e Itália, onde poderia actuar como comunitário uma vez que descende de italianos.
Comentário da Equipa Técnica:
Marcão, 21 anos, é um guarda-redes com elevada técnica de baliza e uma atitude fora do comum, considerado um dos melhores Guarda-redes da Liga Paulista de Futsal.
Comentário do jogador após chegarmos a acordo:
"Estou muito feliz em poder actuar num clube com a grandeza do Belenenses, e desde já agradeço a confiança e a estrutura que o clube esta me proporcionando. Todos podem ter certeza que farei tudo para corresponder à altura."
|