Quiosque Azul.



SEGUNDA LINHA TAMBÉM CONTA! - Fonte O Jogo.

O futebol desconexo do Nacional e as adaptações de Jesus na parte final do desafio foram o suficiente para que a equipa insular vencesse um Belenenses que, apesar disso, demonstrou ter uma segunda linha de qualidade.

É algo contraditório o resultado do encontro, atendendo ao que se passou dentro das quatro linhas. A formação insular, com uma equipa claramente mais próxima daquela que deverá ser a base para a época, demonstrou inúmeros problemas em termos ofensivos. Sem ideias, sem rotinas e, sobretudo, sem discernimento, os alvinegros, no primeiro tempo, pouco mais conseguiram do que empurrar, a espaços, os azuis do Restelo para o seu último reduto.

Os primeiros 25 minutos tiveram essa marca registada. O Belenenses, constituído maioritariamente por jogadores que são tidos, "a priori", como de segunda linha, bateu-se bem. Dominou o meio-campo, após o ascendente inicial dos insulares, e controlou quase todo o encontro. Foram sobretudo mais rápidos sobre a bola, efectuaram as transições de forma mais concisa e marcaram.

O intervalo foi parco em mudanças. Manteve-se o padrão do jogo. Os “suplentes” do Restelo iam dando conta do recado com maior ou menor dificuldade. Tudo parecia correr às mil maravilhas. Jesus mexeu. Colocou alguns “titulares” e fez adaptações: dois médios, Sandro Moreira e Tiago Figueiredo, a jogar como laterais. A equipa baqueou. Uma grande penalidade caída do céu permitiu o empate, que, já em período de descontos, virou vitória para o Nacional com um golo fortuito.

Resultado desvalorizado

Predrag Jokanovic, técnico do Nacional, considerou que o triunfo da sua equipa sobre o Belenenses “não foi importante”, asseverando que o mais importante é “a consolidação de um sistema táctico”. Nesse contexto, o responsável técnico dos alvinegros garantiu que irá “privilegiar o 4x4x2” na presente época, devido ao meio-campo que possui, que caracteriza como “forte”. Já o seu homólogo do Belenenses, Jorge Jesus, defendeu que as duas equipas “acusaram a fadiga da fase que atravessam” e que o “resultado foi o menos importante”, esclarecendo de imediato a situação de Dragovic: “Não está à experiência. Já o conhecemos há muito tempo.”

Nacional 2 - Belenenses 1

Estádio | do complexo desportivo de Rio Maior
Árbitro | Rui Soares, da AF Santarém

Nacional
Diego Benaglio; Patacas, Ricardo Fernandes, Ávalos e Alonso; Cléber, João Coimbra, Juliano e Fellype Gabriel; Eduardo Sales e Rodrigo;
Jogaram ainda: Gonçalo, Juninho, José Vítor
T Pedrag Jokanovic

Belenenses
Dragovic; Amaral, Weverson Gonçalo Brandão e Rodrigo Alvim; Gabriel Gomez, Fernando, Mendonça e Rafael Bastos; João Paulo e Muñoz.
Jogaram ainda: Hugo Leal, José Pedro, Sandro Moreira, Rúben Amorim, Rolando, Silas, Roncatto e Tiago Figueiredo.
T Jorge Jesus

Ao intervalo [0-1]
Marcadores [0-1] João Paulo 40'; [1-1] Juliano 85’ g.p.; [2-1] Juninho 90’+2’.

WEVERSON
Precipitado
Revelou uma ou outra precipitação pouco recomendável para um defesa-central. Ganhou vários lances de cabeça.

GABRIEL GÓMEZ
Rapidez
Ganhou quase todos os lances na zona intermediária, o que tornou a sua acção preciosa no capítulo defensivo. Rápido na abordagem dos duelos individuais.

RAFAEL BASTOS
Simplicidade
É um jogador de processos simples. Joga geralmente ao primeiro ou segundo toque e não entra em individualismos. Rápido nas transições, mostrou que, na posição dez, também sabe ser prático.

Mendonça
Inconformado
Vagueou pelo meio-campo e ataque a seu bel-prazer. Diagonais com fartura e movimentos de ruptura foram armas que usou e bem.

JOÃO PAULO
Eficaz
Voltou a correr de forma abnegada, mas nem sempre teve a possibilidade de surgir nas zonas de finalização em condições para marcar. Quando isso aconteceu… marcou.

MUÑOZ
Perdulário
Teve duas excelentes oportunidades para marcar, aos 27’ e 78’, e falhou-as. Algumas diagonais, umas quantas perdas de bola, e ficou-se por aí.

HUGO LEAL
Condicionado
Entrou e ressentiu-se do esforço. Saiu de imediato.

RONCATTO
Sem tempo
Duas ou três incursões e sem tempo para algo mais.

DRAGOVIC PROCURA CONVENCER JESUS - Fonte O Jogo.

Chegou anteontem a Lisboa, para tentar convencer o técnico Jorge Jesus, o guardião sérvio Vojislav Dragovic. O atleta, de 24 anos, tem um pré-acordo com o Belenenses para as próximas três temporadas, mas só oficializará o vínculo ao clube do Restelo caso tenha o aval de Jorge Jesus. Dragovic tem 1,96 metros e representou, na temporada transacta, o FK de Sarajevo, da Bósnia-Herzegovina. Refira-se que, anteriormente, o guardião teve uma passagem pelo Zemun, da Sérvia, de onde se transferiu, em 2002, para os italianos do Chievo Verona, tendo posteriormente seguido para o Obilic, da Croácia, e finalmente ingressado no FK Sarajevo.

Dragovic seduz Jesus em vitória (2-1) sobre Nacional
GUARDIÃO DE 1,96 METROS ACTUOU NO CHIEVO - Fonte Record.

O guarda-redes sérvio Vojislav Dragovic, de 24 anos, mostrou-se a Jorge Jesus no particular que os azuis realizaram com o Nacional em Rio Maior (derrota por 1-2) , golos de João Paulo Oliveira (40') para os azuis, Juliano, (85' gp) e Juninho (90'+1') e, caso agrade à equipa técnica, poderá ser contratado aos bósnios do Sarajevo para a baliza do Restelo.

O gigante (1,96 cm para 90 kg) iniciou-se aos 11 anos no clube da sua terra, o Sindjelic, do qual se transferiu para ao F.C. Zemun, na primeira divisão sérvia.

Aos 19 anos rumou a Itália, onde se tornou, em 2002, no mais jovem guardião estrangeiro actuar na Serie A. Após uma época no calcio, foi actuar no Sarajevo, da Bósnia, que ainda representa.

Futebol
NOVO GUARDA REDES NO BELENENSES - Fonte A Bola.

O Belenenses pode ter encontrado a solução para a baliza. Vojislav Dragovic, do Sarajevo, 24 anos, foi hoje utilizado por Jorge Jesus no particular com o Nacional da Madeira, em Rio Maior, e deverá assinar contrato com os azuis do Restelo.

Considerado melhor guarda-redes e melhor jogador do campeonato da Bósnia, Dragovic chegou ao clube na 14.ª posição e ajudou o Sarajevo - com cinco golos sofridos em 16 jogos - a terminar a prova na primeira posição, tendo perdido a final da Taça.

Aos 19 anos, o guarda-redes representou o Chievo Verona de Itália e tornou-se o guarda-redes estrangeiro mais jovem de sempre na liga italiana.

ESTRUTURA TÉCNICA DO C. F. “OS BELENENSES” ÉPOCA 2007 / 2008 - Fonte secção de Andebol.

Treinador da Equipa Sénior e Coordenador Técnico: João Florêncio, 52 anos (Tecn. de grau 3) a frequentar actualmente o 1.º Master Coach a decorrer em Portugal.

Controle de treino e treino de Guarda-Redes: Luís Massuça, 33 anos (Tecn. de grau 3) e Mestre de Treino em Alto Rendimento.

Responsável pelo trabalho de força e dinâmica de cargas: José Carlos Rodrigues, 38 anos Técnico de Musculação.

Secretário Técnico: José Manuel Francisco, 54 anos (Tecn. de grau 3).

Treinador da Equipa Júnior: Nuno Alvarez, 32 anos (Tecn. de grau 3).

Treinador da Equipa de Juvenis: Paulo Santos, 45 anos (Tecn. de grau 3).

Treinador da Equipa de Iniciados: Gualter Ribeiro, 24 anos (Tecn. de grau 3).

Coordenador da Iniciação e Formação: Escalões de Infantis, Minis e Bambis – Carlos Garcia, 50 anos (Tecn. de grau 3).

Dpt. Médico será coordenado pelo Dr. Cesário Mamede e integrará a Dra. Helena Silva, psicóloga e ainda um gabinete de fisioterapia.

Gabinete de observação e vídeo será constituído por Pedro Domingos, Ricardo Francisco e Francisco Seco.

Equipa de Seniores: fará a sua apresentação à Comunicação Social no dia 06 de Agosto de 2007, iniciando os treinos a partir de dia 07 de Agosto, bidiariamente. Tendo já agendado vários Jogos de Treino e preparação, com relevo para a participação nos Torneios do Ginásio do Sul (30 e 31 de Agosto) e do Francisco Holanda (07, 08 e 09 de Setembro). A Apresentação oficial aos Sócios está marcada para dia 05 de Setembro com adversário a designar. Está ainda previsto a realização de um estágio de 23 a 26 de Agosto.

O 1.º Jogo do Campeonato será no dia 16 de Setembro às 17h no Pavilhão Acácio Rosa com o F. C. Porto.

O início dos treinos dos outros escalões estão agendados da seguinte forma;

Juniores: 20 de Agosto

Juvenis: 22 de Agosto

Iniciados: 27 de Agosto

Infantis, Minis e Bambis: 03 de Setembro