"Novela Dady" - Conferência de imprensa.

A montanha pariu um rato. Não podia deixar de ser assim, visto o Belenenses nunca ter falhado para com Dady. Já o inverso, desde o passado sábado, não é verdade...

Depois de toda a confusão, ficámos a saber que o único pretexto de Dady é ter uma oferta de 3,5 milhões de euros, quantia que o jogador - ou seja o clube para onde pretende rumar - diz ir depositar na Liga.

"Tenho grande admiração pelos adeptos do Belenenses e é por eles que estou aqui a falar", começou por dizer Dady para depois disparar: " Tenho uma proposta concreta, a qual é boa para mim financeiramente. Vou dar um encaixe ao clube de 3, 5 milhões. Queria que isto se resolvesse na amizade, no respeito, pois a cláusula é de 3,5 milhões."

Adiantou ainda que irá "depositar o dinheiro na Liga e seguir a minha vida. O Belenenses vai ter um encaixe financeiro muito bom e só por isso saio."

O grande argumento de Dady diz respeito à cláusula de rescisão, supostamente definida nos 3,5 milhões. Acontece que este argumento cai imediatamente por terra: se tal cláusula existisse, que necessidade havia de montar este espectáculo burlesco? Tratava-se de trazer o dinheiro e adeus, o Belenenses nem sequer tinha que se pronunciar acerca do negócio.

Todavia, a realidade - leia-se aqui como a verdade - encontra-se muito longe das pretensões de Dady.

No fundo, toda esta novela só aparentemente é confusa: torna-se cristalina como a água, se tivermos em conta que Dady/Castro/Evangelista estão a recorrer a um estratagema imoral e, simultaneamente, legal.

Não existe clásula de rescisão, mas está prevista uma indemnização compensatória em caso de quebra de contrato: e aqui voltamos aos 3,5 milhões de euros.

Esta quantia foi rejeitada pelo Belenenses previamente, procurando assim manter o jogador ou negociar o passe do jogador por um valor mais elevado - tudo indica que a segunda hipótese se encontre mais perto da realidade.

Perante tal possibilidade, Dady e os seus comparsas simplesmente preferiram recorrer à porta dos fundos e assim privar, em benefício próprio, o Belenenses de poder obter uma verba acima dos já referidos 3,5 milhões. Ou seja, o Osasuna irá pagar os 3,5 milhões que servirão para pagar a indemnização compensatória e ainda mais umas centenas de milhares de euros que reverterão em favor da trio de mercenários composto por Dady, Castro e Evangelista.

"Vou dar um encaixe ao clube de 3,5 milhões", afirmou hipocritamente Dady. Vais roubar, no dia do teu aniversário, 1 milhão ou mais ao Belenenses, dizemos nós, porque sem dúvida Dady poderia ter sido negociado por uma verba a rondar os 5 milhões.

E qual o papel do "sindicato" nesta história?
O papel de bobo da corte ao serviço do rei Castro...