Notas Soltas
Ter sentido crítico implica o reconhecimento de que é quase impossível fazer tudo bem ou tudo mal. Deste modo, não abdicamos de elogiar o que seja digno de ser aplaudido e de fazer reparo do que (por acção ou omissão) nos parecer mau para o Belenenses. Podemos errar, num ou noutro sentido, mas não tencionamos, irracional e sistematicamente, estar a favor de tudo ou contra tudo. Tentaremos falar pela positiva, manifestando satisfação, quando for caso disso, sugerindo ou mostrando preocupação ou tristeza, quando tal se justificar.
Assim, começamos por manifestar o nosso regozijo pela iniciativa de constituir a Escola de Futebol Jovem Matateu. Sob o patrocínio do nome de uma figura tão imensa do Belenenses, teremos finalmente a oportunidade de trabalhar em larga escala na formação.
Falta ainda saber como as coisas funcionarão exactamente, sendo muito importante que os responsáveis tenham uma dedicada e continuada atenção, para que os jovens se sintam acarinhados e aprendam a respeitar o Belenenses em todos os aspectos, como grande clube (por favor, risque-se em definitivo a história dos "Três"; mais até, corrijam-se as referências a tal); que se tenham monitores de grande competência; que haja instalações e equipamentos como deve ser (será o campo nº 2 suficiente pra tal? Não daria para pôr um relvo sintético no "Maracanâzinho?)?
Esperamos que tudo funcione bem e que muitos bons talentos possam revelar-se e enriquecer os nossos quadros.
Mas, sinceramente, pensamos que não é por esta via que vamos recrutar muitos adeptos. A nosso ver, é persistir na ilusão de que ter muitos praticantes é que nos
vai granjear muitos adeptos. Anos e anos dessa política mostram que não é assim. Que percentagem de praticantes e utentes das piscinas ficaram adeptos militantes?
Mais adeptos virão através da conjugação e dois factores: bons resultados no futebol (e complementarmente em outras modalidades representativas ou em que tenhamos ídolos) e uma política eficaz, sistemática e ambiciosa de comunicação, factor cada vez mais importante no mundo contemporâneo.
Gostamos de ver coisas feitas com esmero e esse foi o caso da apresentação da equipa de Futsal, reveladora também do modo cuidado como a época foi preparada. Registo, também, para o modo exemplar como as coisas são postas: inseridas num todo que é o Belenenses, e não como uma "quinta". Quando se trabalha assim, só há motivos para elogiar. Que a sorte acompanhe este grupo, porque a sorte também conta, e esta gente merece-a. Mas ainda que os resultados viessem a ser maus, o trabalho feito seria sempre de enaltecer.
Iniciam-se hoje duas semanas muito importantes para o Belenenses.
Durante este período, faremos 3 jogos. Daqui a algumas horas, estaremos na Figueira da Foz, a defrontar a Naval.
Seria óptimo começar bem, mesmo sabendo que, qualquer que seja o resultado, não haverá motivos nem para euforias nem derrotismos excessivos. mas...venham os 3 ponntos!
Segue-se o jogo com o Braga. Tendo aparentemente pretensões semelhantes às nossas neste campeonato, e um plantel e estruturas de muita qualidade, o Braga é um adversário difícil, mesmo se historicamente está muito longe do Belenenses. Ganhar esse jogo será um objectivo importantíssimo.
E daqui voltamos a apelar para uma presença impressiva de belenenses no Restelo. Por favor, deixem o comodismo do sofá ou de um passeio nesse dia. E por favor, façam os responsáveis algo, nem que seja uma conferência de imprensa com o treinador e dois jogadores a chamar os adeptos. Mais seria melhor; porém, ao menos que se faça isto, que já poderá ter algum impacto.
Virá depois o jogo de Alvalade, ainda dentro destas duas semanas. Será desta que poremos fim à maldição?
Ao fim destes 3 jogos, será possível fazer já algum balanço do campeonato, embora ainda muito limitado e provisório.
Pelo meio, haverá o ansiado sorteio da Taça UEFA. É no dia 31, 6ª feira da próxima semana. Que adversário nos sairá? Chegar à fase de grupos deve ser um objectivo fundamental da época. Nesse dia (31/8), começaremos a pensar no local onde tencionamos deslocar-nos, em 20/21 de Setembro ou 4/5 de Outubro.
Também, por estes dias, ficaremos a saber os jogadores que ainda possam vir a completar o plantel.
Uma pergunta está presente em muitos de nós: qual o motivo desta pausa nos processos de contratações (ou, pelo menos do seu anúncio)?
1. O treinador quis primeiro testar o que já tinha à sua disposição, para ver as necessidades efectivamente mais importantes?
2. Algumas contratações goraram-se e houve que partir para outras opções?
3. As coisas ficaram pendentes da venda de Dady, que poderia permitir a aquisição de melhores jogadores?
É possível que tenha sido um pouco de tudo mas esperamos que tenha sido esta última explicação a principal. Se assim for, poderão haver notícias agradáveis. Apesar de ser importantíssimo equilibrar financeiramente o Clube/SAD, modernizar e profissionalizar mais alguns sectores, e pôr campanhas em marcha, pensamos que algum dinheiro poderá agora ser disponibilizado para jogadores que sejam verdadeiras mais valias (já depois de escrevermos isto, saíram notícias sobre a contratação de Preto, que parece um bom jogador. Ver post anterior).
Enfim, esperamos a resposta definitiva para a nossa ansiedade: vamos mesmo jogar a Taça Uefa no Restelo? Esperamos bem que sim!
|